Meu Colchão

18 tipos de cama: dos modelos mais básicos aos mais diferentes

A cama é o móvel principal de um quarto, é nela que repousamos nosso corpo para descansarmos, que passamos momentos de lazer mexendo nos aparelhos eletrônicos, entre outras coisas. E como um móvel essencial, ela tem muitos tipos, você sabia? Pois é, cada um atende uma necessidade específica de decoração ou espaço.

Os tipos de camas são bem variados e conhecer alguns deles é importante para que sua gama de opções seja grande na hora de montar o quarto do jeito que você precisa e gosta. Afinal, o quarto deve ser muito mais do que um lugar para sanar a necessidade do sono, mas o seu cantinho.

Sendo assim, a Feliz Acordar preparou uma lista com os principais modelos de camas. Confira quais são:

1. Cama tradicional de solteiro

Assim como as camas de casal, elas possuem pés e, geralmente, cabeceiras ou possibilidade de colocar alguma. Podem ser de madeira, de ferro ou box com várias alturas. É ótima para crianças que já podem dormir fora do berço, adolescentes e jovens solteiros.

2. Beliche

A beliche é outro modelo de cama para pessoas solteiras, mas, geralmente, fica em quartos onde mais de uma pessoa dorme, como irmãos. Ela é como uma cama de solteiro, mas pode comportar um colchão em cima e outro em baixo. São feitas de materiais resistentes, como madeira, para aguentar as duas pessoas.

Em casas que são para temporadas de férias ou que alugam para famílias grandes, elas também são bem encontradas, já que ocupam o espaço de apenas uma cama e duas pessoas podem dormir.

3. Triliche

Essa é uma variante da beliche que tem espaço para três pessoas. Ela pode ter três “andares” ou dois como a beliche e ter um colchão embutido que pode ser puxado para que outra pessoa possa dormir – as chamadas camas auxiliares. Se o tipo anterior já era muito econômico em relação a espaço, essa é mais ainda.

4. Bicama

A bicama é como uma cama de solteiro comum, mas que possui um colchão e estrado embutido na parte inferior para que uma pessoa possa se deitar ali. Elas também são ótimas para economizar espaço ou em quartos que precisam de mais de uma cama.

5. Mini cama

As mini camas são muito usadas para crianças que acabaram de sair do berço, mas que ainda são muito pequenas para uma cama de solteiro comum. Elas podem ter modelos interativos, como formatos de carrinhos e outras figuras, ou serem no estilo montessori, além de terem leves proteções laterais para evitar que a criança caia.

Para pais que gostam de fazer o quartinho da criança bem personalizado, é uma ótima opção, ainda mais nas primeiras fases da infância já que oferece mais segurança.

6. Cama de casal

A cama tradicional de casal é aquela que todos conhecem e que a maioria das pessoas têm em casa, com pés removíveis ou não, que podem ser do modelo box ou das mais antigas, feitas em madeira compensada ou normal, ou de ferro, que costuma compor uma decoração mais industrial e minimalista.

Ela é prática de usar e tem uma ótima altura, ainda permite que o ambiente seja limpo da maneira correta, pois deixa um espaço abaixo livre. Além disso, elas são fáceis de serem movidas, caso o quarto precise passar por uma reforma. E elas podem variar de tamanho, podem ser de casal, viúva, queen size ou king size.

7. Camas suspensas

Esses modelos de cama podem ser tanto do tamanho de casal quanto de solteiro. A estrutura de deixar a cama mais alta é uma ótima estratégia para ambientes pequenos, nos quais o espaço precisa ser bem aproveitado.

Elas são, normalmente, pedidas por encomenda ou planejadas. Embaixo pode ter um pequeno canto de estudos, armários para guardar roupas e outros objetos, um espaço para relaxar, entre outras coisas, depende de como o quarto é decorado.

8. Cama basculante

Também chamadas de camas embutidas, esses modelos são perfeitos para quem deseja ter uma cama grande, mas precisa economizar espaço. Elas podem não ser as mais bonitas, mas, com certeza, são muito úteis em quartos pequenos.

O nome é devido à sua capacidade de ser guardada ou transformada em outro móvel com uso diferente no quarto. Você provavelmente já viu algum filme ou desenho que a cama “sobe” e fica escondida na parede ou em um armário, certo? Então, é uma basculante!

9. Cama baú

A cama baú também é um modelo excelente para quem deseja organização e mais espaço para guardar roupas de cama e outros itens. Seu nome vem da capacidade de erguer o tampo do box e oferecer um espaço, como um baú, para armazenar objetos.

Quem não gosta de deixar travesseiros e acessórios, roupas de cama, cobertores e outros itens do quarto no guarda-roupa pode ter uma dessa que é sucesso!

10. Cama com dossel

Esse é um dos tipos de cama muito vistos em ambientes elegantes e requintados, com aquela decoração vitoriana, digna da nobreza. Que menina nunca quis uma cama com dossel? O dossel é aquela estrutura acoplada na parede ou na própria cama que possui véus ou cortinas para deixar o móvel isolado e, também, impedir que insetos atrapalhem o sono.

Além disso, se você é uma pessoa que gosta de deixar a cama posta todos os dias para um quarto mais organizado e estiloso, esse modelo é incrível!

11. Camas flutuantes

As pessoas podem confundir a cama suspensa com a flutuante, mas essa última é próxima ao chão, dando a impressão de que nada a segura. Ela possui um apoio para o colchão na parte de baixo, geralmente menor, por isso dá a impressão de ser invisível.

Esse estilo é ótimo para quem deseja um quarto moderno e aconchegante, é possível até adicionar fitas de LED para que a parte inferior fique iluminada.

12. Cama planejada

As camas planejadas são o sonho de muitas pessoas que desejam um quarto cheio de coisas personalizadas. A medida pode ser dos modelos já conhecidos ou pedida especificamente para alguma necessidade. Elas podem ser acopladas em móveis, como um armário, também planejado.

13. Camas de paletes

A cama feita com palete é perfeita para pessoas que estão sempre pensando em reaproveitar materiais recicláveis e que desejam dar mais personalidade ao quarto. Os paletes podem ser fixados juntos por marcenarias ou apenas colocados lado a lado. Vale lembrar que devem ser paletes limpos e resistentes!

Além disso, a pessoa pode pintá-los da maneira que desejar ou deixar a cor da madeira natural e passar apenas um verniz, ambas opções são ótimas.

14. Cama oriental

Como o nome já diz, o design vem dos países orientais, geralmente os asiáticos. Esse modelo tem o colchão bem próximo ao chão com um suporte baixo. Elas contribuem para uma decoração moderna.

15. Camas de cimento

Esse é um dos tipos de cama que tem um colchão sobre uma superfície quadrada feita de cimento, que pode ser pintada, mas geralmente não é. Esse estilo deixa o quarto com uma aparência bem rústica e não podemos dizer que é muito útil, afinal a cama sempre ficará no mesmo lugar. E quem tropeçar e bater no cimento vai ficar com alguns roxos!

16. Cama com gaveta

Essa cama pode ser tanto de solteiro quanto de casal. Sua estrutura é parecida com a bicama, com a exceção de que a parte de baixo é composta por gavetas para guardar objetos. É um modelo mais antigo do que a baú.

17. Cama hospitalar

O modelo é muito usado em hospitais e clínicas com profissionais da saúde, assim como em quartos com pessoas adoentadas que precisam ficar acamadas. Ela é bem usada como cama para idosos que não conseguem se locomover.

Elas podem ser ajustadas manualmente ou serem elétricas, contando com regulador de altura e de encosto, além de outras funcionalidades, conforme o modelo.

18. Cama redonda

Quer um quarto bem romântico para você e a pessoa amada? Então a cama redonda é uma ótima aposta. Seu design passa um ar mais aconchegante, ideal para casais que não conseguem ficar separados! Elas podem ser compradas em lojas específicas ou encomendadas. Mas deve ser meio difícil achar roupas de cama, né?

Bem, esses são os tipos de cama mais comuns, para quem deseja o simples, os modelos tradicionais servem muito bem, além de se encaixarem com qualquer decoração. Mas nada como saber todas as opções caso deseje montar o quarto de maneira diferente, não é?

A Feliz Acordar se preocupa com o seu sono, por isso estamos sempre postando conteúdos ricos em informações sobre o dormir e muito mais. Para acompanhar tudo, fique sempre antenada(o) em nosso blog!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo