Bem Estar

7 benefícios para a saúde de quem dorme bem

Dormir em média 7 horas por noite, em um colchão confortável e adequado para as suas necessidades, pode ser a solução para muitos problemas que você nem imaginava que tinham relação com o sono. Tem gente que se gaba por dormir poucas horas, mas espertos mesmo são aqueles que sabem aproveitar ao máximo suas noites e seu descanso. Isso porque esse período em que o corpo fica em repouso é essencial para a recuperação e o bom funcionamento de todo o nosso organismo. Veja só como sua saúde pode melhorar:

1 – Coração mais saudável
Se você dorme mal ou pouco, seu coração é forçado a trabalhar mais e você passa a privá-lo do descanso que ele necessita. Existe um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA que comprova: é mais comum encontrar doenças do coração em pessoas que dormem mal. Então fica a dica: cuide do seu coração dormindo.

2 – Auxílio na dieta
O sono tem seu papel para ajudar a regular o peso. A insuficiência do sono pode prejudicar sua queima calórica, e todo o seu esforço para manter a forma física vai por água abaixo se você não dormir o número de horas necessárias por dia, já que acaba perdendo mais músculos do que gordura.

3 – Bom humor na certa
Saúde emocional também é muito importante, e um bom dia só começa depois de uma boa noite de sono. Privar-se do sono impede você de se revigorar para os desafios do dia seguinte e alguns mecanismos que ajudam a regular a saúde emocional ficam desajustados. Já quem tem uma noite revigorante tem grandes chances de acordar disposto e de bem com o mundo.

4 – Rejuvenescimento instantâneo
Nada de olheiras ou daquela aparência cansada. Depois de uma noite de descanso, suas células da pele se regeneram, seus olhos se recuperam do esforço do dia anterior e o seu sorriso, que colabora para uma aparência jovem, aparece com muito mais facilidade. Acredite, a saúde da sua pele também depende da qualidade do seu sono.

5 – Sistema imunológico funcionando
Privar-se do sono afeta seu sistema de defesa, que fica debilitado e deixa você mais vulnerável a infecções, resfriados e até lesões. Mas dormir bem ajuda a tornar
as células saudáveis e fortalece todo o seus sistema imunológico.

6 – Capacidade intelectual
Boa memória, capacidade de conectar ideias, melhor concentração e avanços no desempenho cognitivo são algumas das vantagens que você pode ter ao valorizar os seus períodos de repouso. Na hora do sono é que seu cérebro repõe as energias e fica pronto para mais uma jornada de trabalho ou estudos, auxiliando a sua saúde mental.

7 – Controle da diabetes
Quem tem diabetes e não dorme de maneira adequada, tem uma resistência maior à insulina. Isso não só dificulta o controle da doença como pode fazê-la avançar. Já os diabéticos que desfrutam de boas noites de sono conseguem tratar a doença com mais facilidade. Dormir com qualidade é um fator chave para ajudar a controlar a diabetes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo