Bem EstarDormir BemSeu Quarto

Como refrescar o quarto: 7 dicas para aliviar o calor

Ter uma boa noite de sono está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil nos dias quentes. Sofremos na pele os efeitos provocados pelos picos de calor, como desidratação, problemas de insônia e quedas de pressão.

Com as alarmantes previsões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), precisamos ser mais criativos para lidar com as temperaturas altas.

Aprenda truques eficazes sobre como refrescar o quarto em dias de temperaturas nada confortáveis. Confira a lista de dicas que o blog Feliz Acordar criou para transformar o seu ambiente de descanso em um lugar mais agradável e refrescante durante os dias e as noites de altas temperaturas.

1) Utilize lâmpadas frias no seu quarto

As lâmpadas fluorescentes e de LED são consideradas ecologicamente corretas pelo fato de consumir pouca energia e contribuir para a diminuição de lixo tóxico, uma vez que a vida útil delas é maior que a dos outros modelos de iluminação.

Além disso, as lâmpadas LED contribuem para um ambiente mais fresco para sua família, pois são lâmpadas que não emitem calor como as incandescentes.

Ainda no tópico economia de energia e baixa emissão de calor, desligar na tomada eletrônicos como a televisão é um ótimo hábito para diminuir a produção de calor que circula dentro do seu quarto.

2) Potencialize a ação do ventilador

Utilize o ventilador de maneiras criativas para melhorar a circulação de ar frio no seu quarto. Por exemplo, você pode congelar água em um recipiente e colocar o gelo formado em frente ao ventilador.

Outra opção fácil que te ajuda a dormir com mais conforto nos dias quentes é posicionar o ventilador de modo que ele puxe o ar aquecido de dentro do ambiente e direcione para a janela.

Ao promover a ventilação cruzada no ambiente com portas e janelas abertas, você cria as condições necessárias para que seu ventilador trabalhe como um potente agente na formação de corrente de ar fria.

Tudo o que você precisa para evitar o estresse do suor excessivo e o incômodo causado pelos mosquitos!

3) Aumente a umidade do ar nos cômodos

Em caso de tempo seco, com baixa umidade, a umidificação do ar interno é um excelente método para elevar a qualidade do ar e transformar o quarto em um ambiente mais arejado e fresquinho! Para isso, você pode contar com diversas práticas, como:

  • Usar umidificadores eletrônicos;
  • Encher bacias e baldes com água e posicioná-los em pontos estratégicos do seu quarto;
  • Colocar uma fonte de água para relaxar com o som tranquilo e aumentar a umidade do cômodo.

4) Espalhe diversas plantas pela casa

Além de agregar valor à decoração da sua residência, as plantas também são poderosas na luta contra a baixa umidade. A sensação agradável que as plantas transmitem vem do perfume que elas exalam e da ação de melhorar a qualidade do ar no ambiente fechado.

Aposte em plantas de sombra como lírio da paz, antúrio e lavanda.

5) Retire os tapetes da sala e dos quartos

Os tapetes geralmente são feitos de tecidos pesados, certo? No inverno, eles são perfeitos para trazer aconchego ao seu lar. Contudo, esse não é o caso nos dias de muito sol! Recomendamos que você guarde todos eles e aproveite a refrescância proporcionada pelo contato direto com a frieza do piso!

6) Prefira tecidos de algodão

Se usar roupas de algodão é ideal durante o verão, o mesmo serve para todas as peças de tecido presentes no seu quarto. Opte por roupas de cama e cortinas de algodão e de cores claras para evitar a absorção do calor que entra na sua casa.

No caso das cortinas, lembre-se de abri-las quando anoitecer já que permitir a entrada da brisa desse horário é uma boa ideia para pegar no sono profundo e acordar mais disposto!

7) Congele sua roupa de cama no freezer

Um truque bem diferente, mas pode ter certeza que funciona! Basta utilizar uma sacola com fechamento para proteger os lençóis e fronhas e colocar no freezer. Na hora de dormir, retire-os da embalagem e pronto! Sua cama estará geladinha e na temperatura certa para você dormir melhor.

Dica extra: Pinte o telhado de branco!

Caso o seu orçamento do mês permita esse tipo de investimento, a pintura do telhado na cor branca traz efeitos super positivos para todos os cômodos da casa!

Como o branco é uma cor que reflete a radiação emitida pelo sol, a distribuição de calor que o material do telhado realiza é amenizada com muita eficiência. Assim, você não passará mais calor seja no quarto, na sala ou em qualquer outro ambiente do seu lar.


Se você curtiu as ideias sobre o que fazer para deixar o quarto refrescante, continue acompanhando as postagens do nosso blog!

Nós da Feliz Acordar oferecemos conteúdos incríveis sobre bem estar, decoração e curiosidades sobre o sono. Vale a pena conferir!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo