Dormir BemMeu Colchão

Aprenda como escolher uma cama box sem erro

A escolha de uma cama box de qualidade é essencial para a saúde de nosso sono, considerando que esta etapa é crucial para a manutenção de nossas operações mentais e físicas.

Nesse sentido, você já deve ter percebido que a escolha de uma cama é fundamental para a sua saúde como um todo. Sendo assim, buscando te auxiliar na compra de uma box com maior assertividade e precisão, o post da F. A. de hoje está recheado de dicas práticas e esclarecedoras.

Características de uma cama box

Uma cama box pode ser formada por vários componentes, a depender do modelo escolhido. Mas, antes de apresentarmos a você a variedade de modelos, é muito importante entender o que é e do que se forma essa especificidade de cama.

Uma cama box aparenta ser um grande colchão, tanto em tamanho quanto em espessura, mas a grande verdade é que tal cama é formada por um colchão e por uma base, que visa dar maior suporte corporal.

Diferente das camas convencionais, a cama box tende a ocupar menos espaço, visto que a sua estrutura dispensa perfis laterais em madeiras ou em metais, o que lhe promove maior compatibilidade.

Além disso, a box dispensa o uso daquelas famosas cabeceiras de madeira, restringindo-se à estrutura do próprio colchão e, claro, de sua base, que forma a primeira camada da box.

Assim, a base da cama pode vir acoplada ao colchão ou separada deste. Quando acoplada, a maior desvantagem diz respeito à possibilidade de perda da integridade da cama, mediante a quebra da base. O que queremos dizer é que se você optar por uma box e a sua base quebrar, consequentemente, você terá que se desfazer da cama integralmente.

Agora que você já sabe no que consiste uma cama box, podemos passar para os seus principais componentes e como escolhê-los. Vejamos!

Molas

A maior parte das camas box possui o sistema de molas ensacadas, o que é ótimo, principalmente, quando se divide a cama com um(a) parceiro(a).

Pensando que essa especificidade de cama é projetada para suportar o peso corporal com maior eficiência, as molas ensacadas são um diferencial, visto que resiste à diversidade de biótipos, além de dificultar a transferência de movimento durante o sono compartilhado.

Logo, a maior importância das molas pocket diz respeito à sua eficiência de molejo sem comprometer em nada as suas noites de sono.

Espumas

Às vezes, nem só de molas se faz um colchão. Quando se quer dar maior conforto ao usuário, a fabricação de colchões envolve o processo de espumação. Sendo assim, as camas box podem ser encontradas em uma diversidade de espumas, tais como:

Visco gel

A espuma visco gel tem como principal função diminuir a pressão feita pelo contato do corpo do usuário com o colchão, o que ajuda também a diminuir as depressões formadas ao decorrer da noite de sono, contabilizando pontos em ergonomia corporal.

Além disso, a espuma visco gel é interessante para camas box porque traz maior equilíbrio térmico, buscando sempre ajustar-se à temperatura do corpo, o que pode ser crucial para uma noite de sono de qualidade.

Látex

O látex certamente é uma espuma de grande potencial na fabricação de colchões, isso porque talvez seja a espuma com maior capacidade de recuperação. Isso quer dizer que um colchão de látex consegue voltar rapidamente ao seu estágio inicial, tão logo o usuário se levante.

Além disso, o látex conta com função antibactericida, fazendo dele a espuma ideal para aqueles que possuem sensibilidade a agentes alérgicos.

Baús

Não é regra, mas algumas camas box possuem um baú integrado em sua base, que pode ser muito útil se você precisa de espaço para guardar as suas roupas de cama. Nesse caso, a dica F.A. é buscar sempre por baús bipartidos, visto que a sustentação do colchão, bem como do peso do usuário será mais efetiva.

Modelos de cama box

Existem vários modelos de cama box no mercado de colchões de diferentes tamanhos, cores e estilos. Aqui elencamos os principais para te guiar em sua compra.

Cama box solteiro

Para aqueles que não precisam dividir a cama e contam ainda com pouco espaço para dispor os móveis, uma box de solteiro é ideal. Hoje o seu tamanho padrão adulto é de 88 x 188cm e para as crianças é de 93x207cm.

Cama box casal

Mas, para aqueles que desfrutam do sono compartilhado e da possibilidade de espaços maiores, camas de casal são as mais recomendadas. Mas vale a menção de que tais camas dividem-se em cama padrão, queen size e king size.

A começar pela cama padrão. Essa é uma grande possibilidade de cama para aqueles que querem uma cama de casal, mas que não possuem muito espaço, visto que a box de casal conta com 1,38×1,88m.

Já a queen size é perfeita para aqueles que possuem um pouco mais de espaço e buscam um colchão em maiores proporções, afinal, essa cama tem 1,58×1,98m. Em contrapartida,

a king size é a box com grandes dimensões – 1,93×2,03m – e que concede maior conforto ao casal, mas é importante sempre estar ciente da dimensão espacial do quarto para não perder em espaço, ok?!

3 dicas práticas para escolha da cama box ideal

Bom, até aqui você já tem algumas dicas e ideias de dimensões e estruturas, que podem facilitar a sua compra da cama box. No entanto, conseguimos ser um pouco mais práticos que isso, seguem as dicas.

1. Leve em conta sempre as suas necessidades (e a de seu parceiro)

Antes de mais nada, é importante que você tenha em mente os motivos pelos quais está optando por uma cama box ao invés de uma cama tradicional de estrado.

Seria pela otimização de espaço, visto que a box não necessita de cabeceiras e não possui armação lateral? Seria pelo maior conforto e qualidade de sono? Ou seria pela necessidade de um colchão com dimensões e estruturas mais alinhadas a sua realidade e a de seu respectivo parceiro?

Ora, para aqueles que precisam de mais espaço talvez seja contraproducente a compra de uma king size. Agora, para aqueles que precisam de maior qualidade de sono e menor transferência de movimento, molas ensacadas e visco gel são perfeitos.

Entender as suas necessidades e as daqueles que compartilharão o móvel é muito importante para escolher as especificações do colchão.

2. Considere o espaço do quarto

A escolha de uma cama box ideal deve ser pautada pelo espaço que você possui em seu quarto, do contrário, o que deveria ser ideal não passará de um grande estorvo.

Nesse sentido, atente-se ao tamanho de seu quarto já com a disposição dos móveis, mas, claro, sempre levando em consideração o que pode ser otimizado. Assim, você pode escolher entre os diferentes tipos e tamanhos de cama sem passar por apuros.

3. Certifique-se do máximo conforto em um único colchão

Quando dizemos para você levar em consideração o máximo conforto, queremos dizer que, além dos preenchimentos característicos de um colchão, é importante buscar por aquelas box que possuem camadas de conforto.

Isso quer dizer que colchões com camada Pillow Top, aquela segunda camada, ganham em conforto e firmeza. Geralmente, essa camada é de espuma viscoelástica, mas há alguns modelos do mercado que já são encontrados em mola.

Obviamente que uma camada extra de conforto encarece ainda mais o produto, mas a grande questão é: quanto vale a sua saúde? Certamente investir um pouco mais em um colchão box de alto desempenho pode trazer a você aquela tranquilidade nas noites de sono que você só conhece nos seus mais remotos sonhos.

Chegamos ao fim de mais um post no blog. Se gostou da nossa publicação, não deixe de acompanhar o nosso conteúdo. Garantimos que aqui você encontra informações muito úteis para guiar suas compras de colchão e, sobretudo, trazer ainda mais qualidade ao seu sono.

Até mais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo