Bem EstarDormir BemMeu ColchãoUncategorized

Adeus dores na coluna: melhores opções de colchão para a suas costas

No Brasil, estudos mostram que a cada 10 pessoas, 8 sofrerão com algum problema na coluna no decorrer da vida. E provavelmente muitas delas sequer saibam as causas mais comuns da constância dessas dores.

Acordar e se sentir o resto do dia cansado devido a dores na coluna sem um motivo aparente não é nada normal e as causas podem estar onde você menos desconfia. Que tal procurá-las em seu colchão?!

Não poder contar com um colchão de alta performance que propicie noites de sono reparadoras tende a afetar o nosso organismo de inúmeras formas, inclusive, com as famosas lombalgias e dorsalgias.

Mas, daí decorre o questionamento: como buscar o colchão certo a fim de amenizar desconfortos na coluna? Já adiantamos que a resposta é um pouco complexa, posto que ao escolher um colchão deve-se considerar as dores sinalizadas e os hábitos e biótipos de cada indivíduo.

Contudo, podemos te dar uma força. Aqui reunimos algumas informações preciosas para te ajudar na escolha mais assertiva de seu colchão  em prol de diminuir as dores na coluna e, claro, reduzir a possibilidade de enfermidades vindouras.

Como um colchão influencia nas dores nas costas

É certo que dispomos de 7 a 8h de nosso dia sobre um colchão, nem sempre de qualidade. O ponto é que, dependendo da dureza e maciez do colchão, a nossa coluna pode ficar comprometida.

Além da indisposição e do cansaço, um desalinhamento de nossa coluna pode se apresentar quando utilizamos de um colchão de baixa qualidade. Nesse sentido, é sempre preciso considerar um colchão capaz de manter a nossa coluna reta durante todo o decurso da noite para evitar o aparecimento de lordoses e escolioses.

Em linhas simples, para que você não acorde sofrendo de dores na coluna e possa se manter disposto o dia todo, considerar se o colchão tem a capacidade de dar sustentação corporal é essencial. Isso equivale a dizer que nem tanta maciez nem tanta dureza devem constituir um colchão.

Ele precisa abraçar as suas costas de forma anatômica e ser capaz de responder rapidamente quando você estiver de pé.

Colchões duros demais podem fazer com que os seus músculos sofram tensões. Em contrapartida, macio demais não será capaz de manter a sua postura, afundando o seu tronco. Isso significa: o comprometimento de seu sono e dores nas costas tão logo você acorde.

Melhores colchões para uma coluna saudável

O colchão certo para quem apresenta dores lombares e dorsais depende do biótipo e do peso disposto no objeto: ao dormir sozinho, por exemplo, a densidade do colchão pode considerar somente o seu peso, mas se dorme com um(a) parceiro(a), o peso do casal tem que ser considerado.

Separamos, aqui, algumas das principais possibilidades existentes no mercado para uma escolha mais assertiva.

Colchão ortopédico

Quando sofremos com dores na coluna e constatamos que uma das causas possa ser a péssima qualidade do colchão é normal pensarmos no colchão ortopédico como um grande substituto.

Mas o colchão ortopédico, geralmente, é mais duro devido à tábua de madeira que divide as espumas, assim o colchão adquire maior rigidez com fins de sustentação. E o problema recai justamente aí em sua maior qualidade: a dureza.

Colchões duros podem ser ótimos para hérnias lombares, mas em caso de problemas dorsais e cervicais é preciso evitar a compressão da região em prol do conforto, nesses casos, colchões mais duros precisam ser evitados.

Colchões de espuma

Hoje, talvez os colchões de espuma sejam considerados como os artigos mais baratos do mercado, visto que não necessitam de tanta tecnologia para serem fabricados.

Embora não sejam tão duráveis, os colchões em látex cumprem muito bem a sua função, posto que a densidade escolhida esteja alinhada ao peso corporal, do contrário, é propício que você venha a sofrer com dores corporais.

E se você tiver algum colchão de espuma e constate que o mesmo apresenta sinuosidades ao ponto da superfície não se encontrar plana, é preciso considerar a sua troca imediata, porque é sinal de que a espuma não está revestindo o colchão de forma efetiva.

Se as suas dores na coluna estiverem localizadas na parte dorsal, apostar em colchões mais macios pode ser uma ótima forma de evitar tensões e, assim, o conforto é garantido a noite toda.

Colchões de molas

Os colchões de mola são facilmente encontrados para a comercialização no mercado e são muito requisitados devido à sua eficiência. Sabemos que colchões de mola são muito confortáveis e oferecem uma sustentação efetiva da coluna, apesar da posição em que dormimos.

O interessante desses colchões é que eles respondem rapidamente ao movimento do usuário e não deixam cavidades ocas conforme as movimentações. Além disso, as molas ensacadas são perfeitas para aqueles que dividem a cama, uma vez que isolam a pressão dos movimentos exercidos sobre o colchão.

Para indivíduos que possuem dores constantes na região lombar da coluna, é recomendado um colchão que dê suporte para essa região é fundamental, logo, colchões de sistemas de molas e duros podem trazer maior alívio para o lombo-sacral.

Colchões de látex

Colchões de látex anatomicamente são perfeitos, dado que estão mais perto de trazer um molde ergonômico ao corpo. Esses colchões se modelam conforme o peso que sustentam, sendo o suporte ideal para a coluna.

Isso sem contar que colchões de látex possuem respostas mais rápidas ao movimento do usuário e são antialérgicos, então, com eles você estará livre de dores nas costas e inflamações alérgicas.

Agora sim você já possui as dicas assertivas para achar um colchão com muito mais qualidade, evitando as incômodas dores na coluna. Para mais publicações como essas, confira os nossos posts aqui no blog, dicas exclusivas para manter a qualidade de seu sono te esperam.

Até a próxima!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo