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6 Alimentos que tiram o sono — Acabe com a Insônia

Você sabia que existem alimentos que tiram o sono? Se você sofre de insônia, esse pode ser o motivo pelo qual você não está conseguindo manter o seu sono regulado. Existem muitos fatores que podem desencadear o distúrbio, e a alimentação está entre um dos que mais influenciam nessa atividade natural do corpo.

Em decorrência de uma noite mal dormida, seu dia se torna menos produtivo e pode fazer com que você acabe passando o dia todo bocejando e querendo correr para sua cama o quanto antes. Por isso, é muito importante que, durante a noite, você se atente a tomar alguns cuidados.

Com a rotina variável que cada um de nós possui, não é possível diagnosticar os problemas sem uma análise profissional adequada. No entanto, seguindo a premissa do ditado de que você é o que você come, a má alimentação pode estar afetando diretamente a sua chance de conquistar noites tranquilas de sono.

Quais os alimentos que tiram o sono?

Os alimentos que tiram o sono são aqueles que geralmente dão mais energia para as pessoas. Consumi-los durante a noite, irá prejudicar seu relógio biológico recebendo uma carga de energia e fazendo com que seu corpo passe a não produzir a melatonina: o hormônio de sono que te faz dormir.

Assim, seu cérebro entende que não é hora de dormir e é por isso que se você deitar na cama irá ficar horas para dormir – existem casos de pessoas que passam a noite em claro. Para evitar isso, confira os alimentos que você não deve consumir em períodos noturnos:

Carne Vermelha

Muito presente no jantar de muitas pessoas, a carne vermelha é uma ótima vilã para quem almeja dormir uma noite completa de sono. Ela pode fazer com que você demore a conseguir pegar no sono, isso porque ela pode vir repleta de muita gordura, e com isso, dificultar o processo de digestão.

Nesse sentido, é muito importante que você evite todos os alimentos repletos de muita gordura ou fritura. Se você gosta desses alimentos, é muito importante que você dê preferência para consumi-los no almoço.

Alimentos e bebidas com cafeína

Existem alimentos que contém muita cafeína e podem fazer com que o sono desapareça durante a noite. Por isso, é muito importante removê-los de uma vez por todas de suas noites. A cafeína é mais presente em bebidas como café, chá e até mesmo em alguns refrigerantes de cola que geralmente são acompanhantes assíduos do jantar.

Por isso, o melhor a se fazer é substituí-los por bebidas mais leves. Assim, você garante que ao se deitar o sono chegue rápido.

Alimentos açucarados

O açúcar também entra na lista de vilões contra o sono e fazem com que você tenha longas horas de insônia. O açúcar geralmente é consumido em sobremesas e refeições após o jantar.

Um exemplo muito comum aqui é o chocolate, que além de ser uma fonte de açúcar, contém quantidades de cafeína, assim, nada de chocolate em excesso durante a noite.

Os doces em grande quantidade possuem um alto valor calórico e entrega muita energia ao organismo com todos os níveis de glicose que oferece ao sangue. Além disso, é importante reduzir o açúcar não só para dormir melhor, mas também para ter mais qualidade de vida.

Álcool

O álcool também é muito presente em algumas bebidas e pode atrapalhar seu sono. Uma taça de vinho ou um pouco de cerveja podem ajudar você a adormecer mais rápido, no entanto, em excesso é comum que as bebidas alcóolicas prejudiquem a qualidade do sono.

Durante a noite, pode ser que você sinta necessidade de ir ao banheiro diversas vezes, o que faz com que você acorde durante a noite. Dependendo da frequência e quantidade que se bebe, a desidratação resulta em episódios de dores de cabeça e outros desconfortos ao dormir.

Alimentos com Pimenta

Existem muitas pessoas que gostam de inovar na culinária adicionando temperos apimentados para ter um toque diferenciado no paladar.

No entanto, o ideal é que você evite a pimenta diariamente se quiser ter noites mais tranquilas. A pimenta é um alimento muito forte e alguns organismos podem ser afetados com sensação de queimação e azia durante a noite.

Vale lembrar que você conhece o seu corpo mais do que ninguém, alguns alimentos dessa lista podem não prejudicar a você. Por isso, observe sempre os sinais que o seu próprio corpo está dando ao longo do dia.

Alimentos ácidos

Existem diversos alimentos ácidos que são ótimos acompanhantes durante o jantar e trazem sabores diferenciados para a sua refeição. Alguns deles são os tomates, alho, cebolas, frutas cítricas e outros que apesar de dar sabor a comida, podem causar refluxos em alguns organismos mais sensíveis.

Vale lembrar que não significa que você deva parar de consumir totalmente os alimentos que citamos aqui e sim reduzir o consumo, observar o horário e também ficar atento aos sinais que o seu corpo te dá ao longo do dia. Se chegar a conclusão de que algum dos alimentos dessa lista prejudicam o seu sono, experimente parar de consumi-lo e veja que não irá demorar até que você consiga dormir mais rápido.

Mas se de vez em quando você sentir necessidade de consumir esses alimentos está tudo bem! O importante é se cuidar para não cair no vício de voltar a consumi-los todos os dias, caso seja o caso. Respeite seu tempo e vá reduzindo as quantidades aos poucos.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado – com essas dicas queremos que você não demore a alcançar o estado de sono profundo e tenha uma noite de sono revigorante.

Deixe nos comentários qual foi a sua experiência e obrigado pela leitura!

Boa noite!

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