5 minutos de leituraDormir com ventilador ligado faz mal? Saiba os riscos!
Nos dias quentes, o uso do ventilador se torna essencial para dormir com mais qualidade e não passar tanto calor. É uma opção bem mais barata do que o famoso ar-condicionado, não é mesmo?
Sem contar que, em muitas regiões cujo clima é mais quente, muito abafado e úmido, o ventilador fica ligado quase o ano todo para auxiliar na circulação de ar do ambiente, deixando-o mais agradável.
Considerando essa importância enorme, pode parecer que não faz sentido parar de usar esse eletroportátil, não é mesmo? No entanto, muito de nós já sentimos a garganta raspando ou nosso nariz escorrendo depois de uma noite em frente ao ventilador.
Ele pode causar dores no corpo e até problemas de saúde mais graves! Para te ajudar a entender todos os riscos do objeto, listamos as suas vantagens e desvantagens. Além, claro, de algumas dicas para os dias que for usar o aparelho. Confira!
4 desvantagens do ventilador ligado durante a noite
Será que o conforto que o ventilador proporciona realmente é compensável com os riscos que ele traz? Confira as desvantagens de dormir com ele ligado:
1. Agrava as alergias e causa doenças respiratórias
Quando liga o ventilador, faz com que toda a poeira no ambiente, mesmo que seja pouca, suba por todo o cômodo, se acomode na sua cama, travesseiro, e ainda fique pelo ar por toda a noite.
Dessa maneira, problemas como rinite, sinusite, tosse e bronquite podem ser agravados, causando efeitos durante todo o dia seguinte.
Ou seja, faz mal dormir com ventilador ligado, porque ele causa um impacto direto com suas vias respiratórias e pode debilitá-lo e torná-lo mais propenso a vírus e bactérias na parte respiratórias.
2. Ressecamento da boca e traqueia
Como o ventilador faz com que o ar fique mais seco e poeira paire no ambiente, ao respirar você percebe que sua garganta fica mais ressecada. Isso pode causar irritação e deixar a garganta com aquela sensação com algo arranhando em seu interior.
3. Deixa a pele seca por causa do vento
Além de comprometer e debilitar o funcionamento das vias aéreas, o ventilador ainda faz com que sua pele fique seca. O vento causa ressecamento devido ao ar seco, podendo se agravar até para alguns problemas dermatológicos, tais como: psoríase, dermatite seborreica e a dermatite atópica.
Esse problema, inclusive, se encaixa ao uso de ar-condicionado também! O ideal é que você tenha uma hidratação em dia e beba bastante água.
4. Causador de dores no pescoço
Por mais que não pareça, o ventilador pode causar dores no pescoço também! Algumas pessoas deixam o vento totalmente direcionado para a parte superior do corpo, a cabeça. Isso faz com que, durante a noite, seus músculos fiquem mais rígidos por conta do vento gelado, causando desconforto no dia seguinte.
Confira depois: O que acontece quando dormimos? 7 curiosidades do sono
3 vantagens de dormir com o ventilador ligado
Não é só desavantagens que esse aparelho traz para nossa vida, ele nos ajuda demais em dias quentes! Confira algumas das vantagens do ventilador:
1. Ar fresco nos dias mais quentes
Esse é um item que não poderia faltar, e acaba por ser auto explicativo! O ventilador é um ótimo aliado para os dias quentes, e ajuda a deixar nosso quarto mais fresco, fazendo com que tenhamos uma noite de sono bem dormida!
2. Melhora o cansaço, diminuindo a fadiga
Em dias muito quentes, nosso corpo fica mais cansado. Isso continua até enquanto dormimos, afetando nosso sistema nervoso e aumentando nossa pressão.
O resultado é que nos sentimos muito cansados no outro dia, como se não tivéssemos dormido o suficiente. Por isso que é tão necessário termos um ambiente mais fresco para dormir e conseguir descansar. E o ventilador é um ótimo ajudante!
3. Auxilia como ruído branco durante a noite
Apesar de todo o cansaço, várias pessoas deitam na cama e não conseguem dormir por conta da insônia, tendo muita dificuldade para pegar no sono. Contudo, ao ouvir um som em específico, essas pessoas pegam no sono.
O ventilador ajuda nesse sentindo por conta do seu barulho constante — sendo um dos maiores motivos para tanta gente gostar de dormir com ele ligado.
Além dele, as músicas também podem ajudar muito nesse processo! Confira algumas dicas de como relaxar a mente com música!
Dicas para dormir com o ventilador ligado
Para usar o aparelho e diminuir o risco dele fazer mal, é indicado que a limpeza seja mantida em dia – tanto do local, quanto do próprio ventilador. Realizar uma limpeza semanal já é de grande ajuda.
Além disso, o uso de umidificadores no ar ajuda para deixar o ambiente ainda melhor e menos seco. Caso não tenha um aparelho que te auxilie nisso, uma bacia com água ou panos molhados com certeza vão te ajudar.
Neste conteúdo, vimos que dormir com ventilador ligado faz mal e causa alguns problemas na saúde, entretanto, ele também tem seus pontos positivos. O importante é conseguir intercalar o seu uso e não ligar diretamente em direção ao seu rosto.
Que tal aprender mais sobre colchão para ter uma noite de sono muito melhor? Confira: O que é colchão ortopédico e quando comprar e como escolher.
Até o próximo blogpost!