Curiosidades do Sono

Como acordar cedo e se manter disposto? 5 dicas simples!

Muitas pessoas têm grandes dificuldades de acordar cedo, principalmente se tratando daquelas que são mais noturnas e nem um pouquinho matinais.

Aliada a essa dificuldade construída por meio de alguns hábitos já consagrados, temos que algumas pessoas ainda sentem certa culpa por não conseguirem levantar da cama e executar o que prometeram que fariam dias antes.

Pode ser até que inconscientemente você tenha grande prazer em dormir tarde e ser aquela última pessoa online nas redes sociais. Na roda de amigos, talvez você já tenha soltado que é uma pessoa da madrugada e que, de manhãzinha, o seu cérebro custa muito a funcionar.

Em contrapartida, se você está aqui, é porque certamente quer ou tem que acordar cedo, não é mesmo?! Pensando em te dar um empurrãozinho, separamos algumas dicas para te ajudar na construção de novos hábitos, quem sabe ao longo do processo você não se torna uma pessoa matinal?

Você pode e precisa acordar cedo? Entenda sua rotina

Você consegue pontuar com clareza todas as suas necessidades? O padrão de sono que você quer traçar se alinha ao seu atual padrão de vida? Ora, antes de traçar o caminho, é imprescindível traçar os seus objetivos e propósitos.

Então, seja realista e íntegro consigo mesmo. Por exemplo, se você ama a vida noturna, não dispensa sair com os amigos para bares e baladas, faz sentido para você ser uma pessoa matinal?

Se você não mora sozinho, tem filhos e um(a) esposo(a) que dividem a mesma cama que você, eles se importarão de ter o sono interrompido todos os dias com o seu alarme tocando às 5:30 da manhã?

Em termos de vida profissional, você viaja com frequência a ponto desses deslocamentos influenciarem em sua noite de sono? Ou ainda, passa muito tempo dentro da empresa?

Seus amigos ou parceiro(a) de vida se importariam de ter alguns convites para sair à noite negados, uma vez que você precisa dormir cedo para acordar cedo no dia seguinte para concluir algum propósito muito caro a você?

Por fim, mas não menos importante, será que você precisa acordar cedo? Eis aí uma boa pergunta.

Perceba que acordar cedo é uma decisão que vai muito além de sua própria individualidade, ela compete à sua realidade, mas também à de todos os demais com quem você se relaciona.

Dicas práticas para acordar cedo

Primeiramente, temos que lhe dizer que não existe uma solução única para se acordar cedo. Em verdade, cada pessoa é um particular com uma infinidade de peculiaridades e necessidades, em consequência, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Pensando nisso, vejamos 5 diferentes abordagens práticas e eficientes que podem te ajudar a se tornar uma pessoa matinal.

Defina os seus propósitos

Acordar cedo não é tão fácil quanto parece. Sair da cama quando o sol nem raiou e todos ainda estão dormindo pode ser desanimador, especialmente se você não tiver propósitos e metas bem definidos.

Por que você quer acordar cedo? O que te motivará a sair da cama enquanto grande parte do mundo estará dormindo?

Necessidade de estudar para ir bem na prova ou passar em um concurso? Você precisa de mais tempo para realizar as suas tarefas diárias? Quer focar em um projeto pessoal? Ou simplesmente quer assistir o nascer do sol de sua janela?

Defina os seus propósitos e a jornada se justificará por si só.

Siga o mesmo padrão de sono

Este com certeza é o método mais rigoroso e conservador ao que tange acordar cedo, mas muito eficaz. Em tese, consiste em manter os mesmos horários de sono para dormir e para acordar todos os dias, mantendo-se assim uma rotina pré-estabelecida.

Esse método é ideal para pessoas que vivem em rotinas mais estruturadas e pouco flexíveis e que precisam de um cronograma de sono bem definido.

Planeje-se ontem 

O planejamento de um bom dia não começa assim que você levanta, mas na noite anterior, no exato momento em que você decide o horário em que vai dormir. Após traçar os horários suficientes para te manter descansado, prospecte como será o dia seguinte.

Se for preciso, anote todas as atividades que você fará ao decorrer do dia. Organize a roupa que vestirá e até mesmo o café da manhã que tomará, assim, você se mantém mais motivado para acordar cedo, sabendo que todas as atividades já estão meticulosamente traçadas, inclusive aquelas pelas quais você está acordando cedo.

Use o despertador ao seu favor

O modo soneca pode acabar com a qualidade de seu sono. No entanto, o despertador pode ser um grande aliado nessa empreitada de acordar cedo. Para isso, é importante colocá-lo longe de sua cama, pois, uma vez do seu lado, é bem provável que você o desligue todas as vezes em que despertar.

Mantendo o despertador a uma certa distância de sua cama, para desligá-lo, você terá que levantar, mesmo que de mau humor, o que já te impulsionará a sair do estado de sonolência.

Mas, nada de desligar o despertador e voltar para a cama, viu? Vá para o banheiro e lave bem o seu rosto para fazer o seu corpo entender que aquele é o momento de se manter desperto.

Desligue-se do mundo 

Momentos antes do seu horário de dormir, desconecte-se dos dispositivos eletrônicos, do contrário, o seu cérebro computará que é preciso manter o seu organismo em estado de vigília.

Nesse sentido, desconecte-se da rede e do mundo virtual para adentrar ao mundo onírico, permitindo que o seu corpo aos poucos entre em estado de sonolência.

Ao se manter distante dos dispositivos eletrônicos, apagar as luzes e deitar na cama em posição de dormir, aos poucos o seu corpo irá relaxando, os batimentos cardíacos e a sua respiração se estabilizarão, ficando cada vez mais leves e compassados até o sono sobrevir.

Como acordar disposto para começar o dia?

Exercite-se

Desprender de atividades aeróbicas logo ao acordar é uma forma de impulsionar o vigor e aumentar a energia para atravessar o dia. Yoga, por exemplo, pode ser perfeito para começar o dia com maior disposição;

Não responda mensagens e e-mails

Principalmente se forem relacionadas ao trabalho, as quais requerem de você disposição para solucionar problemas. O recomendado é que as primeiras horas do dia sejam gastas com si mesmo;

Deixe a luz natural entrar

Assim você sinaliza ao seu organismo que o dia começou e é hora de se manter em alerta.

Prontinho! Agora você já está preparado para traçar as melhores estratégias para acordar cedo e cumprir os seus objetivos. Se gostou do post, compartilhe com um de seus amigos noturnos que esteja precisando acordar cedinho, mas tem dificuldade.

Nos vemos semana que vem,

Bons sonhos!

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