Melhor Idade

Tipos de cama para idoso: conheça as melhores e faça a escolha certa!

A importância do sono para a nossa qualidade de vida é inegável, e isso se torna ainda mais destacado quando as pessoas estão na terceira idade. Essa fase da vida pode ser tanto saudável quanto marcada por problemas de saúde – cabe a nós evitarmos e prevenirmos da melhor maneira possível.

É nessa hora que a cama para idoso surge, auxiliando a uma vivência mais confortável. Afinal, no final do dia, para recuperar as energias, elas precisam ter alta qualidade, não é?

Escolher o modelo certo quando se está na terceira idade é essencial para manter a qualidade de vida e, até mesmo, deixar o corpo mais saudável, impedindo que as dores atrapalhem as tarefas rotineiras.

Hoje, a FA Colchões falará mais sobre os modelos que existem e dará o veredito sobre o melhor. Precisa saber como escolher uma para você ou para algum familiar já mais velho? Acompanhe o post para comprar a certa!

Cama para idoso: quais são os modelos? A FA responde!

A terceira idade é marcada por muitas coisas, essas podendo ser tanto positivas quanto negativas. Biologicamente falando, ocorre uma diminuição da imunidade e resistência física. Os músculos, ossos e articulações se tornam mais frágeis, a pele perde a elasticidade e diversos outros elementos sofrem alterações.

E todos esses problemas podem piorar ou acarretar em outros se a cama e o colchão forem inadequados. Imagine ter problemas de coluna há muitos anos, relativamente controlados, e eles piorarem por causa de uma questão que poderia ser resolvida com a compra do modelo de leito certo? Seria bem desagradável.

Quando falamos sobre o sono dos idosos, é comum que este tenha um tempo ainda menor se comparado com o dos adultos de 30 anos ou jovens, por exemplo. Quanto mais envelhecemos, mais leve é o sono.

É por isso que é comum vermos senhores e senhoras acordados assim que o sol nasce, o relógio biológico se transforma com o passar dos anos, até estar alinhado para despertar conforme as primeiras horas do dia.

No fim, é preciso ter sempre os melhores móveis e acessórios para ter todo o conforto necessário para manter uma boa qualidade de vida e saúde.

Considerando que a cama tem grande influência no sono, torna-se essencial ter o modelo ideal em casa para quem tem mais de 60 anos, certo? Mas o que saber para escolher o certo? É nessa hora que a FA entra e ajuda, confira:

1. Camas articuladas

As camas articuladas são bem conhecidas, principalmente porque são usadas com aqueles que têm problemas de mobilidade ou muitas dores na coluna, facilitando seus tratamentos.

Seu nome advém das partes que podem ser levantadas e abaixadas, proporcionando diferentes tipos de inclinação. Esse manuseio pode ser feito tanto por manivelas, presentes nas mais antigas e básicas, quanto por motor elétrico, presente em modelos mais modernos.

Dentro dessas camas articuladas, existem as subdivisões: manual, elétrica e rotacional. Cada qual tem suas vantagens e desvantagens, veja:

Camas articuladas manuais

Esse modelo é o que já citamos, possuindo as divisões acionadas por manivelas que deslizam. Elas permitem que a pessoa selecione a inclinação da cama que deseja, levantando as costas e pernas de quem está deitado.

A sua principal desvantagem é que é difícil de manusear, muitas vezes necessitando da ajuda de outra pessoa para mexer, o que nem sempre é possível.

Camas articuladas elétricas

Esses são modelos bem modernos que fazem a mesma coisa que os manuais, com a diferença de que é o motor que trabalha para mexer as partes da cama. Ter o controle a disposição a qualquer hora é sinônimo de praticidade.

Camas articuladas rotacionais

O modelo rotacional é ainda mais moderno porque, além da praticidade que o motor elétrico oferece, elas podem movimentar o estrado e o próprio colchão, permitindo que o idoso se sente com as costas diretamente apoiadas. Além disso, elas também não necessitam de uma segunda ou terceira pessoa ajudando, a não ser que o idoso não consiga mexer sozinho no controle.

2. Cama normal com colchões especiais

Quer dizer que um idoso só pode ter uma cama articulada? Não, não é bem assim. As camas articuladas são ideais para aqueles que já têm problemas de saúde que necessitam de certos cuidados.

Mas se o idoso não tiver doenças sérias e precisar apenas de uma cama que ofereça conforto para que não surjam dores, é perfeitamente possível optar por um modelo padrão. O que precisa ter atenção é apenas no tipo do colchão ideal, alguns são mais indicados, porque aumentam a qualidade do sono.

Por exemplo, o colchão de látex é um dos melhores do mercado, isso porque seu formato se adequa às necessidades do corpo, além de oferecer boa respirabilidade, serem antialérgicos e muitas outras vantagens!

Se você quiser conhecer mais sobre os melhores colchões para as costas, temos um post exclusivo. Pode decidir com base nas descrições que damos a cada um, o que acha?

Quando se tem uma cama normal e está na terceira idade, pensar no tipo que oferecerá maior conforto para suas juntas e ossos é essencial. No fim, o melhor modelo de cama para idoso é aquele que oferece todos os benefícios que você precisa e te proporciona maior bem-estar. Investir na saúde é ter um colchão que proporciona um bom sono!

Então, achou as dicas pertinentes? Para saber mais, não deixe de nos acompanhar semanalmente, ok? A FA se preocupa com a qualidade do sono de seus leitores, por isso sempre prepara conteúdos incríveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo