Bem Estar

O que levar para acampar? Checklist para aproveitar com conforto!

Fazer um acampamento é uma experiência única, principalmente para pessoas que amam estar em contato com a natureza. Mas estar em um local aberto, sob as estrelas, não significa que deva ser feito sem conforto, não é?

Hoje, para tornar a sua experiência única, aconchegante e promover lembranças inesquecíveis, a FA Colchões preparou um checklist completo sobre o que levar para acampar. Então, papel na mão para anotar tudo e tornar seu próximo ou primeiro camping ainda melhor!

Guia básico sobre o que levar para acampar: itens essenciais!

Estar em contato com a natureza promove experiências de todos os tipos, mas, sem dúvida, podemos dizer que é uma aventura. Quando se fala em fazer um camping, é preciso ter em mente que é essencial levar diversos itens para ter o mínimo de conforto, como algo para comer, um local para dormir, entre outras coisas.

Homem agachado com mochila nas costas e segurando um mapa

Depois que você acessou um guia de locais para acampar e escolheu para qual vai, deve se preparar. Separamos uma lista com coisas de acampamento que serão mais usadas e essenciais para essa aventura. Confira:

Barraca

A barraca é um dos itens essenciais para quem deseja acampar, isso porque protege contra o vento frio, o sereno e insetos comuns dessa aventura, como besouros, pernilongos e mosquitos, entre outros.

A escolha ideal é aquela que comporta você e a pessoa que está junto (caso vá em par) ou sua família (caso leve as crianças). Há modelos para duas, três, quatro e, até mesmo, aquelas bem grandes que cabem oito pessoas.

Além disso, é essencial ter um forro impermeável para colocar embaixo dela e evitar que a umidade do chão passe para o interior da barraca, e uma lona, caso a previsão seja de chuva, para cobri-la e evitar que molhe internamente.

Colchonete ou saco de dormir

Ambos são essenciais para uma noite de conforto, o modelo de escolha será aquele que melhor te servirá. Há opções que são facilmente dobráveis ou enrolam e proporcionam um transporte prático. Também há aqueles que são dois em um, tanto colchonete quanto saco de dormir.

Alguns sacos de dormir vem com proteção térmica, ideal para manter seu corpo aquecido ou na temperatura adequada, ideal para uma noite ainda mais confortável. Se a opção for por colchonete ou colchão, há modelos dobráveis e colchões de ar, que necessitam da bomba.

Independente de qual seja, precisa ter uma densidade confortável para que seu corpo fique bem apoiado no momento do descanso, essencial para uma noite de sono mais tranquila. E não troque a noite pelo dia! Mesmo que tenha dormido pouco no seu camping, aproveite para acordar cedo e se manter disposto(a) naquele dia para aproveitar o máximo.

Se você dormir mal, como poderá aproveitar a aventura, não é? É melhor ser uma pessoa prevenida e levar itens para se sentir mais confortável.

Travesseiros

Dormir com a cabeça reta ou abaixo da linha dos ombros não dá, não é? Por isso, os travesseiros são essenciais. Ter sempre um ou dois à disposição nos acampamentos fará com que o seu sono seja melhor, afinal nem todos estão acostumados a dormir em uma barraca com um colchão de ar, colchonete ou saco de dormir.

Querendo ou não, o conforto não é o mesmo do que se estivesse em uma cama, então esses pequenos itens devem estar entre a sua lista de equipamentos para camping.

Você quer saber como escolher o travesseiro ideal, para usar tanto no camping quanto em casa? Temos um post exclusivo, o que acha de conferir depois?

Roupa de cama

A roupa de cama é muito importante para forrar o seu local de dormir e para evitar que o frio faça com que a noite seja desconfortável. Perto de cachoeiras ou lagoas e “no meio do mato”, as temperaturas são mais baixas devido à umidade, então ter uma manta ou coberta à disposição é importante.

Jogo de toalha

Toalha de corpo e de rosto são outros itens essenciais para deixar na bagagem quando vai se fazer um camping. Por mais que o camping escolhido seja bem abastecido, se for de grande porte, dificilmente cederá uma toalha para cada pessoa.

Muda de roupas

Independente de quantos dias você ficará no acampamento, mesmo que seja só um, ter roupas à disposição é importante. Separe por opções práticas e que fazem sentido, como:

  • roupa de banho e íntima;
  • calças de tecido confortável;
  • camisetas;
  • blusas de manga comprida;
  • meias (caso vá de tênis);
  • shorts ou bermudas (se estiver calor).

Assim, seu camping será muito mais confortável porque, caso vá fazer uma caminhada ou visitar um rio ou cachoeira por perto, terá roupas disponíveis para se aquecer e ficar limpo(a) depois de um bom banho.

Fogareiro

O fogareiro é essencial para preparar os alimentos e fazer aquele café para iniciar o dia. Tem opções que são a gás ou elétricas, vai do que você acha mais prático para levar. Opções com duas bocas são ótimas caso deseje fazer mais de um ingrediente por vez. E não se esqueça de levar isqueiro e fósforos para acender o fogo!

Panelas e potes

Para as panelas, opte por opções menores que você tem em casa ou frigideiras, e não se esqueça da leiteira ou chaleira para fazer o café, e o coador! Os potes são essenciais para guardar comida e outros alimentos que serão levados, assim como podem comportar os lanches na hora de fazer uma longa caminhada por trilhas.

Talheres, pratos e copos

Comer usando só a mão não dá, não é? Então, opte por levar a quantidade essencial de utensílios para a hora da alimentação, como facas e garfos, colheres e escumadeiras para servir e cortar alguma coisa, entre outros.

Existem pessoas que preferem levar copos e pratos descartáveis ou os normais de casa, a escolha cabe ao que achar melhor. Além disso, ter uns dois ou três panos de prato à disposição para enxugar as mãos é uma boa pedida.

Produtos para limpeza

Não adianta levar as panelas se não tiver nada para lavá-las depois, não é? Por isso, sabão ou detergente e uma esponja são essenciais no checklist de o que levar para acampar.

Sacos de lixo são essenciais para recolher tudo o que você consumir e for descartável ou orgânico. Opte por levar um rolo de tamanho médio, como 30L ou 50L para caber tudo e depois jogar no local certo.

Alimentos e bebidas

Há alguns campings que podem oferecer café da manhã e da tarde, mas o resto é por conta dos aventureiros. Então, pelo menos o básico e fácil de preparar é essencial, pensando em questões de nutrição, fibra alimentar e – é claro – praticidade. Algumas opções de alimentos são:

  • macarrões instantâneos;
  • frutas (banana, maçã, pera, goiaba etc.);
  • pães;
  • bolachas;
  • café instantâneo ou normal;
  • enlatados (palmito, azeitona, alho pronto para cozinhar etc.);
  • frios para o sanduíche (presunto, muçarela ou peito de peru) ou geléias – que duram mais.

Se quiser uma refeição mais elaborada, nada impede que leve as refeições prontas de casa, como os sanduíches, arroz pronto, espetinhos para assar caso faça uma fogueira, entre outros alimentos que deseja.

Já nas bebidas, é preciso pensar em opções que farão com que o seu corpo fique bem hidratado. Primeiro, a água – obviamente –, depois, sucos, refrigerantes e alcoólicos, para quem vai fazer o camping com os amigos e deseja um momento de descontração.

Bolsa térmica e cooler

As bolsas térmicas são ótimas para manter os alimentos aquecidos, principalmente quando eles necessitam disso. Vai fazer uma trilha e quer sua marmita ainda quente quando for comer? A bolsa térmica resolve.

E o cooler é essencial para a refrigeração dos alimentos perecíveis e bebidas. O ideal é separar um para cada, deixando água, sucos e outras bebidas em um, carnes, frios e outros alimentos que podem estragar em outro.

Cadeiras dobráveis

Nem sempre os quiosques proporcionam assentos para todas as pessoas, por isso é importante levar cadeiras dobráveis ou banquinhos para poder aproveitar durante a noite e descansar de dia, até para comer.

