FAInovação

4 minutos de leituraF.A. Colchões patrocina evento do Dia Mundial do Sono em Maringá e reforça a importância da qualidade do descanso.

No sábado dia 15/03/2025, a cidade de Maringá (PR) foi palco de um evento para a conscientização sobre a importância do sono na saúde e bem-estar. A iniciativa fez parte das celebrações globais da Semana Nacional do Sono, promovida pela Academia Brasileira do Sono (ABS), com o tema “Faça da saúde do sono uma prioridade”.

Como patrocinadora oficial do evento, em Maringá, a F.A. Colchões, reafirma seu compromisso com a qualidade do descanso, destacando a importância da disseminação de conhecimento como agente da melhoria da saúde e da qualidade de vida para todos.

A Importância da Saúde do Sono

Um sono de qualidade é essencial para o funcionamento do corpo e da mente. Estudos apontam que noites bem dormidas estão diretamente ligadas à melhoria da memória, do sistema imunológico, da disposição diária e até da longevidade. No entanto, milhares de brasileiros ainda sofrem com problemas como insônia, apneia do sono e distúrbios noturnos, impactando seu desenvolvimento, saúde e bem-estar independente da idade.

Durante o evento, médicos palestrantes mostraram estudos recentes e técnicas de como medir e monitorar a qualidade do sono. E da importância de uma medicina integrativa e acompanhamento desse paciente em vários âmbitos.

Porque dormimos e o que acontece quando o sono não vem.

O Dr. Luiz Felipe Baioni destacou em sua palestra a importância do sono para a limpeza cerebral e o impacto direto que ele tem nas funções cognitivas. Segundo ele, quando dormimos bem, nossa capacidade de aprendizado e memória é potencializada, pois é durante o sono que ocorre a consolidação das memórias.

No entanto, a privação do sono pode trazer consequências graves, como a desregulação do equilíbrio psíquico, agravando casos de ansiedade e depressão, além de influenciar negativamente doenças psiquiátricas já existentes. No âmbito da saúde física, dormir mal aumenta o risco de desenvolver diabetes e acidentes vasculares cerebrais (AVC) em decorrência do estresse oxidativo.

O especialista enfatizou que o sono deve ser avaliado sob três pilares fundamentais: qualidade, quantidade e regularidade. Ele reforçou a importância de manter uma rotina saudável de descanso, alertando que “não existe banco do sono, sono perdido não se recupera”.

Investigação das Queixas do Sono – o que conhecemos sobre diagnóstico?

A Dra. Adriane Petruco, pneumologista e especialista em sono, destacou a necessidade de uma investigação aprofundada das queixas relacionadas ao sono, que deve ser feita por meio de testes específicos e avaliações clínicas detalhadas. Durante sua palestra, ela mostrou diversos teste para averiguar a qualidade do sono, desde teste simples com perguntas a polisonografia, o exame mais profundo para o diagnóstico de diversos distúrbios do sono. Além disso, apresentou as possibilidades de análise que esse exame oferece, ajudando a identificar padrões irregulares de sono e possíveis tratamentos.

Ampliando o olhar para o sono das crianças

A especialista Silmara Pavani, certificada em fonoaudiologia do sono pela ABS, trouxe um olhar essencial para o sono das crianças, abordando o quanto um descanso inadequado pode interferir no desenvolvimento infantil. Ela explicou que a falta de um sono reparador pode levar a desafios significativos, como atraso no desenvolvimento da linguagem e até mesmo redução da massa cerebral, consequências que podem afetar a aprendizagem e o crescimento da criança.

Ela enfatizou que “qualquer distúrbio do sono é multifatorial e requer um trabalho em equipe”, reforçando a importância da atenção multidisciplinar ao sono infantil para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Desvendando o Bruxismo do sono e da vigilia

O Dr. Paulo Nabarro, especialista em ortodontia do sono, trouxe à tona uma discussão sobre a correlação entre bruxismo, apneia do sono e refluxo gastroesofágico. Segundo ele, essas condições compartilham fatores em comum, e medidas preventivas em comum tornando essencial que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de forma integrada.

Ele também apresentou dados alarmantes: apenas 10% dos adultos e 5% das crianças têm ciência de que sofrem com bruxismo. Além disso, destacou que somente 20% das pessoas com bruxismo apresentam o sintoma auditivo da fricção dos dentes, o que pode dificultar a identificação do problema.

A F.A. Colchões tem orgulho de apoiar eventos como a Semana Nacional do Sono, pois acredita que a informação e a conscientização sobre a importância do descanso de qualidade são essenciais para uma vida mais saudável e produtiva. Se você ou alguém próximo à você sofre com algum distúrbio do sono, não deixe de procurar um médico especialista.  Cuidar do sono é cuidar da saúde!

Acompanhe nossas novidades e fique por dentro das melhores informações para melhorar sua qualidade de sono.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo