Curiosidades do Sono

Entenda como dormir emagrece e melhora a saúde!

Muitas pessoas que estão buscando perder peso acabam gastando uma fortuna com equipamentos, tratamentos, porém, na hora de investir em um bom colchão e travesseiro para potencializar a perda de peso natural, acabam falhando.

Isso acontece pois elas não se dão conta da importância do sono nessa batalha. Para entender como dormir emagrece, confira este post e entenda porque dormir bem faz toda a diferença na hora de regular as medidas!

Qual a relação entre o metabolismo e o sono? Entenda!

Seu metabolismo é regulado por uma série de fatores. Você pode educá-lo para trabalhar com mais intensidade, mas nenhuma disciplina do corpo é mais importante do que dormir bem. O sono pode parecer algo improdutivo mas, na verdade, é um dos momentos em que nosso corpo mais mobiliza atividades.

Dormir ajuda a aprender e memorizar, a crescer, a desestressar e, sim, dormir emagrece. Mas não se trata de uma mera questão de queimar uma série de calorias em uma cama, e sim que o sono providencia as condições ideais para que você queime gordura.

Mais do que isso, o oposto também é uma realidade: dormir mal engorda, e muito.

Explicamos: quanto menos repomos as energias, maior se torna a necessidade energética do nosso corpo de alguma outra forma, e quais alimentos costumam oferecer uma fonte fácil e rápida de energia? Açúcares e carboidratos.

Pois é, de alguma forma você vai precisar repor suas energias, e enquanto os açúcares e carboidratos em excesso têm um efeito devastador no acúmulo de gorduras, já que a compulsão que a privação do sono costuma causar nos faz comer muito mais do que o necessário, o sono é ótimo para restituir de forma natural e produtiva as nossas energias, físicas e mentais.

A quantidade e a qualidade de sono diminuem nossa compulsão por comer, assim como aumentam o efeito de saciedade. Isso porque enquanto dormimos, regulamos a produção de dois hormônios chave na luta pela perda de peso: a leptina, que regula a sensação de saciedade, e a grelina, que é conhecida como o “hormônio da fome”, por regular nossa vontade de comer.

A falta de sono também é um perigo por produzir outro hormônio em excesso, o cortisol, que regula o estresse e o descompasso da falta de sono. O excesso desse hormônio é um dos principais responsáveis pelos déficits de atenção e, mais do que isso, a capacidade de processamento do metabolismo.

Quanto mais lento o metabolismo, mais demorado vai ser para que os nossos corpos sejam capazes de processar nossa alimentação e também para queimarmos as calorias extras. Isso acaba causando a retenção de líquido e de gorduras, já que o organismo entende que precisa fazer aquela reserva extra de energia.

Como dormir emagrece?

Além de criar as circunstâncias hormonais ideais para gastar mais energia e ter o metabolismo mais rápido durante o dia, o sono é o principal produtor do GH, o famoso hormônio do crescimento humano.

Este hormônio não serve apenas para a fase de crescimento da infância e da adolescência, mas também é um importante definidor de musculatura, tanto que muitos fisiculturistas consomem esse hormônio de formas alternativas, pois eles consomem a gordura para crescer e definir a musculatura.

E quanto menor for o índice de gordura corporal, maior o nível de definição da musculatura. E para aumentar ainda mais o poder de definição, você pode seguir algumas dicas extras:

  • Durma em uma temperatura amena, um pouco abaixo da média. Pode parecer que suar durante o sono faz perder líquido, mas não, pelo contrário: uma temperatura mais amena vai fazer seu corpo trabalhar melhor;
  • Além da temperatura, regule a luz: evite especialmente a luz da tv e do celular. A maior produção de melatonina melhora a qualidade do sono profundo, que é onde o GH é produzido;
  • Muitas vezes, dormir bem acaba valendo mais que dormir muito, então além do ambiente, seu colchão e o travesseiro vão ser os grandes definidores da qualidade do sono. Quanto mais regular for o sono, com menos interrupções, mais produtivo.
  • Por isso, é muito importante cuidar de distúrbios como insônia e especialmente a apneia do sono;
  • Coma em média 3 a 4 horas antes de ir para a cama, isso vai liberar energia do seu corpo para cuidar integralmente das atividades exclusivas do sono;
  • Pratique algum exercício físico até 4 horas antes de dormir, especialmente aqueles de alta intensidade, que promovem a queima prolongada, que vai ter efeitos ainda melhores durante o relaxamento do sono.

Quem é profissional na definição corporal sabe muito bem o quanto o sono ocupa uma posição prioritária e insubstituível. Aqui no blog da F.A. Colchões você confere as melhores dicas sobre qualidade de vida e sono e, em nossa loja, encontra o colchão ideal para ter o sono reparador que seu corpo precisa!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo