Curiosidades do Sono

Afinal, no que consiste a higiene do sono?

Entre noites mal dormidas e distúrbios do sono, frequentemente nos deparamos com um longo rol de maus hábitos praticados no decorrer do dia que afetam diretamente na qualidade e saúde de nosso sono. 

Mas, felizmente, como já dizia Charles Duhigg, muito embora transformar um hábito não seja tarefa fácil é totalmente possível. E com os hábitos que interferem em nosso sono não poderia ser diferente, certo?!

A higiene do sono pode ser compreendida como um padrão de comportamento individual que nutrimos durante o nosso dia. Comportamentos habituais, que acabam implicando diretamente no nível de qualidade do nosso sono. 

Assim, a limpeza de hábitos nada sadios à manutenção do sono se faz imprescindível no dia a dia, uma vez que estamos propensos a uma infinidade de práticas que acabam por “sujar” a qualidade de nosso sono, seja o uso frequente de dispositivos móveis ou ainda o consumo de alimentos energéticos momentos antes da hora de ir pra cama.

Por que é importante higienizar alguns hábitos?

A higienização dos hábitos maléficos ao sono é muito importante para garantir o equilíbrio dessa crucial etapa fisiológica. Afinal, o sono é fundamental para garantir que as nossas faculdades psicofisiológicas serão revigoradas e reestabelecidas. 

Homem sentada na cama durante a noite com as mãos tampando o rosto

Ademais, quando não temos uma qualidade em nosso sono, somos propelidos com maior facilidade a doenças como, diabetes, ansiedade, depressão, estresse e obesidade. Portanto, a higiene de hábitos alimentares e de práticas corriqueiras ao período antes do estado de dormência se faz altamente necessária.

Higiene do sono: como fazer?

Ora, não basta simplesmente dizer que a higiene do sono é importante. É preciso ainda mostrar como fazê-la, portanto, nós da equipe F.A. Colchões separamos 5 dicas poderosas para te ajudar na higiene de seu sono. 

Vamos lá?!

Delimite as funções de sua cama

Muitas pessoas estão acostumadas a fazer da cama um lugar multifunções, seja para se alimentar, para mexer no celular e até mesmo estudar, o que dificulta o nosso corpo entender qual é o momento propício de se desligar do mundo externo para entrar no estado de dormência.

Jovem mexendo no computador com a cama desarrumada e itens espalhados pelo chão

Além disso, ao utilizar a sua cama para assistir TV e mexer em dispositivos móveis, dificilmente você conseguirá atingir a etapa de sono REM, a etapa mais profunda do sono, na qual o nosso organismo pode, enfim, relaxar e se reequilibrar.

Portanto, busque fazer essas demais funções em cômodos próprios para tais, como a sala de estar e delimite a sua cama a função elementar de suporte para o descanso de seu corpo, assim você garante uma noite de sono tranquila e confortável.

Diminua as luzes para diminuir o estado de alerta

Uma ótima forma de higienizar o sono é através da manutenção da claridade de seu quarto. Em geral, recomenda-se que entre 20hs e 21hs já se comece a diminuir as luzes de casa. Isto porque as luzes brancas nos deixam em alerta, corroborando para o estado de vigília.

Jovem deitado na cama mexendo no celular

Ademais, trocar a iluminação da tela de seu celular para o modo noturno e diminuir  a iluminação da tela de seu computador é uma forma de capacitar o seu cérebro a compreender que o seu corpo precisa ser preparado para dormir.

Invista em uma boa cama e um bom colchão

Esta é com certeza uma dica elementar. Um bom colchão bem como um bom travesseiro possuem um grande poder sobre nosso descanço, uma vez que a qualidade desses garantem que a nossa noite não será perturbada por eventuais dores no corpo. Aliás, ninguém merece acordar no dia seguinte com um torcicolo e uma dorsalgia, não é mesmo?

Cama de casal com cabeceira em quarto arejado

Posto isso, investir em um colchão e travesseiro de qualidade é sinônimo de investir em saúde e bem estar, assegurando uma noite tranquila de sono. E quem melhor do que a F.A. colchões para te oportunizar colchões e travesseiros de qualidade?!

Evite comer em excesso antes da hora de dormir

Uma alimentação desenfreada e rica em alimentos com alto percentual calórico pode influenciar diretamente na qualidade de nosso sonho. Deste modo, consumir alimentos pesados pode gerar problemas gastrointestinais, como o refluxo gastroesofágico levando-nos a vários distúrbios do sono.

Mesa de jantar com inúmeros pratos de comida

Além disso, alimentos ricos em energia acabam nos deixando insone e, consequentemente, atrapalham o estado de dormência. A cafeína, por exemplo, nos mantém despertos ao estimular o sistema nervoso central, aumentando as nossas operações psicológicas.

Então, é muito importante que a alimentação noturna seja restrita a uma alimentação mais leve e equilibrada.

Estabeleça uma rotina de sono

Busque sempre dormir dentro da mesma faixa de horário, pois um horário de dormir desregulado acarreta em uma noite de sono desregulada. Além disso, é sempre importante manter este horário padronizado até mesmo aos finais de semana para garantir a qualidade e o padrão de seu sono. 

Tome cuidado ainda com os cochilos diurnos, visto que cochilos maiores que 15 min interferem no seu sono durante à noite. Tão certo que quando cochilamos durante o dia encontramos certa dificuldade de entrar no estado de dormência no período noturno. 

Mulher deitada dormindo com o celular ao lado despertando

Inclusive, essa prática pode ser contraproducente para pessoas que sofrem de insônia, podendo acarretar em grandes problemas psicológicos e o desgaste de nossas faculdades cognitivas.

Gostou do post? Esperamos que com estas dicas você consiga empregar a limpeza de maus hábitos e adotar práticas mais saudáveis que possam garantir a tranquilidade de seu sono. 

Fique por dentro de nossas dicas, acessando o nosso blog. Aqui, postamos sempre dicas e conteúdos úteis a sua saúde e bem estar. E caso conheça alguma dica que não elencamos, deixe aqui nos comentários, vamos adorar ler as suas sugestões.

Até mais!

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