Bem EstarCorpo e MenteDormir Bem

5 minutos de leitura7 calmantes naturais para ansiedade, nervosismo e insônia

Quais os melhores calmantes naturais para ansiedade?

Ansiedade e nervosismo são sentimentos que muitas pessoas enfrentam diariamente , seja no trabalho, em casa ou mesmo na rua. Eles atrapalham a rotina, produtividade e qualidade de vida das pessoas e ao fim do dia, até mesmo o sono sofre interferências.

Para reverter isso, existem formas de controlar esse problema de forma natural, elevando o bem-estar da mente e do corpo.

Se você tem passado por muitas situações de estresse ultimamente, listamos abaixo alguns dos calmantes naturais mais eficazes para você experimentar e ver qual funciona melhor para você. Continue sua leitura e confira:

1. Alfazema ou Lavanda

A alfazema é uma planta medicinal que possui uma grande quantidade de óleos essenciais e cumaria. Esses ingredientes são ativos com propriedades que ajudam o corpo a relaxar e a se acalmar, reduzindo a tensão nervosa.

lavanda, sais de banho, velas roxas e óleos essenciais

2. Camomila

Muito conhecida por suas propriedades calmantes, a camomila consegue agir no sistema nervoso e digestivo fazendo com que você se sinta mais relaxado e bem consigo mesmo diante de situações de nervosismo e estresse, trazendo mais bem-estar.

chá de camomila em pires e xícara de vidro

Leia também: 6 Alimentos que tiram o sono — Acabe com a Insônia

3. Erva de São João

A erva de São João – também chamada de Hipericão – possui propriedades antidepressivas e atua no sistema nervoso como restauradora. Dessa forma, esta planta é uma ótima atuante contra sintomas de agitação nervosa, ansiedade e depressão.

mão segura ervas de são joão

4. Flor de Maracujá

O maracujá propriamente dito já é uma fruta muito conhecida como calmante e com ótimas propriedades calmantes. O que poucos sabem é que sua flor consegue acalmar pessoas em estado de ansiedade e estresse.

Passiflora Incarnata é o nome que a flor do maracujá oferece e, além de sua ação sedativa, a flor também consegue promover o sono e ajuda a controlar os sintomas de ansiedade.

flor de maracujá na natureza

5. Melissa ou Cidreira

Essa planta também é excelente no que se refere a acalmar pessoas em estado de nervosismo, agitação e ansiedade. Assim como a flor de maracujá também possui propriedades que favorecem o sono com mais facilidade.

chás de erva cidreira

6. Tília

A tília é uma planta poderosa no que se refere a propriedades relaxantes e calmantes. Seu consumo consegue ajudar a tratar distúrbios no sistema nervoso, como ansiedade, estresse e até mesmo histeria.

tília na natureza

7. Valeriana

A valeriana é uma planta que concentra grande parte de suas propriedades em sua raiz, que consegue acalmar o corpo e estimular o sono. Seu consumo é indicado em casos de ansiedade, agitação ou inquietação, insônia, fobias etc.

valeriana na natureza com mar ao fundo

Como consumir os calmantes naturais?

É possível absorver todas as propriedades dos calmantes naturais que citamos acima por duas formas: bebendo o chá natural produzido com alguma das ervas ou consumindo suplementos em forma de comprimidos que contenham em sua fórmula algum dos calmantes acima.

No caso dos suplementos, é possível encontrá-los em farmácias e comércios de produtos naturais. Seu consumo é recomendado quando indicado por fitoterapeutas ou nutricionistas, mas é possível comprá-los sem uma receita médica.

Para aproveitar cada um deles em forma de chá, basta que você siga a receita simples que separamos a seguir:

Ingredientes:

  • 20g de um dos calmantes naturais citados acima;
  • 1 xícara de água fervente.

Preparo:

  1. Misture os dois ingredientes;
  2. Deixe-os infusionando cerca de 5 a 10 minutos.

Após o consumo, não demora até que os benefícios de cada planta sejam notados no corpo, agindo diretamente no sistema nervoso e estimulando o relaxamento.

A longo prazo, os calmantes vão reduzindo a frequência em que os estados de ansiedade e inquietação aparecem.

É possível também intensificar os efeitos desses ativos calmantes com a prática de meditação, yoga e exercícios de respiração profunda.

chás em cíxaras de vidro com ervas infusionando

Leia também: Chá para a insônia: ervas calmantes para te ajudar a dormir

Grávidas e bebês podem consumir calmantes naturais?

A preocupação com grávidas e bebês é muito pertinente visto que ambos estão em estados sensíveis em relação a tudo que os rodeia.

Quando se trata de gestantes, o mais indicado é que um obstetra seja consultado para assegurar que o feto não terá nenhuma reação adversa com os calmantes naturais.

Afinal, mesmo sendo naturais, os calmantes podem prejudicar o desenvolvimento do feto.

Em casos de situação de estresse e ansiedade durante a gravidez, o suco de maracujá é uma ótima opção de calmante natural que não traz efeitos negativos para o feto.

Já trouxemos aqui no blog algumas dicas para que gestantes possam dormir melhor na gravidez, aproveite sua leitura para conferir.

Quanto aos bebês, é comum mães e pais passarem noites em claro devido a seus filhos estarem estressados e não conseguirem dormir. Os calmantes naturais podem ser um ótimo meio de resolver essa situação. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

O mais recomendado é o chá de camomila e erva-doce. Ele traz diversos benefícios à saúde dos pequenos, como acalmar, promover o sono e ajuda a aliviar os gases que, quando acumulados, provocam cólicas e dores na região do abdômen dos bebês.

O que achou de nossas dicas e informações sobre calmantes naturais? Que tal aproveitar sua leitura para conferir também nosso post sobre como regular seu sono e ter noites de sono melhores?

Agradecemos por ter lido este post e esperamos você outras vezes por aqui.

Até a próxima!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo