1 minutos de leituraFases do sono
Tão importante quanto dormir pelo tempo apropriado é ter um sono equilibrado. Enquanto dormimos, o cérebro fica em constante atividade, e a frequência das ondas cerebrais oscila. Cada faixa de frequência corresponde a uma “fase” do sono. Ao longo da noite essas fases se alternam, e o cérebro cumpre tarefas específicas em cada uma. Distúrbios do sono atrapalham essa alternância, pois nos puxam de volta para a vigília diversas vezes.
Fase 1 – Sono Leve
Entre 5 e 10 minutos / Frequência de ondas cerebrais: 4-12 Hz
É uma transição entre a vigília e o sono. Ondas cerebrais desaceleram e a atividade musculas do corpo despenca, o que pode gerar espasmos e sensação de queda.
Fase 2 – Sono Médio
Entre 20 e 30 minutos / Frequência: 4-7 Hz
O movimento dos olhos para. As ondas cerebrais ficam tão lentas quanto as de quem pratica meditação, com algumas altas eventuais. A temperatura do corpo e a pressão sanguínea diminuem.
Fase 3 – Sono Profundo
Entre 10 e 30 minutos / Frequência: 0,1-4 Hz
O cérebro pisa fundo no freio e libera ondas lentíssimas. É bem mais difícil acordar. Se acontecer, você pode ficar desorientado por uns minutos. Nessa fase, podem acontecer episódios de terror noturno e sonambulismo.
Fase R.E.M
Entre 10 e 60 minutos / Frequência: 30Hz
As ondas cerebrais disparam e chegam à mesma velocidade do estado de vigília. A atividade cerebebral está em alta, assim como a respiração e a pressão sanguínea. Os olhos se movimentam rapidamente – e é nessa fase que surgem os sonhos.