Curiosidades do Sono

Durma bem – 5 etapas para combater a insônia

A insônia tem afetado cada vez mais pessoas com o passar do tempo e a maioria acredita que remédio é o tratamento mais eficaz, mas existem simples ações que podem acabar com as noites mal dormidas.

Mas o que é insônia? Insônia é o distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de dormir.
São diversas as causas da insônia como, por exemplo, problemas de saúde, depressão, ansiedade, etc. E existem diversos tipos de tratamentos, para cada tipo de insônia, mas apenas um médico pode diagnosticar (com exames e análises) a verdadeira causa e o melhor tratamento.

Esses são alguns sintomas da insônia:

  • Dificuldade para dormir;
  • Acordar durante a noite e ter problemas para voltar a dormir;
  • Cansaço excessivo;
  • Problemas com concentração;
  • Baixo rendimento nas atividades do dia a dia;
  • Alteração de humor.

Em alguns casos, remédios são a melhor forma de controlar esse problema, mas em outros, a mudança de hábitos pode resolver.

Listamos abaixo 5 etapas para combater a insônia:

1 – Crie um ritual para dormir
Algumas pessoas preferem ler um pouco para dormir, outras tomar um banho ou um chá para relaxar… isso é pessoal. Só não crie um ritual que acelere seu organismo e te deixe “ligado(a)”.

2 – Tenha horários para dormir e acordar
Você não precisa dormir no mesmo horário em ponto, todos os dias, mas é importante ir para a cama por volta da mesma hora, pelo menos 6 dias na semana. Isso ajuda o seu relógio biológico a funcionar melhor e saber a hora que seu corpo precisa dormir e acordar.

3 – Pare de olhar o relógio quando se deitar
Isso acaba fazendo você pensar quantas horas você tem para dormir e, acaba desencadeando uma porção de pensamentos que não permitem que você relaxe e durma…
“Tenho apenas 6 horas para dormir.”
“Amanhã vou acordar com sono.”
Evite deixar um relógio com luzes tão perto de você para que isso não aconteça.

4 – Sinta-se, fisicamente, confortável na sua cama
Mantenha a temperatura do quarto agradável. Se estiver calor, deixe o quarto mais arejado, ligue o ventilador ou o ar condicionado, em caso de temperaturas muito altas, e se estiver frio vale cobertas macias e até um aquecedor no quarto. O colchão que você dorme também pode trazer maior conforto, por isso, escolha sempre o melhor tipo de acordo com sua altura, peso e preferência na maciez.

5 – Durma num ambiente tranquilo e aconchegante
Desligue todos os aparelhos tecnológicos… Isso inclui TV, computador e celular.
Evite deitar e navegar em apps e páginas que desperte seu interesse. Você acaba rolando todas as páginas até o fim para ficar por dentro de tudo e nem vê o tempo passar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo