Dormir Bem

Feng shui: dicas poderosas para organizar o seu quarto

Muitos significados compõem um quarto. Há no Feng Shui uma valorização do quarto como o ambiente de nossas casas que guardam o que temos de mais íntimo, por isso, podemos dizer que, segundo essa sabedoria chinesa, o quarto reflete intimidade e sexualidade.

Mas não só isso, o quarto também traz a ideia de descanso e sono. É no quarto que nos abrimos e mostramos as nossas vulnerabilidades, afinal, há momento mais vulnerável do que o sono noturno?

Se o nosso quarto é capaz de refletir a nossa intimidade afetiva e o nosso bom ou mal descanso, o Feng Shui, ao trabalhar a otimização dos espaços residenciais, equilibrando-os com as forças naturais, é capaz de melhor otimizar esse ambiente.

Sendo assim, trouxemos no post de hoje algumas dicas e regras do Feng Shui para trazer o equilíbrio de volta ao seu quarto e assegurar a harmonia das áreas de sua vida.

Melhor e piores posições da cama

Quando falamos da posição da cama no quarto, no Feng Shui há o princípio de preservação da posição de comando. Ou seja, é preciso conservar a possibilidade de comandar visualmente a entrada e saída do seu quarto.

Isso equivale a dizer que, quando a sua cama está de costas para a porta de entrada, automaticamente, você se torna vulnerável e indefeso, propenso a ataques, sobretudo, de miasmas espirituais.

Nesse sentido, busque posicionar a sua cama de forma que você mantenha o controle de quem entra e quem sai. Só lembre-se que dormir na posição da morte – com os pés voltados para a porta – não é recomendado, uma vez que remete a posição cadavérica de passagem do mundo terreno para o espiritual.

Cores para o quarto: equilibre as suas energias!

Cada cor no Feng Shui tem a função de transmitir um ideal singular, impactando diretamente em nossas emoções no decorrer do dia. Aliás, você já entrou em algum recinto e sentiu que o seu humor mudou simultaneamente?

Isso se deve ao fato das cores serem responsáveis pela canalização energética dos espaços. Quando aplicamos a cromoterapia do Feng Shui nos quartos, possibilitamos maior fluidez energética do ambiente. Vejamos as cores permitidas e as negativas:

Salmão

Devido à estranheza cerebral e por não sabermos identificar com exatidão a qual matiz de cor se encaixa, seja ao rosa ou ao laranja, devemos evitar o salmão no revestimento das paredes.

Segundo o Feng Shui, o salmão pode gerar brigas e desequilíbrios comunicativos entre os casais, portanto, não é uma boa opção de cor para quartos.

Gelo

Quando falamos da cor gelo para a aplicação nos quartos, temos um grande problema, afinal, como o próprio nome já diz, a cor tende a trazer um clima mais gélido ao ambiente e bloquear as emoções.

Considere ainda que o gelo não canaliza de forma efetiva as energias do quarto, não servindo de armadura positiva contra as energias negativas. Então, definitivamente, nem pense em pintar uma parede do seu quarto com essa cor.

Verde

Diferente do gelo e do salmão, o verde é uma cor perfeita para quartos, sobretudo, em tons claros. Isso porque a ele se associa a cura e o chakra cardíaco, responsável pela harmonia e paz.

Como no quarto encontramos a conversão de muitas energias condensadas, principalmente de emoções, uma parede em verde pode ser a calmaria que estava faltando para o seu descanso.

Vermelho

Não precisamos nem dizer que o vermelho já está consolidado pelo ideário social como a cor do amor. E no Feng Shui associa-se o vermelho ao canto do sucesso, considerando a sua alta propensão à abundância e prosperidade.

Ao vermelho também relacionamos os instintos sexuais e abundância afetiva. Por isso, pintar uma parede do seu quarto vermelho pode ser uma ótima opção para se sintonizar na frequência do amor. Mas, tome cuidado para não abusar, muitas paredes em vermelho podem acarretar ansiedade e insônia.

Azul

O canto da espiritualidade no Feng Shui veste azul. Essa cor é ótima para quartos, considerando aqueles que apresentam dificuldades para dormir, uma vez que o azul traz calma. Mas, em casos de um ambiente com excedente de azul, a cor pode levar a sintomas depressivos e apáticos.

3 elementos proibidos para se ter no quarto segundo o Feng Shui

Preparado para o amor,o descanso e a serenidade, o quarto é um ambiente que requer alguns cuidados práticos. Vejamos o que é proibido, de acordo com o Feng Shui, para esse recinto.

1. Eletrônicos em excesso

Nós já deixamos muito claro aqui no blog da F.A. que, se tratando de higiene do sono, deixar de mexer nos aparelhos eletrônicos é essencial. E, segundo a sabedoria milenar chinesa, o excesso de dispositivos eletrônicos nos quartos é muito prejudicial à saúde tanto do ponto de vista físico quanto do psíquico.

Isso se deve à radiação emanada desses equipamentos que, a longo prazo, pode trazer problemas no sistema ósseo. Para corrigir o excedente dessa radiação, você pode colocar uma ponta de quartzo branco em cima de seu criado, visto que o cristal tem capacidade de trazer mais equilíbrio ao ambiente e ainda trazer maior proteção a sua noite de sono.

2. Espelhos que refletem a cama

Se você já pesquisou um pouquinho sobre o Feng Shui já deve ter ouvido falar que é proibido ter espelhos no quarto, mas isso não passa de um grande mito. Na verdade, você pode sim dispor de espelhos desde que eles não te reflitam deitado.

A regra é muito simples e clara, ao colocar um espelho no quarto, você não pode se ver deitado em sua cama, em outras palavras, evite o espelho nos pés de sua cama e na lateral.

Isso porque os espelhos são portais, segundo a crença oriental, capazes de nos levar para as dimensões espirituais, além disso, quando nos refletem são capazes de acelerar as nossas energias, ocasionando problemas cardiovasculares.

3. Cama de casal sem cabeceira

Considera-se dentro das regras do Feng Shui que as cabeceiras são muito importantes para as camas de casal, uma vez que simbolizam segurança e estabilidade comunicativa. Quando você retira a cabeceira da cama compartilhada, você gera insegurança para lidar com a intimidade afetiva no dia a dia.

Sem contar ainda que a cabeceira da cama é vista como uma proteção contra as baixas temperaturas, simbolizando a possibilidade de aquecimento e equilíbrio para lidar com as relações.

Viu com quantos modos eficientes o Feng Shui pode ajudar na melhor distribuição energética de seu quarto para refletir princípios e valores de abundância e amor nesse espaço tão íntimo?

Se você gostou das dicas esotéricas da F.A. de hoje, certamente você irá gostar do nosso post sobre a posição da morte segundo o Feng Shui. Acompanhe e descubra as melhores posições para a cama, para essa sabedoria taoista.

Até mais!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo