Bem EstarCorpo e MenteDormir Bem

6 minutos de leituraFicar muito tempo deitado é prejudicial? Descubra!

Você já parou para pensar no nível de praticidade que o progresso tecnológico nos trouxe? Agora, é possível socializar, conversar, estudar, trabalhar, escutar músicas, assistir filmes e muito mais sem sequer sair de casa, através das telas digitais. Isso, como todos sabemos, possibilita que uma pessoa possa passar o dia inteiro na cama, saindo apenas para ir ao banheiro e comer.

Ainda mais nesse período em que ficar em casa é sinônimo de não contrair o COVID-19, o número de horas que ficamos deitados aumentou significativamente Com isso, aqui no blog Feliz Acordar temos recebido com frequência a pergunta “ficar muito tempo deitado é ruim?” Já adiantamos que sim, é prejudicial – entenda as razões a partir de um ponto de vista profissional!

homem de suéter com dor no pescoço

Os efeitos colaterais de ficar muito tempo deitado

Todos nós podemos dizer o quão atrativo é passar horas e horas deitado, seja dormindo, descansando ou fazendo qualquer outra atividade. No entanto, apesar de parecer inofensiva, em pouco tempo essa prática pode desencadear algumas questões seríssimas de saúde e pode até ser um sintoma da doença clinomania. Veja as principais consequências físicas desse hábito:

Úlceras de pressão

Também conhecidas como escaras, as úlceras de pressão são provocadas pela falta prolongada de movimento que acaba interrompendo o fluxo sanguíneo e degradando algumas partes da pele, em especial nos calcanhares, tornozelos, quadris e no cóccix.

Existem alguns estágios diferentes das lesões: o inicial é apresentado por meio de feridas superficiais que podem ser tratadas com limpezas e curativos, mas no quarto estágio as escaras já podem chegar aos ossos e exigir um tratamento muito mais intenso. Em casos de alto nível de gravidade, as úlceras podem levar ao falecimento.

Mas não pense que as suas 7 ou 8 horas de sono valioso provocarão isso, já que todos nós nos movimentamos diversas vezes enquanto dormimos. As pessoas que têm que tomar cuidado com as úlceras são as que estão no pós-operatório, as que estão lesionadas ou as com incapacidades físicas – basicamente, quem realmente não pode se mover por longos períodos de tempo.

Trombose

Similar às escaras, a trombose é uma condição associada à inatividade prolongada. Provocada pela formação de coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo de sangue em veias grandes, a condição causa muita dor e inchaço na área afetada. Mas o pior rumo que a trombose pode tomar é caso um de seus coágulos se desprenda.

Esse processo, conhecido como embolia, pode levar o sangue aglutinado ao pulmão, ocasionando a gravíssima embolia pulmonar. Novamente, mesmo que passar muito tempo deitado seja um de seus principais fatores de risco, passar 5 horas na cama maratonando uma série dificilmente causará a trombose. Por via das dúvidas, procure se alongar no fim de cada episódio.

Enfraquecimento dos músculos

Imaginamos que o fato do repouso excessivo causar o enfraquecimentos dos músculos não seja um segredo para ninguém. Afinal, todos podemos perceber que, ao levantar de manhã, o corpo também precisa de um tempo para ‘acordar’. O problema é que, ao criar o hábito de passar muito tempo deitado, os músculos perderão a sua força e deixarão de aguentar peso.

O próprio peso da coluna vertebral ficará demais, o que explica porque tantas pessoas sentem que é impossível manter a postura reta. Isso se torna um ciclo sem fim: você passa muito tempo deitado, enfraquece os músculos, a postura fica ruim e então volta a passar mais tempo na horizontal do que na vertical.

Enfraquecimento da coluna

Diante do tópico interior, você já pode imaginar que a própria coluna é afetada por longos períodos deitado. Os ortopedistas avisam que, ao perder o tônus da musculatura, a coluna também acaba ficando enfraquecida. Isso aumenta o risco de possíveis futuras lesões, que vão desde as ‘simples’ e pouco doloridas às mais graves e que requerem tratamentos intensivos para melhorar.

Aliás, os danos na coluna são ainda mais severos se o seu colchão estiver inadequado. Confira quais são os 10 sinais de que chegou a hora de trocar o seu colchão para garantir uma significativa redução de danos mesmo quando estiver deitado por muito tempo.

Como reduzir dano ao ficar muito tempo deitado?

Além dos riscos mencionados, não é incomum que passar muito tempo deitado cause prisão de ventre e outros problemas gastrointestinais. Agora deu para entender melhor a dimensão do problema, não é mesmo? Por sorte, prevenir todas essas questões pode ser bem mais fácil do que você imagina, veja as dicas:

Não fique parado

O corpo humano não foi feito para passar o dia deitado! Milhares de anos de evolução nos permitiram desenvolver características ideais para fazer exercícios como caminhar, nadar, andar de bicicleta, dançar e etc. Essas atividades liberam endorfinas, hormônios ligados ao nosso prazer e relaxamento.

Isso vai fazer com que você passe a associar o ato de se movimentar com saúde, bem estar e felicidade, o que é exatamente a sua definição. Comece de forma leve, apenas se alongando ou praticando algum esporte que goste. Garantimos que o desejo de passar tantas horas deitado na cama ficará menor!

Deite em uma posição correta

Um dos maiores problemas de ficar muito tempo deitado é que a maioria das pessoas o faz de maneira incorreta. Existem sim as melhores posições para dormir e as que são propícias para desenvolver problemas ósseos, então se quiser passar o domingo descansando na cama, o faça de uma maneira que não afete a sua postura, alinhando a coluna vertebral numa reta imaginária.

Fortaleça os seus músculos

O ato de tonificar o corpo não tem só a ver com estética, já que o mencionado enfraquecimento dos músculos e da coluna podem ser diretamente evitados pelo seu fortalecimento, claro. Por isso, dê uma olhada no nosso post sobre o impacto do sono na hipertrofia e conheça o tão importante papel desse termo na sua saúde física.

E aí, gostou das dicas? Apesar de todas essas informações, é sempre necessário separar o ato de ficar deitado por muito tempo com o de dormir. O sono é uma parte indispensável para a nossa saúde, então se você tem o hábito de passar horas na cama mexendo no seu celular ou algo do tipo, confira o nosso post sobre como regular o sono e siga otimizando a sua saúde!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo