Dormir BemMeu Colchão

Como escolher a densidade do colchão? Dicas simples e práticas

Você sabe o que é a densidade do colchão? Mais importante do que o tamanho, a densidade é o ponto-chave para garantir a compra de um colchão de qualidade para você e sua família. Saber como escolhê-la é essencial e muito fácil.

Afinal, todos sabemos que estar em um colchão muito duro ou muito mole acaba em diversos resultados negativos: dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas e até problemas na postura.

Por isso, hoje, nós da FA Colchões preparamos dicas para você entender o que é a densidade das espumas dos colchões e como escolher a melhor para seu conforto e sua saúde. Vamos lá?!

Densidade do colchão: o que é e quais existem?

Densidade do colchão refere-se à quantidade de matéria prima usada na fabricação da espuma do colchão. Existem diferentes densidades, assim, quanto mais alta, significa que houve mais matéria prima na confecção da espuma – ou seja, o colchão é mais firme.

Por exemplo, um colchão de densidade D33 conta com 33kg de matéria prima por metro cúbico. Da mesma forma que a firmeza do colchão varia de acordo com a densidade, a sua capacidade de sustentação também.

Uma espuma D28 não suporta o mesmo peso de uma espuma D33. Cada colchão indica o peso máximo que ele suporta, mas vale ressaltar que essa indicação considera esse peso distribuído por toda peça. Se ele fica concentrado em apenas um ponto, o desgaste é maior.

Confira a tabela de densidades e capacidade dos colchões:

Tabele informativa com a densidade adequada para cada pessoa considerando colchão de espuma

Essa tabela é baseada nas definições do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER), as quais são regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É importante lembrar, também, que ela se refere aos colchões de espuma e não aos de mola.

Qual a melhor densidade do colchão: saiba como escolher

Deu para ver que a densidade do colchão, especialmente dos de espuma, tem uma relação direta com o peso e a altura de quem irá usá-lo, não é? Afinal, o colchão deve ter capacidade para oferecer a sustentação necessária que seu corpo precisa.

Por isso, listamos o que você deve considerar na hora de escolher a densidade do seu colchão:

  • Peso: se você vai comprar um colchão, é essencial considerar o seu peso na hora de escolher a densidade certa, pois pegar um colchão com densidade muito baixa para você não manterá sua coluna estável durante a noite;
  • Altura: como o peso e a altura se relacionam, esta também deve ser considerada para encontrar a densidade ideal para o seu colchão, que deve comportar todo o seu corpo com tranquilidade;
  • Quantas pessoas usarão: considerar se uma pessoa ou duas irão dormir no colchão também é essencial, já que aumenta o peso e a pressão distribuída sobre a peça. Caso seja para casal, considere sempre o peso mais alto e a média de altura do casal para encontrar a densidade.

Mas não basta pensar só nisso, viu? Além de ter a sustentação adequada, o colchão deve ser confortável para quem for usar, afinal, algumas pessoas gostam de peças bem macias e outras não abrem mão daqueles mais firmes.

Então, outra coisa a se fazer para saber se a densidade do colchão é a melhor para o seu dia a dia é testá-lo! Não precisa tirar uma soneca na loja, mas deitar nele e observar a firmeza, a sensação de estabilidade e o nível de conforto – estando tudo do seu agrado e dentro das possíveis densidades ideais para sua estatura, já pode comprar com mais segurança!

D33 – a densidade mais versátil

Como você pode ter visto na tabela de densidades de espuma, para algumas estaturas existe mais de uma possibilidade de densidade de colchão ideal. Isso por conta das variantes de distribuição da massa corporal, entre outras coisas.

Mas sabia que colchões com densidade D33 são os mais versáteis que tem? Esse é o modelo que abrange mais diversidade de corpos, pesos e alturas, por isso vai ser a pedida certa para mais pessoas. Ele é adequado para as seguintes estaturas:

  • 101 kg a 120 kg/ acima de 1,90 m;
  • 91 kg a 100 kg/ a partir de 1,81 m;
  • 81 kg a 90 kg/ 1,61 m a 1,80 m;
  • 71 kg a 80 kg/ 1,51 m a 1,60 m.

Qual a densidade do colchão infantil?

Para bebês e crianças de até 3 anos, escolha colchões de densidade entre D18 E D20, mais baixos devido ao peso dos pequenos. De 3 a 8 anos, opte pela densidade D23 – ele garante conforto e estabilidade para, no máximo, crianças com 50kg.

De qualquer forma, levando em consideração o tamanho, o peso e a quantidade de pessoas que usará o colchão, escolher a densidade ideal não será mais um problema para você! Nossa dica é que você confira na nossa tabela sempre que tiver dúvidas de qual densidade escolher.

Conte para nós aqui nos comentários qual é a densidade ideal para o seu colchão! Tem mais alguma dúvida? Deixe aqui também, teremos muito prazer em respondê-la! Até mais!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo