6 minutos de leituraConheça a cama flutuante e como montá-la em casa
Muito tem se ouvido sobre camas flutuantes nos últimos dias, tratam-se de modelos modernos e inovadores e sua principal característica está no fato de que passam a impressão de estar flutuando dentro do quarto. Essa tendência de móveis suspensos não exatamente uma novidade, já que se inspira em outros móveis como nichos, prateleiras e armários que ficam presos à parede como se realmente estivessem flutuando.
No entanto, a cama flutuante se difere desses móveis pois possui a necessidade de uma base que consiga suportar o peso do colchão e das pessoas que irão dormir na cama. Após o acabamento, a cama fica com um ótimo design e a base não fica visível, promovendo uma aparência mais clean ao ambiente.
Esse visual faz dessa alternativa, uma ótima ideia para quartos com espaços reduzidos, pois fornece uma sensação de amplitude com o vazio logo abaixo do colchão. Ficou curioso para entender como essas camas são montadas? Quer receber algumas dicas para fazer a sua? Então continue a leitura!
Como funciona uma cama flutuante?
Como mencionamos, a cama flutuante tem base oculta, o que faz com que ela fique, aparentemente, suspensa. Isso acontece pois sua base fica posicionada bem ao centro do colchão. Assim, ela consegue ficar apoiada, sem riscos de tombar ou fazer com que o colchão chegue ao chão. Entendemos o medo do usuário com relação à queda do colchão, afinal, sem os pés na lateral e com os pés introvertidos, a cama passa a sensação de que não aguenta receber pesos em suas laterais, certo?
Errado! Os riscos desse tipo de cama tombar são nulos se ela contar com peças de qualidade, com uma instalação bem feita e com uma estrutura reforçada, ela permite que você possa descansar e relaxar em sua cama flutuante sem riscos.
Pense que o local em que o peso da cama é concentrado recebe a mesma força que é exercida sob o chão em modelos de camas convencionais, assim, a única diferença entre esses modelos é que a cama flutuante possui um design diferenciado que deixará sua casa com um toque moderno e inovador.
Como montar sua própria cama flutuante?
O estilo inovador e ousado da cama flutuante é contagiante, não é? Se você gostou da ideia e pretende fazer uma em sua casa, vamos ao passo a passo para montá-la. Separamos algumas dicas para que você consiga montar tudo de acordo com os seus planos e objetivos de acabamento de ambiente.
1. Faça as medições necessárias e encaixe os suportes
Para começar, você deve tirar as medidas da cama no tamanho que você deseja. Depois de escolhido o tamanho, é preciso encaixar os quatro suportes laterais de madeira um no outro, formando um retângulo. Depois, você deve encaixar mais quatro suportes de forma horizontal, que funcionarão como suporte para o engradado da cama, por fim, parafuse tudo de forma firme.
2. Reforce a estrutura da cama
Dentro desses suportes horizontais, você deve encaixar pequenos suportes em linha vertical, para reforçar sua cama flutuante. Parafuse-os também e a base estará pronta. Agora é preciso montar o suporte interno que segura a cama e deixa a impressão flutuante que buscamos.
3. Fixe a base inferior
Para a base inferior, basta que você forme um retângulo consideravelmente menor do que o tamanho de sua base. Em seguida, pregue as duas bases com o auxílio de calços de madeira que deixe ambos bem fixos. Você também deve fazer pequenos suportes para o colchão nas laterais da base para evitar que ele afunde.
4. Pregue o engradado
Por último, basta que você pregue o engradado buscando evitar deixar buracos na base, para não acontecer de danificar o colchão com o passar do tempo. Com esses passos, sua cama flutuante estará finalizada, aproveite!
Preparamos esse tutorial de forma prática e resumida, no entanto, existem alguns detalhes muitos importantes para se analisar antes de iniciar o processo de produção de sua cama. São eles:
Habilidades de marcenaria
Se você está cogitando a ideia de fazer todo o trabalho por conta própria é muito importante que você conheça alguns conceitos básicos de marcenaria para evitar perder as peças da cama que está montando e, acima de tudo, evitar se machucar durante o processo.
Caso você não tenha conhecimento suficiente, ou queira evitar o trabalho de produção, você pode contar com marcenarias que fazem todo esse processo para você. Também é importante avaliar diferentes orçamentos antes de concluir qual o melhor modelo e preço para você.
Espaço disponível
Também é importante que você analise o espaço disponível em seu quarto para evitar outros problemas de encaixe e movimentação da cama dentro do ambiente. Para ter um espaço mais prático e confortável é necessário que você tenha ao menos uma distância de 1 metro entre as bordas da cama e a parede.
Você pode medir todo o ambiente para conseguir definir qual o tamanho ideal para você. Existem diversas opções de tamanhos, como: colchão de solteiro, casal, queen e king. Temos um post explicando as principais diferenças entre os modelos queen e king, aproveite para conferir.
Tipo de madeira
Também é importante pensar no tipo de madeira que você pretende usar para tirar esse projeto do papel. Atualmente existem diversas opções de madeira como MDF, compensado, MDP, madeira maciça e outros. Tudo varia de acordo com suas intenções de acabamento para o projeto e com o investimento que você tem disponível.
Qual o colchão mais adequado para uma cama flutuante?
Para que você busque mais conforto e segurança em sua cama flutuante, os colchões mais recomendados são os colchões de espuma, porque além de serem considerados mais leves, eles garantem mais estabilidade para que você se deite na cama com todo o conforto que irá precisar para descansar em seu dia a dia.
No entanto, nada o impede de adquirir um modelo de colchão de molas, que oferecem mais resistência e se ajustam ao seu corpo devido a presença de suas molas internas. Portanto, cabe a você decidir qual o tipo de colchão ideal para você, pensando no modelo que mais atende suas necessidades.
Como você viu, a cama flutuante traz um toque diferenciado e estiloso para seu quarto, deixando-o diferente do atual padrão de camas disponíveis. Você pode aproveitar e usar fitas de LED abaixo da base para iluminar o espaço que ficará livre, trazendo uma sensação de conforto e agregando também ao seu projeto de iluminação interior.
Além disso, as camas flutuantes também possuem a vantagem de que são muito flexíveis no quesito de se adaptar ao estilo de decoração de seu quarto, portanto, ela oferece um ótimo acabamento, tanto em quartos modernos quanto em estilos mais rústicos. Tudo se trata de saber escolher as peças adequadas para que tudo fique conforme seus planos.
O que você achou da ideia de cama flutuante? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos te inspirado a renovar seu quarto com essa ideia incrível e inovadora. E já que estamos falando de cama, que tal conferir nosso post sobre os principais tipos de cama?
Temos um conteúdo completo que mostra dos modelos mais básicos aos mais diferenciados. Agradecemos sua atenção e esperamos por você aqui em nosso próximo post.
Até lá!