Bem Estar

Saco de dormir confortável: saiba como escolher um para sua aventura!

Quem gosta de se aventurar pelos campings espalhados pelas regiões com muitas cachoeiras, picos e rios, certamente, sabe que é preciso ter um saco de dormir confortável para descansar bem e deixar o corpo pronto para as aventuras, não é?

Esse item é indispensável na sua lista sobre o que levar para acampar, afinal é o que vai te assegurar uma noite bem dormida, aquecendo seu corpo e o ninando.

Mas como escolher o certo? Bem, é uma dúvida válida, visto que existem muitos modelos, com diferentes características e funcionalidades, ora mais simples, ora mais elaboradas. É por isso que, hoje, a FA Colchões preparou um compilado de dicas para comprar o saco de dormir ideal. Vamos lá!

5 itens essenciais para escolher um saco de dormir confortável

Quem iniciou nesse mundo de acampamento recentemente pode ter algumas dúvidas sobre onde acampar, o que comprar, o que levar na mochila e onde dormir. Colchão para acampamento ou saco de dormir? Colchonete? Qual o tamanho da barraca? E muitas outras, e isso é completamente normal, afinal ninguém nasce sabendo.

É por isso que estamos aqui, para ajudar. Nessas aventuras, muitas vezes de alta intensidade, principalmente se há escaladas ou trilha para chegar até cachoeiras e rios escondidos, ter o corpo descansado é essencial.

Para isso, dormir bem é a melhor resposta, afinal o sono prepara nosso corpo para enfrentar as atividades do outro dia, renovando suas energias e promovendo relaxamento. Assim, mesmo em campings, é importante ter um local adequado para dormir.

Alguém pode até pensar “Ah, mas é para ter um contato maior com a natureza, não precisa de tanto conforto”. Ledo engano que será percebido quando despertar: o corpo estará cansado, talvez até com dores, nós nos músculos e articulações doloridas. Depois, como o passeio será aproveitado se o condicionamento físico não estiver dos melhores?

O saco de dormir é uma escolha adequada, fácil e prático de carregar, protege contra o frio e a umidade que esses locais oferecem. Além de aconchegar o corpo para uma boa noite de sono. Abaixo, seguem algumas dicas de como escolher o ideal:

1. Proporção

Quando se fala na proporção dos sacos de dormir, basicamente o que deve ser considerado é o volume dele, assim como o seu peso. Pense só: se o seu volume for muito grande, mais peso ele terá. Dito isso, é possível que o modelo seja mais complicado de carregar pelo peso e acabe tomando muito espaço no carro, mas, geralmente, esses são os melhores.

Caso você não queira gastar tanto e nem ocupar muito espaço do seu carro, que já estará levando as outras coisas do camping, o ideal é encontrar um meio termo. Um que seja mais leve, mas que tenha um bom forro para aquecer o seu corpo e não deixá-lo deitado muito no chão duro. Existem modelos que são ótimos, basta ter um pouquinho de atenção ao escolher.

2. Tipo de enchimento

O enchimento do saco de dormir é essencial para que o corpo fique protegido do frio do chão e da ação externa. Normalmente, os enchimentos são classificados em dois, os de fibra sintética e os de plumas.

Os enchimentos de fibras sintéticas são mais acessíveis, são bem resistentes à umidade e secam rápido caso fiquem molhados. Porém, devido sua composição, acabam sendo mais pesados e volumosos. Para quem deseja itens compactos, pode não ser a escolha ideal.

Já os que possuem plumas, geralmente de pato ou de ganso, são mais leves e práticos de carregar. Eles são ótimos para isolar o calor e manter o corpo bem aquecido, no entanto, não possuem a mesma capacidade de secar ou deixar a umidade fora quanto os modelos de fibra. Além disso, são bem mais caros, então você deve decidir se compensa o investimento ou não.

3. Formato

Os formatos também são importantes, sabia? Pois eles podem ajudar em questões de praticidade, isolamento térmico, entre outras. Assim, é comum encontrar três modelos: sarcófago, retangular e híbrido.

O modelo sarcófago é como um casulo, geralmente indicado para pessoas que vão para uma região muito fria ou escalar montanhas altas. Eles são mais estreitos nas pernas e sobem ficando um pouco mais largos para que o corpo fique bem aquecido e não perca tanto calor. Ainda existem opções que possuem capuz, permitindo que a cabeça também seja coberta.

O formato retangular é parecido com um grande envelope e o misto ou híbrido é um pouco dos dois modelos anteriores. Ambos são indicados para locais mais quentes, em regiões muito abafadas. Eles protegem o corpo e não o deixam superaquecer para que o sono seja confortável.

4. Temperatura

A Norma Europeia EN 13537 existe para definir as temperaturas do item, baseando-se em conforto, limite e extremo, cada qual com suas características.

O saco de dormir com temperatura baseada em conforto se dá pela medição de idade e peso da pessoa que o usará, assim a medição indica a temperatura exterior que uma mulher, com 25 anos e pesando 60kg, suporta confortavelmente nas condições de frio.

Assim, a limite, baseia-se na temperatura exterior que um homem suportaria o frio de modo confortável, tendo 25 anos e aproximadamente 70kg.

A última, a temperatura extrema, indica que o saco de dormir não pode mais aquecer o corpo contra o frio e nem isolá-lo mais, então significa que, caso ela seja atingida, a saúde da pessoa está em risco.

Por isso, para escolher o ideal, a pessoa NÃO pode se basear na temperatura extrema. Deve-se considerar as anteriores, incluindo suas particularidades no momento da compra, além de pensar no posterior, em quais condições o seu corpo estará, assim como o clima, por exemplo.

5. Recursos

Além de ser confortável, possuir um bom enchimento e pensar no formato ideal para sua aventura, é preciso verificar se o seu saco de dormir confortável ideal possui recursos a mais que podem te ajudar na aventura, tornando-a mais funcional.

Um deles é o ajuste, pensando em tornar o modelo ainda mais adequado para o seu corpo, deixando-o mais justo ou mais largo para que você se acomode com conforto, sem se sentir muito restringido ou pouco protegido.

Além disso, verificar se ele tem várias opções de tamanho, alguns possuem tamanho único e têm a medição do P ao G igual as roupas, considerando que cada adulto tem suas características particulares.

Por exemplo, uma mulher de 60kg pode ser mais baixa, enquanto outra, com o mesmo peso, pode ser mais alta e precisar de um saco de dormir maior.

Se você for acampar com o seu parceiro ou parceira, pode prestar atenção se há modelos de solteiro e para casal. Se vão comprar um modelo de solteiro, é bom verificar se as opções possuem zíperes para acoplar um no outro, assim se tornando um saco de dormir de casal. Caso não tenha, pode considerar comprar um já preparado.

Verificar tudo isso permitirá que sua escolha seja mais fundamentada, assim terá a certeza de que escolheu o modelo ideal para acampar. No mais, basta ter em mente que fazer um bom investimento, gastando mais no seu saco de dormir para camping é essencial, pois ele permitirá que fique confortável durante toda a aventura.

Para conhecer mais dicas de como dormir bem, saúde do sono e outros assuntos relevantes ao bem-estar de seu corpo, marque presença toda semana no blog, sempre temos posts especiais!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo