Curiosidades do Sono

Você sabe qual a melhor posição para dormir? Aprenda agora!

Já acordou após uma noite de sono mal dormida sentindo dores horríveis nas costas? Ou ainda, já acordou com o pescoço travado devido a má postura empregada durante à noite? Se a resposta for um grande e sonoro sim, você com certeza está dormindo em uma posição errada, o que está influenciando na qualidade de seu sono.

A má postura nesses momentos pode influenciar diretamente no seu bem estar, além de ocasionar diversas dores nas costas, pescoço, articulações e até doenças gastrointestinais. Para que você evite essas consequências terríveis e conquiste o sono da beleza que você merece, nós da F.A. Colchões selecionamos as 5 melhores postura para dormir segundo especialistas. Vamos a elas!

TOP 5: Melhores posições para dormir

O sono é uma das etapas mais importantes do dia, uma vez que revitaliza as operações essenciais do funcionamento do nosso organismo. Assim, é no estado de relaxamento que o nosso corpo é revigorado para atividades futuras. Isso faz com que a busca pela posição ideal para dormir seja imprescindível, especialmente depois de descobrir por que dormimos mais afundo.

Garanta todos os benefícios que o sono pode trazer desvendando qual a melhor posição para dormir abaixo:

1. Dormir com o travesseiro entre as pernas

Deitar de lado, mantendo os joelhos flexionados com um travesseiro entre as pernas é uma excelente posição para dormir! Se você fizer a escolha do travesseiro ideal, o seu quadril, cintura e costas estarão alinhados, aliviando a pressão do corpo e permitindo que os seus músculos relaxem.

Além de ser confortável, dormir de lado com uma almofada entre as pernas evita o desenvolvimento de dores lombares. Essa posição é uma das mais recomendadas pelos profissionais.

Sem contar que essa posição ajuda em uma respiração mais compassada e estabilizada, o que possibilita uma noite de sono mais leve e livre de roncos chatinhos. Se você ainda não testou essa posição, recomendamos fortemente que o faça!

2. Dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima a princípio pode não parecer uma boa opção, visto que essa é uma posição que exige mais de nossa coluna e provoca roncos decorrentes da apneia.

Mas se você não quiser abdicar dela, uma boa forma de otimizar a posição é fazendo o uso de um travesseiro mais baixo que possa alinhar o seu pescoço e a sua coluna, permitindo um maior relaxamento muscular e, consequentemente, uma noite de sono de qualidade.

A vantagem é que essa posição é a que ocupa menos espaço! Se você é um fã de atividades ao ar livre e acampamentos, poderá se encaixar tranquilamente num saco de dormir.

3. Dormir de lado

Se você dorme de lado, parabéns! Essa é com certeza a melhor posição para se dormir. A postura reduz a apneia (distúrbio do sono que faz com que a respiração pare e volte durante a noite), pois mantém as vias nasais abertas. Além disso, ainda ajuda aliviar aquelas terríveis dores nas costas.

Mas você sabia que existe um lado certo para se deitar? Isso mesmo! Dormir do lado direito não é muito indicado, uma vez que pode provocar refluxo gástrico e azia. Portanto, se essa é a sua posição favorita, opte por dormir virado para o lado esquerdo para evitar problemas gastrointestinais e ajudar na digestão.

As mulheres grávidas também podem tirar muito proveito dessa posição que é capaz de melhorar a circulação do sangue no corpo e evitar que o feto seja pressionado contra as paredes dos órgãos abdominais. Para receber todos esses benefícios e passar por todas as fases do sono de maneira satisfatória, acomode-se de lado para dormir!

4. Dormir de lado com os braços paralelos

Se você sofre com dores no pescoço e com roncos frequentes, dormir de lado com os braços paralelos pode ser a solução perfeita. Nessa posição, ao manter o tronco ereto, os seus braços ficam alinhados com a sua coluna e o seu corpo se manterá totalmente retilíneo, o que previne qualquer problema de coluna.

Alias, quer descobrir o que a sua posição de dormir diz sobre você? Dá uma olhadinha no nosso post e se divirta com as suposições!

5. Dormir de lado com os braços rente ao rosto

Virado para o lado esquerdo (como você já viu que é o mais adequado), com as pernas retilíneas e as mãos rente ao seu rosto é uma boa posição para o alinhamento da coluna, evitando que você acorde no dia seguinte com graves dores nas costas. Esta posição também é muito benéfica à saúde, uma vez que corrobora ao processo in natura de drenagem linfática, muito importante para o processo de desinchar o abdômen.

É aqui que termina a nossa lista das formas certas de dormir! Mas calma que tem mais uma informação que você precisa saber: qual é a pior posição – descubra a seguir e tente evitar:

Dormir com a barriga para baixo: uma posição a se evitar!

Esta é a pior posição para se dormir, porque o pescoço e a coluna ficam desalinhados durante o sono, sobrecarregando a musculatura dessas regiões e resultando em dores indesejáveis. Assim, dormir com a barriga para baixo pode tensionar o seu pescoço e sua coluna, o que causa lesões severas que podem prejudicar a realização de suas atividades do dia a dia.

Mas, se ainda assim você quiser dormir nesta posição, sugerimos que utilize travesseiros mais baixos e macios para facilitar a retidão de seu pescoço, evitando problemas cervicais e possíveis tendinites.

E aí, gostou do post? Esperamos que com estas dicas você possa ter uma noite de sono de qualidade! Afinal, você já viu que uma má postura na hora de dormir pode gerar grandes sequelas corporais. Para mais dicas como essa, continue navegando pela categoria Dormir Bem do nosso blog! Aqui, postamos com frequência conteúdos incríveis e que podem agregar maior bem estar a sua vida.

Nos vemos em breve!

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