Curiosidades do Sono

Como regular o sono: Comece pela mudança de hábitos!

Muitas pessoas estão tão acostumadas com a falta de rotina de sono, que hoje em dia tomam por normal dormir pouco e dormir mal.

Mas, a verdade é uma só, o sono é imprescindível à vida humana, afinal é durante essa etapa que o nosso cérebro organiza as nossas memórias e faz a manutenção das operações mais elementares a nossa existência.

Em contrapartida, um sono desregulado pode causar grandes problemas a nossa saúde emocional bem como ao nosso psicológico, principalmente quando passa a interferir em nossas relações interpessoais.

Se você está sonolento, quando todos à sua volta estão acordados e, quando você precisa dormir, você acaba passando por uma série de distúrbios, como insônia e apnéia, está na hora de regular o seu sono. E para tanto, algumas mudanças de hábitos já consagrados se faz necessária, afinal, são os hábitos que propulsionam condutas saudáveis ou maléficas.

Hoje o post é especial, pois a equipe F.A. Colchões reuniu para você algumas dicas para regular o seu sono e mantê-lo saudável.

Regule o seu ciclo do sono de uma vez por todas

É sempre importante analisar conscientemente se a sua rotina de sono está propiciando um sono de qualidade. Maus hábitos podem desregular o seu ciclo do sono, causando muito além de noites mal dormidas, o comprometimento de funcionalidades essenciais ao nosso organismo, o que acaba por vigorar em nós o excessivo cansaço, grandes picos de irritabilidade e ansiedade e a improdutividade.

Então,confira a seguir algumas dicas essenciais para te ajudar a regular o seu ciclo de sono de forma prática e, sobretudo, sadia.

Acorde impreterivelmente todos os dias no mesmo horário

Veja, se uma pessoa sofre de insônia, dificilmente ela conseguirá dormir sempre no mesmo horário. Assim, é mais efetivo ao invés de estabelecer como meta: dormir todos os dias no mesmo horário, colocar como meta: acordar todos os dias no mesmo horário.

Se você pudesse escolher um horário para acordar (claro, sempre levando em conta as suas necessidades diárias), qual horário te deixaria mais orgulhoso? Em qual horário você se sentiria bem acordando todos os dias?

Trace o horário de despertar e busque cumpri-lo. Perceba que para seguir essa dica você precisa ser honesto consigo mesmo, ou seja, delimite um horário possível de ser atingido e, principalmente, honre a sua meta.

Ao criar o hábito de acordar todos os dia no horário preestabelecido, você acaba por condicionar o seu cérebro a compreender o horário ideal de despertar e com o tempo acordar já não será uma tarefa tão massiva e desafiadora, mas sim prazerosa.

Não tire sonecas durante o dia

Para que o seu corpo se adapte ao novo ciclo de sono é importante que você busque ao máximo resistir às sonecas diárias, posto que elas fragmentam o seu sono, podendo contribuir aos famosos distúrbios.

Em linhas gerais, cochilos diurnos podem desestruturar a rotina, posto que você “recupera o sono perdido”, o que te leva a descumprir o horário de dormir, uma vez que estará sem sono.

Uma forma de não cair na tentação de tirar um cochilo diurno é reconhecendo os gatilhos que te levam a ansiar por dormir em um horário inapropriado. Por exemplo, se você percebe que sempre acaba em estado de sonolência quando se deita ao sofá, não o faça, opte por outras atividades que não estimulem o seu sono.

Então, faça um combinado consigo mesmo, todas as vezes que pensar em tirar uma soneca, busque substituí-la por outro tipo de atividade, saia para caminhar, leia um livro, converse com seus amigos, prepare uma comida que você gosta. Faça o possível para se distrair, só não durma durante à tarde.

Não mexa em aparelhos eletrônicos antes de dormir

Sabemos que está cada vez mais difícil se desvencilhar de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Possivelmente, somos movidos a navegar nas redes sociais no período noturno por perceber que aquele é o momento do dia que podemos enfim descansar, portanto, encaramos o celular como uma forma de passar o tempo até que o sono apareça.

No entanto, as luzes artificiais dos computadores e celulares atrapalham o nosso relógio natural, desregulando o nosso sono. Quando passamos a nossa noite em frente a telas luminosas, o nosso cérebro entende que ainda é dia, buscando manter as funções e operações elementares desse período do dia ainda em atividade.

Portanto, é muito importante criar novos hábitos na hora de dormir ao que tange o uso de aparelhos eletrônicos. Aqui, você pode manter desligado todos os equipamentos momentos antes de dormir, ou ainda, configurar o dispositivo em uso para que a tela fique mais quente.

Utilize da meditação para estimular o sono

Dormir na hora certa muitas vezes pode exigir a realização de algumas atividades que visem diminuir as suas operações psicofísicas. Uma atividade muito efetiva para alcançar essa finalidade é a meditação.

A meditação é um ótimo exercício que te mantém ativo no aqui e agora, reduzindo a propensão ao estresse e a ansiedade, que se mostram como causas diretas da desregulagem do sono.

Manter-se no momento presente através da prática meditativa é uma ótima forma de sinalizar ao seu cérebro o momento certo de relaxar e se desprender da correria e produtividade do dia a dia.

Então, momentos antes da hora de dormir, tente focar nas suas sensações mais elementares, como o próprio ato de respirar. Além disso, mantenha-se atento aos seus pensamentos, tornando-os cada vez mais alinhados ao momento em questão e livre-se das preocupações externas.

Amanhã certamente será um novo dia propício para resolver os seus problemas, uma vez que você estará mais descansado, após uma noite tranquila de sono.

Sono regulado! Agora é só aproveitar!

Gostou do post? Conta pra gente aí nos comentários. Esperamos sinceramente que estas dicas possam contribuir para a regulagem de seu sono, podendo te possibilitar noites tranquilas.

Para mais dicas incríveis como essa, não deixe de acompanhar o nosso blog. Nele apresentamos semanalmente conteúdos e dicas poderosas para a saúde e bem estar de seu sono.

Até mais!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo