Dormir Bem

Tipos de travesseiro: aprenda a escolher e tenha uma boa noite de sono!

O travesseiro é um ítem indispensável para uma boa noite de sono. Ele proporciona não só o conforto sensorial, mas o alinhamento ergonômico do corpo na cama. E você sabia que os travesseiros são acessórios milenares? Isso mesmo: os primeiros tipos de travesseiros surgiram na época do Antigo Egito, e apesar de não cumprirem o papel do conforto (por serem de pedra) já eram sabiamente utilizados para o sustento do pescoço durante o sono.

A escolha do travesseiro é muito particular, alguns gostam de dormir com vários e não abrem mão da cama recheada desses almofadados. Outros preferem um único ítem, fino e compacto. Mas a verdade é que não existem tantos tipos de travesseiro assim à toa, cada um é próprio para um grupo específico de pessoas e vão atender uma série de necessidades diferentes.

Escolher errado pode causar tensões, dores na coluna e na região do pescoço, sono prolongado durante o dia, cansaço crônico, mau humor e outros efeitos colaterais próprios de uma sequência de noites mal dormidas. Algumas dessas condições podem evoluir para níveis mais sérios. É o caso das dores de coluna causadas pela má postura – elas evoluem para lordoses, cifoses e outros quadros clínicos nada agradáveis.

O conforto, porte físico, tamanho e preenchimento dos travesseiros são fatores que devem ser levados em consideração. Logo abaixo você ficará totalmente por dentro do assunto!

Tipos de travesseiro mais comuns: conheça as características

Nada como deitar na cama após um longo dia de trabalho e desfrutar de noites completas, relaxantes e revitalizadoras! Tudo isso parece muito distante de você? Não se preocupe, nesse post da FA Colchões você conhecerá os tipos de travesseiro mais comuns, suas características e como escolhê-los!

Travesseiros de plumas ou penas de ganso

As plumas se assemelham ao algodão: são flocos delicados extremamente leves. Já as penas são menos suaves e mais pesadas. Normalmente, encontra-se no mercado uma mescla de plumas e penas dentro dos travesseiros, para dar um equilíbrio exato e suave.

A característica mais marcante desse tipo de travesseiro é a adaptabilidade que ele proporciona ao corpo. Por serem extremamente macios, eles se moldam ao contorno e diminuem a tensão da região do pescoço. Por possuírem uma tecnologia de mola, esses acolchoados apresentam uma durabilidade maior, pois retornam a sua posição original após a noite de sono.

Eles podem durar até quatro vezes mais que os sintéticos e mantém o equilíbrio da umidade em relação ao ambiente natural. Apesar de possuírem um valor mais elevado, valem todo o investimento!

Travesseiros de espuma de látex

Travesseiros de látex 100% natural proporcionam suporte, não deformam, são mais resistentes e flexíveis, se ajustam ao corpo e por isso são confortáveis. Esse travesseiro é ideal para pessoas alérgicas, pois o látex mantém afastado os micróbios, ácaros, fungos e se adapta bem à umidade, permitindo a rápida evaporação da transpiração.

Travesseiros assim duram anos e são fáceis de limpar; mas veja bem: se você não gosta de travesseiros pesados, essa não é a melhor opção!

Travesseiros em espuma viscoelástica

Esse tipo de travesseiro é conhecido como “travesseiro da NASA”, e garantem um suporte ideal para a cabeça e para o pescoço. Isso faz com que a sustentação fique exatamente alinhada, a postura formada é saudável e recomendada para quem deseja desfrutar de noites completas. Não são nem macios demais nem rígidos demais, os travesseiros de espuma viscoelástica são bem distribuídos para uma boa circulação do cérebro, corpo livre das dores no dia seguinte e descanso profundo!

Travesseiros de espuma de poliuretano

Apesar de serem uma opção para quem gosta de uma espuma compacta e firme, esse tipo é altamente inflamável, colocando em risco a vida principalmente de crianças e idosos. Além disso, esses modelos não possuem tecnologia antialérgica, acompanham a temperatura corporal e ainda afetam a tireóide. No entanto, são travesseiros baratos.

Flocos de espuma

Esse estofamento nos travesseiros proporciona maciez e circulação de ar. São, de fato, uma opção econômica para se ter em casa. No entanto, não são indicados para pessoas que se movem com muita frequência ao longo da noite: parte da espuma pode se alocar em apenas um dos lados, e com isso, o pescoço fica desalinhado em relação ao resto do corpo.

Esses 5 tipos de travesseiros são os mais encontrados no mercado, e a FA Colchões não abre mão de trabalhar com os melhores, por isso inserimos aqui somente travesseiros de alta qualidade e performance para a noite de sono que você merece! A seguir, montamos uma lista rápida com características que você não pode deixar de examinar na hora da escolha do seu travesseiro, veja só:

Altura

Essa característica é super importante. A altura do travesseiro determinará o alinhamento do pescoço em relação ao restante do corpo. Antes de escolher a altura exata, pense na forma com que você costuma dormir. Na posição de lado, por exemplo, o mais indicado é um travesseiro que proporciona um ângulo de 90 graus em relação ao apoio na cama. Já para as pessoas que gostam de dormir de barriga para cima, o estofamento deve ser mais fino, uma vez que a distância da cabeça até a cama é menor.

Densidade

Assim como o colchão, os travesseiros devem ser escolhidos de acordo com a densidade. Escolha um modelo macio, mas que não afunde por completo, a cervical precisa de sustento e é a densidade que dará esse apoio.

Temperatura

Escolha modelos que se ajustam e absorvem a temperatura do corpo, se você mora em lugares quentes, será essencial um travesseiro com essa tecnologia de troca de calor.

Por fim, as suas características pessoais devem ser levadas em consideração. Modelos ortopédicos, anti-alérgicos, dentre outros que se encaixam exatamente dentro daquilo que você procura, ajudam a formar o combo de características necessárias para comprar um travesseiro decisivo!

Alguns tipos de travesseiros podem e precisam ser lavados, outros (como os de penas de ganso, pluma e viscoelástico) não necessitam de lavagem e, em contato com a máquina, se deformam. Por isso é tão importante dar o devido valor à escolha dos travesseiros. Comprar em um local especializado e de confiança te fará vivenciar uma experiência completa, e os travesseiros virão com um manual de uso, conservação e limpeza!

Com esse post você terá muito mais segurança para escolher o seu travesseiro e acertar na compra! Aplique todas as dicas acima e desfrute de todos os benefícios de uma noite bem dormida.

Gostou do post? Deixe-nos um comentário com sugestões do que mais você deseja ver por aqui!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo