5 minutos de leituraComo voltar a dormir? 8 dicas para recuperar o sono
8 dicas que ajudam a acabar com o sono interrompido
Se você já vivenciou a situação de ter seu sono interrompido durante a noite sabe o quão ruim é essa situação e como ela pode te afetar durante o restante do sono e em seu dia seguinte.
São muitos os motivos que nos fazem acordar durante o sono, seja por barulhos externos, necessidade de ir ao banheiro, tomar água, sonhos ruins entre outros motivos que podem atrapalhar sua noite.
A questão aqui é o que você precisa fazer a partir dessa situação para conseguir voltar ao seu sono e evitar os prejuízos de ter seu sono interrompido durante a noite. Confira abaixo nossas recomendações em situações como essa:
1. Mantenha o controle da respiração
Uma ótima maneira de conseguir voltar a dormir durante é manter o controle da respiração, para que seu corpo relaxe e possa ficar sonolento novamente.
Feche os olhos e inspire fundo até sentir seus pulmões cheios de ar, segure o ar por 3 segundos e solte até esvaziar o peito. Vá repetindo esse movimento de respiração diversas vezes até que o sono apareça.
Leia também: Como regular o sono: comece pela mudança de hábitos!
2. Evite pensar em preocupações do dia seguinte
Muitas vezes nos pegamos com pensamentos e preocupações dos estudos ou trabalho do dia seguinte, sendo até mesmo esse o motivo de termos nosso sono interrompido.
Mesmo sendo preocupações válidas e importantes para você, é importante lembrar que elas não poderão ser resolvidas neste momento e que você precisa descansar bem para conseguir realizá-las no dia seguinte.
Portanto, tente limpar sua cabeça desses pensamentos, voltando sua mente a momentos especiais de sua vida ou em um lugar que você foi e que se sentiu em paz consigo mesmo.
Gradualmente, sua mente ficará mais relaxada e você conseguirá dormir melhor.
3. Faça sessões de meditação guiada
Outra ótima maneira de conseguir recuperar o sono perdido durante a noite é com o auxílio de meditação guiada – em que uma voz irá guiá-lo a relaxar enquanto o induz ao sono.
Com uma rápida pesquisa, é possível encontrar diversos conteúdos gratuitos de meditação guiada na internet que podem ajudar a resolver seus problemas com o sono em poucos minutos.
4. Controle a entrada de luz
Na hora de dormir, é muito importante que seu quarto esteja escuro e sem incidência de iluminação direta, pois isso pode atrapalhar seu sono e também pode ser um dos motivos pelo qual você tenha acordado.
Apague todas as luzes e deixe o ambiente completamente escuro para que o seu cérebro reconheça a falta de luz no ambiente em que você está e passe a produzir a melatonina – o hormônio do sono.
Caso a iluminação esteja vindo da rua, procure fechar a janela para cobri-la totalmente e deixar seu quarto mais escuro. O uso de cortinas blackout nas janelas do quarto também podem ser uma ótima opção para bloquear a entrada de luz externa.
5. Nada de celular ou computador
Caso você tenha acordado durante a noite, é muito importante evitar o uso de dispositivos eletrônicos, pois a luz que vem de suas telas pode atrapalhar a produção de melanina e impedir que o corpo entre em estado de sonolência novamente.
Além disso, é válido ressaltar que a luz desses dispositivos em meio a escuridão do quarto pode ser muito prejudicial aos seus olhos.
O uso desses dispositivos é permitido rapidamente somente se você for buscar uma série de meditação guiada conforme sugerimos no item 3 ou estiver em busca de soluções para resolver seu problema de sono, como com a leitura deste post.
Mas assim que terminar, foque em nossas outras recomendações e fuja das luzes!
Leia também: Você sabe qual a melhor posição para dormir? Aprenda agora!
6. Não entre em pânico caso não consiga voltar a dormir
Caso você já tenha tentado todas as recomendações que trouxemos acima e ainda não tenha sentido nenhum sinal de sono, é muito importante que você não entre em desespero.
Lembre-se que essa preocupação pode fazer com que seu corpo entre em estado de alerta, tornando o sono ainda mais difícil. Tente soluções em conjunto, como a meditação guiada junto aos exercícios de respiração.
Se sua mente ainda estiver focada em problemas ou outras situações, tente anotá-los em um papel para que, quando for o momento, você possa resolvê-los e, dessa forma, conseguir remover esses pensamentos de sua cabeça.
Além disso, caso você tenha percebido que já se passaram 20 minutos desde o momento em que você está tentando dormir, não se esforce tanto para dormir.
Experimente fazer outras tarefas como a leitura de um livro, alongamentos, pintura ou outras atividades que lhe tragam paz. Após um tempo fazendo isso, você perceberá que seu sono voltará lentamente.
7. Evite se alimentar durante a noite
Já que você está acordado, aproveitar esse tempo para fazer uma boquinha pode ser uma boa, certo? Errado!
Ao se alimentar durante a noite, você irá fazer com que seu estômago tenha que realizar todo o processo de digestão dos alimentos enquanto você estiver deitado, atrapalhando seu sono.
Por isso, evite alimentos nesse momento e até mesmo durante o jantar. Em especial, aqueles com cafeína que estimulam o corpo a se manter acordado.
8. Avalie suas condições de conforto
Já parou para pensar que talvez o que esteja atrapalhando seu sono durante a noite possa ser a falta de conforto em seu quarto?
Para conseguir dormir com qualidade, seu colchão, sua roupa de cama e a temperatura do quarto precisam ser agradáveis para você.
Atente-se quanto à validade de seu colchão, seus travesseiros e outros acessórios e veja se não passou o momento de substituí-los por modelos novos e com tecnologias de conforto mais avançadas.
Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que tenhamos o ajudado a recuperar seu sono para acordar no dia seguinte com muita disposição e energia. Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre alimentos que tiram o sono e confira quais podem estar inclusos em sua dieta.
Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos você novamente por aqui em nossos próximos posts.
Até mais!