Modelos como aqueles de praia são super fáceis de carregar e bem confortáveis, além de pesarem pouco. Uma para cada membro que vai para o acampamento é o suficiente.

Mesa dobrável

Sabe aquela mesa de plástico que pode ser facilmente dobrável ou que as pernas podem ser tiradas? Elas são ótimas opções para levar para o acampamento, já que vão proporcionar um local seguro para preparar refeições e comê-las, além de comportar outros itens de cozinha.

Se puder, leve duas, uma para deixar os alimentos, os talheres, pratos e copos e outra para fazer as refeições. Mas isso só se não for ocupar muito espaço ou se não atrapalhar que leve os outros itens. Caso contrário, uma pequena basta.

Lâmpadas e lanternas

Há quiosques que possuem cobertura e que tem espaço para colocar lâmpadas. Então, levar uma ou duas, caso fique em um camping assim, é importante. E não se esqueça da extensão, quem sabe você consiga um apoio legal para colocar outra lâmpada no soquete, não é? Ela também serve para plugar carregadores de celular.

Lanternas e faroletes também são boas escolhas, afinal iluminam bem o espaço, mas não se esqueça de levar pilhas extras e de qualidade, ok?

Acessórios para emergências

Imprevistos sempre podem acontecer, mas você pode dar um jeito de evitá-los se levar as coisas certas. Canivetes, chaves de fenda e alicates também podem ajudar a consertar alguma coisa que se quebrar. Fita adesiva caso alguma parte da barraca tenha algum rasgo, para fechar sacos de alimentos abertos, entre outras coisas.

Itens para cuidados pessoais

Não podemos esquecer de outras coisas que podem tornar a aventura mais confortável, ideal para que o seu bem-estar permaneça independente de quantos dias ficará no camping. Essas são:

  • shampoo e condicionador;
  • sabonete;
  • bucha para o banho;
  • protetor solar;
  • desodorante;
  • lenços umedecidos;
  • escova de dentes;
  • creme dental;
  • papel higiênico;
  • protetores de assento sanitário;
  • fio dental;
  • absorventes;
  • repelente.

Esses são básicos, mas únicos na hora de promover um conforto maior. Não são todos os locais que oferecem esses itens para o banho, por exemplo. É bom se prevenir.

Kit primeiro socorros

Assim como imprevistos para os itens que você leva podem acontecer, imprevistos com a saúde também podem. Por isso, ter um kit primeiros socorros é essencial. Nesse kit, devem estar:

  • gazes;
  • micropore;
  • band-aids;
  • algodão;
  • remédios para dores de cabeça;
  • remédios para dores musculares;
  • remédios para dores no estômago;
  • faixas;
  • álcool para esterilizar;
  • tesourinha;
  • soro;
  • ataduras;
  • termômetro.

Pode parecer muita coisa, mas eles cabem em maletinhas ou necessaires pequenas. Arranhões, ralados, cortes pequenos e outras coisas serão cuidadas, tranquilamente, com esses itens.

Itens extras

Se você está indo para o camping para explorar toda a natureza ao seu redor, principalmente quando há cachoeiras e rios envolvidos, é importante estar pronto(a) para qualquer ocasião e saber, exatamente, o que levar para acampar nesses casos, considerando aventuras extras.

  • botas ou tênis para caminhada;
  • capa de chuva;
  • cordas;
  • bonés ou chapéus;
  • mochila leve;
  • joelheiras, cotoveleiras e munhequeiras;
  • guarda-sol ou tenda para proteger o acampamento de raios solares ou chuvas;
  • headlights.

Essas opções permitem um passeio mais confortável se você for uma pessoa do tipo aventureira. E não se esqueça de arranjar algum apoio para auxiliar durante as trilhas.

Três amigos juntos, sorridentes e olhando em mapa

Então, o que achou da lista? Faltou algo? Não esqueça de nos avisar nos comentários. Com esse kit acampamento, definitivamente você terá dias proveitosos junto à natureza e às pessoas que você ama.

Para conferir mais dicas, não deixe de nos acompanhar toda semana. Nossos conteúdos são preparados especialmente para te ajudar no dia a dia e te informar sobre boas práticas de bem-estar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo