Bem EstarDormir Bem

Dormir 6 horas por dia: hipertrofia ou hipotrofia? O valor do sono!

Pessoas que estão preocupadas com a saúde sabem que o sono é muito importante, tanto para promover momentos de bem-estar durante o dia quanto para manter o organismo regulado. E ao considerarmos os atletas, esse ideal é ainda mais explícito, porque essas pessoas necessitam ter o corpo sempre saudável.

Para quem gosta muito de atuar na musculação, sabe que não é apenas malhar que faz a gordura secar e os músculos crescerem. Não! O nosso querido bom sono deve ser uma presença constante. Por isso, é comum ocorrer o questionamento se é bom dormir 6 horas por dia para hipertrofia ou se ocorre o contrário, a hipotrofia.

Bem, tudo no corpo está relacionado, todos os atos, então quando você faz uma coisa, há um resultado. Aqueles que buscam a silhueta perfeita para se sentir bem consigo mesmo e até para questões profissionais reconhecem isso.

Mas, enfim, essa quantidade de horas auxilia no aumento da massa muscular ou faz ela regredir? FA Colchões vai responder, confira!

Hipertrofia e hipotrofia: saiba o que são e como afetam o corpo

A hipertrofia é o ganho da massa muscular, o seu aumento, que geralmente acontece pela musculação ou por exercícios que utilizam cargas progressivas. Andando lado a lado com essas atividades, uma dieta proteica bem balanceada é mais que indicada. Já a hipotrofia é o contrário, quando a massa muscular é perdida por falta de estímulos ou por práticas erradas que levam as proteínas da célula a diminuírem.

Uma dessas práticas erradas é a baixa quantidade de horas de sono. É no momento do dormir que o nosso cérebro processa o que aprendeu e prepara o organismo para um novo dia. Quando há a falta deste, o tecido muscular acaba não tendo as células separadas, assim acaba prejudicando todo o ganho que você buscou alcançar.

Além disso, também é nesse momento que os hormônios para “crescer” são produzidos e liberados, como o GH, a testosterona e o cortisol. Em linhas gerais, sono ruim = catabolismo.

Tempo de descanso: hipertrofia em 6 horas? Nem sempre!

Essa quantidade de sono, para um adulto, não é a mais indicada, principalmente para aqueles que têm uma vida mais ativa e realizam exercícios de alta intensidade. Geralmente, o adequado é de 7 a 9 horas, dependendo do organismo.

É claro que existem pessoas que ficam super bem com 6 horas de sono ou menos, pois são acostumadas, mas não é aconselhável pelos profissionais da saúde. Isso acontece tendo em vista que o corpo não tem tempo de alcançar o descanso pleno.

Então, sempre existirão as exceções que conseguem se acostumar a esse horário de dormir para crescer e realmente ganhar mais massa. Mas, no fim, são exceções. O mínimo são 7 horas ininterruptas, ou seja, sem momentos despertos durante a noite.

Ah, mas eu tenho dificuldades de ter um sono profundo. O que posso fazer?, realmente, nem todos conseguem cair nos braços de Morfeu de modo pleno e restaurador, mas existem práticas que podem te ajudar a dormir rápido, basta adequar a sua rotina.

Consequências para pessoas ativas que dormem mal

Bem, você já sabe que o sono anabólico é importante para quem quer construir músculos, certo? Mas sabe o que a falta desse causa, de maneira mais destrinchada? Bem, não é coisa boa.

Quando alguém não consegue descansar bem, a gordura corporal aumenta, isso porque há a redução do hormônio regulador da fome, a leptina, além disso, a grelina aumenta, o hormônio contrário ao primeiro, que faz com que a pessoa não se sinta saciado e queira comer muito.

Com tudo isso, o organismo passa a desejar outras coisas para oferecer uma sensação de saciedade falsa, pedindo doces, com muito carboidrato e gorduras.

E como se não bastasse, a testosterona diminui, hormônio que carrega grande parte da responsabilidade de controlar o anabolismo. Então, se está tendo poucas horas de descanso por dia, pode apostar que dificilmente seus músculos crescerão.

Além disso, a alta quantidade de glóbulos brancos faz com que todo o sistema imunológico saia prejudicado, consequentemente ficando mais exposto a doenças. Isso faz com que as pessoas não consigam alcançar o sono REM, um dos mais importantes para nós, então o corpo não renova o que foi gasto durante o dia.

E por último, mas menos importante, quem é que tem vontade de treinar com pouco sono? Você chega para erguer a carga que costuma ou até superar os seus limites, mas não consegue porque não raciocina direito e não encontra a força para realizar isso. Assim, não há foco para treinar e os músculos diminuem!

Então, já sabe, dormir 6 horas por dia ≠ hipertrofia muscular! O máximo de resultado será a diminuição dos seus músculos.

Por isso, nada de dormir pouco, não é? Evite práticas prejudiciais, como tomar bebidas com cafeína, mexer muito em eletrônicos antes do sono. Claro,investir em práticas positivas também é essencial e ter um colchão de qualidade é uma delas.

Você sabia que existem colchões para recuperação de atletas? Pois é, eles são produzidos especialmente para que o organismo descanse e possa ser revigorado. É a mais alta tecnologia em um colchão!

Estamos preocupados em oferecer o que tem de melhor nesse mundo acolchoado para que você possa ter o melhor dos sonos. Quer conhecer mais dicas para isso e para saber escolher aquele colchão ideal? Continue acompanhando nosso blog, a gente se vê no próximo post!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo