Curiosidades do Sono

Sono no trabalho? Entenda as causas!

Se você se sente ansioso, distraído e irritado durante o trabalho, é bem provável que essas condições nas quais você se encontra sejam determinadas por alguma privação ou distúrbio do sono. 

Entre noites mal dormidas é extremamente comum nos sentirmos cansados e indispostos no dia seguinte, o que pode comprometer – e muito – o nosso rendimento no trabalho. Não raro, nos vemos sempre cochilando na primeira oportunidade que aparece, não é verdade?

Em geral, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o recomendado é que durmamos de 7 a 9 horas por noite, mas bem sabemos que, uma vez consumidos pelas jornadas exaustivas e pela rotina matutina de trabalho, essa estimativa está fora da realidade de muitos brasileiros.

Mas, afinal, quais são as causas que podem propiciar o sono no trabalho? Confira a seguir!

Sono no trabalho: principais causas

Insônia

Se você tem acompanhado as nossas publicações semanais, já deve estar ciente de que o sono é uma etapa fundamental de nosso dia, posto que é por meio dele temos a manutenção das funcionalidades psicofísicas de nosso organismo. No entanto, há algumas condições que podem nos acometer. Além de noites mal dormidas, esses problemas nos trazem muitas questões em nossa vida pessoal e como não, em nossa vida profissional.

Uma dessas condições é a insônia, conhecida pela dificuldade em dar início e manutenção ao sono. Dentre as causas diretas da insônia perfilam na linha de frente o estresse e a ansiedade. Já quanto às consequências, temos a irritabilidade, dificuldade de execução das atividades cotidianas, indisposição física e mental.

Reconhece alguma dessas consequências? Você sente alguma dessas sensações ao trabalhar? Se sim, é bem provável que a causa direta de seu sono no ambiente de trabalho esteja atrelada a este distúrbio.

Apnéia do sono

As pausas respiratórias durante a noite de sono podem causar sonolência durante a sua jornada de trabalho do dia seguinte. Isto se deve ao fato de que pessoas que sofrem de apnéia têm seu sono comprometido, uma vez que acordam diversas vezes durante a noite em busca de restabelecer o ar perdido.

Nesse sentido, a apnéia geraria uma má noite de sono, o que comprometeria o exercício de suas funções profissionais do dia seguinte, posto que você não estaria descansado, mas sim indisposto e exausto.

5 dicas práticas para ficar alerta no trabalho

Agora que você aprendeu as principais causas que estimulam o seu sono no trabalho, que tal passarmos às dicas para manter-se em estado de vigia? Vamos lá?

Consuma alimentos leves

Não é segredo nenhum que uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é muito importante para o restabelecimento das funcionalidades elementares de nosso organismo, não à toa a sua avó já dizia: saco vazio não pára em pé!

Não obstante, uma alimentação pesada, cheia de excessos, pode te causar uma série de problemas gastrointestinais, colaborando para uma dificuldade no exercício de sua funções. Afinal, ninguém consegue se concentrar em meio há tantas dores, não é mesmo?

Em contrapartida, pular refeições e comer pouco demais também pode causar mais sono, posto que sua mente fica mais difusa e letárgica sempre que os níveis de “combustível” estão baixos. Assim sendo, busque sempre o equilíbrio. 

Opte pelo consumo consciente de alimentos saudáveis e leves para a melhor absorção no seu organismo, ingerindo porções pequenas e frequentes. Ademais, a aposta em alimentos in natura com propriedades energéticas, como gengibre e castanhas, é sempre mais assertiva, sem possibilidade de erro!

Beba água

Hidrate-se! Um corpo bem hidratado é sinônimo de um corpo forte e funcional. Em contrapartida, um corpo desidratado pode levar a sua mente às famosas percepções falsas – alucinações e ilusões – da realidade, o que propicia confusão mental. Deste modo o consumo frequente de água é uma boa opção para te deixar desperto em meio à rotina diária de trabalho, além, é claro, de auxiliar na eliminação de toxinas no organismo.

Ouça música

Se o ambiente em que você trabalha te possibilita trabalhar ouvindo música, o faça. Ouvir música pode ser uma forma inteligente de estimular o seu organismo a permanecer acordado e alerta, além de estimular a sua criatividade. 

Quando ouvimos músicas que gostamos, o nosso cérebro libera endorfina e dopamina, o que nos faz sentir imenso prazer. Segundo o estudo da Nature Neuroscience, a dopamina pode estimular comportamentos indispensáveis à existência bem como propulsionar a nossa capacidade criativa. 

Sempre é bom ressaltar que a escolha da música é muito importante. Se a sua finalidade é manter-se desperto, evite melodias muito calmas. As músicas que reproduzem barulhos da natureza, apesar de serem ótimas para o combate do estresse e ansiedade, são muito relaxantes e podem te deixar com mais sono. Opte por músicas mais revigorantes e energizantes! 

Evite o excesso de café

É exatamente isso que você leu: evite o excesso de café! 

Bem sabemos das propriedades energéticas da cafeína, mas o que muita gente não sabe é que o consumo frequente do café pode causar o efeito rebote, ou seja, pode te deixar muito cansado e indisposto, apto a entrar em estado de sonolência.

Então, se possível, tome apenas uma xícara de café pela manhã para usufruir de seus estímulos e substitua a bebida no resto do dia pela água, para manter as funcionalidades de seu corpo em dia. Alguns chás com níveis menores de cafeína são bons substitutos. 

Medite em silêncio

Rotinas de trabalho podem por si só ser cansativas e exaustivas, para não dizer maçantes, o que é o suficiente para te causar aquele soninho, não é?

Pensando nisso, o ideal seria que você pudesse, em momentos de cansaço extremo, fazer uma meditação, nem que seja por 5 minutinhos. Para tanto, feche os seus olhos, inspire fundo e solte o ar aos poucos, mantendo a sua mente livre de pensamentos turbulentos, isso com certeza vai te revigorar, fazendo com que o sono se dissipe. 

E aí, gostou do post? A equipe F.A. colchões espera que, com estas informações, você possa assegurar uma maior disposição física e mental em seu ambiente de trabalho. Para mais informações como essa, confira as demais postagens do nosso blog. Postamos duas vezes por semana com dicas incríveis, visando sempre a qualidade de seu sono.

Até mais.

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