7 minutos de leituraRecupere a qualidade de vida dormindo bem: pratique a terapia do sono
Dormir bem é um dos maiores prazeres da vida. No entanto, nem todo mundo consegue ter uma boa noite de sono em todas as noites. Nesse post, você conhecerá a terapia do sono e as principais técnicas para ter uma noite completa e relaxante. Essas dicas práticas podem transformar a sua vida!
Dificuldades para dormir: encontrando o tratamento adequado
Já parou para pensar o quanto uma noite ruim influência na nossa rotina diária? Estudar ou trabalhar com sono são tarefas difíceis e estressantes, e ainda sim praticadas diariamente por grande parte da população. Segundo a Associação Brasileira do Sono, até o presente momento cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia. E a insônia não é a única responsável pelo cansaço do dia posterior: você já teve a experiência de dormir uma noite completa e ao invés de vitalizado, acordar ainda pior?
Dormir muitas horas não quer dizer dormir bem, e a primeira solução acaba sendo a busca por remédios. Em alguns casos os remédios são mesmo essenciais, mas em muitos outros poderiam ser substituídos pela sonoterapia. Afinal, esse tipo de abordagem é livre de efeitos colaterais, não causa dependência e trata de forma natural, a longo prazo, a insônia, apneia do sono, estresse, ansiedade, até os distúrbios do sono mais prejudiciais.
Os fármacos industriais oferecem consequências e danos que podem afetar a memória, concentração e outras capacidades cognitivas. Sobretudo, mesmo nas situações em que os remédios são imprescindíveis, a terapia do sono é altamente recomendada como complementação do tratamento.
Terapia do sono: conheça o que é e seus benefícios
A terapia do sono possui diversas vertentes, a indução de sono profundo é uma das técnicas de desintoxicação conhecida como higiene do sono, que combatem a falta do sono e o cansaço. A mais utilizada é a terapia cognitivo-comportamental, uma vez que ela oferece meios prolongados de reeducação do sono. A ideia é propor os bons hábitos inseridos na rotina. Os benefícios proporcionados pela sonoterapia auxiliam na qualidade de vida como um todo. Conheça alguns deles:
Produtividade
Acordar bem disposto produz bons resultados em todos os âmbitos da vida. Você sabia que o cansaço frequente e a baixa produtividade podem ter ligação direta com os distúrbios do sono? Pela manhã é quando mais temos energia renovada para executar as tarefas. Para quem não dorme bem, a parte da manhã é uma luta diária!
Alcance a produtividade desejada no trabalho e nos estudos! Com uma boa noite de sono é possível melhorar a capacidade de raciocínio, cognição, humor e vitalidade! Afinal, o ciclo da vida é realmente esse: dormir para repor as energias e acordar revitalizado!
Saúde
Tanto a saúde emocional quanto física necessita de um sono bem aproveitado. Em muitos casos, dormir mal é uma das causas de imunidade baixa. Exercer um sono proveitoso e de qualidade também influencia diretamente no controle de alguns distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão.
Dormir bem produz, ainda, melhorias na pele, controla o apetite e previne doenças cardiovasculares.
Descanso e Relaxamento
Nada como acordar todos os dias realmente descansado e pronto para cumprir toda a sua rotina, não é mesmo? Acordar várias vezes durante o sono, dormir muitas horas ao longo do dia, permanecer com baixa produtividade no decorrer da semana são fatores anormais com os quais você não precisa conviver!
A terapia do sono proporciona uma rotina equilibrada e melhorias notáveis no quesito descanso, bom humor e relaxamento, reduzindo as tensões musculares e proporcionando um dia tranquilo com a mente plenamente descansada.
Como você pode perceber, os benefícios da terapia do sono alcançam todas as esferas da vida, desde o relacionamento consigo mesmo até o relacionamento afetivo e interpessoal, uma vez que mais dispostos e energizados conseguimos nos relacionar com muito mais qualidade!
Confira os 7 benefícios de uma boa noite de sono e fique ainda mais por dentro!
4 tipos de terapia para você dormir melhor!
Existem 4 principais tipos de terapia do sono e dentro de cada um deles é possível encontrar diferentes formas de abordagem para cada tipo de distúrbio. A sonoterapia pode se dividir em: higiene do sono, terapia comportamental, terapia de relaxamento e tratamentos alternativos, confira!
Higiene do sono
O primeiro tipo a ser abordado é a higiene do sono. Esse método nada mais é do que modificar comportamentos maléficos diários para o sono. É uma reeducação, ou seja, exigirá que você ensine o seu organismo a desfrutar de uma noite restauradora!
Já sabemos que a mudança de hábitos é importante, mas como realizar de forma prática?
Dormir em um local calmo
Preparar o ambiente, arrumar a cama, investir em um colchão de qualidade são algumas das principais tarefas. Opte pelo silêncio, elimine a luminosidade e não utilize despertadores ao longo da noite.
Ter uma rotina é importante!
Sem uma rotina, o corpo não conseguirá se adaptar e entender os horários pré-estabelecidos de dormir e acordar
A prática da atividade física.
Os exercícios contribuem assiduamente na regulação do hormônio responsável por melhorias no sono.
Alimentação
Priorize alimentos leves no período noturno para que o seu organismo não gaste a energia na digestão. Deixe o corpo por inteiro relaxado e preparado para a noite.
Esses são alguns passos simples que devem ser repetidos diariamente. Podem parecer pouco práticos por lidarem com a rotina, porém, se aplicados, produzem resultados para o resto da vida.
Terapia comportamental do sono
A terapia comportamental do sono é capaz de modificar a maneira como você pensa sobre o sono e trabalha com técnicas de mudança de hábitos e comportamentos que impedem a boa rotina do sono.
Terapia de restrição do sono:
Não permaneça na cama sem estar dormindo, essa associação ajuda no combate da insônia.
Controle os estímulos
Evite o celular na cama, principalmente pouco antes de dormir. O ideal é livrar-se dos estímulos eletrônicos e audiovisuais cerca de 2h antes.
Intenção paradoxal
Não fique ansioso por estar sem conseguir dormir. Mantenha-se passivamente acordado. Evitar os esforços e a preocupação ajuda o corpo e a mente a relaxar.
A hipnose, psicoterapia e técnicas de respiração são algumas outras estratégias da terapia do sono comportamental.
Terapia de relaxamento
Como o próprio nome expôs, as técnicas de relaxamento são compostas por respiração, alongamento, meditação e outras atividades naturais que podem ser praticadas em casa ou com assistência de algum profissional.
Respiração abdominal
Respire profundamente e sinta as regiões corporais, peito, abdômen, coluna, costela…
Relaxamento progressivo
Tensione algumas partes do corpo como os pés, braços, pernas por alguns segundos e relaxe-os em seguida. Faça isso em todas as áreas do corpo para aliviar a tensão.
Meditação plena
Utilize técnicas de meditação guiada, acompanhe músicas relaxantes ou uma condução adequada feita por algum especialista. Isso irá ajudar a administrar as emoções e preparar o corpo para o sono.
Tratamentos alternativos
Alguns outros tratamentos podem não ser exclusivos para o sono, porém possuem influência direta na melhoria dele. Esse é o caso da acupuntura, chás relaxantes, técnicas de yoga, fototerapia e a própria psicoterapia são algumas das práticas abordadas pela sonoterapia.
Para tratar dos distúrbios do sono é preciso investir comprometimento, mas vale muito a pena. Ao dormir uma noite de sono completa o corpo encontra a energia necessária para focar e exercer o que é realmente importante, além de te proporcionar uma vida muito mais leve, prazerosa e feliz! Invista na terapia do sono, livre-se dos remédios e conquiste o seu bem estar de volta.
O que você achou desse post? Conta pra gente nos comentários quais dicas você colocou em prática e fique a vontade para tirar alguma dúvida! Permaneça conosco e receba conteúdos completos sobre sono e qualidade de vida. Até a próxima!