6 minutos de leituraEntenda as consequências de trocar o dia pela noite
A realidade é que parte considerável da sociedade brasileira adquiriu o costume de trocar o dia pela noite. Aliás, 60% da nossa população dorme menos do que deveria segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN) e divulgada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Apesar de sentirem os efeitos nada saudáveis desses hábitos, a seriedade do impacto na qualidade de vida ainda é desconhecido por muitos. Trocar a noite pelo dia traz diversas consequências negativas para diferentes aspectos de sua vida.
No artigo de hoje, explicamos quais são os malefícios envolvidos nessa inversão de horário do sono e reunimos dicas importantes para quem trabalha à noite e precisa se adaptar à vida noturna sem perder qualidade de vida.
Ritmo circadiano: a relação entre corpo humano, dia e noite
Não é exagero quando nos dizem que nossos corpos são verdadeiras máquinas biológicas, que funcionam de acordo com uma série de diferentes influências. Porém, ao menos uma, em especial, é inegavelmente poderosa e é sempre representada com imponência: o Sol.
Já pensou como funcionam os instintos dos animais? Dentre outras coisas, certamente é o Sol sua principal influência: temos os de hábitos noturnos, diurnos, os que se guiam pela luz. Enfim, a verdade é que não importa o quanto sejamos racionais e evoluídos tecnologicamente, também somos altamente dependentes da influência dele.
O chamado Ritmo Circadiano diz respeito ao ciclo, não só de nosso corpo, mas a natureza em relação à transição entre dia e noite.
Com certeza você percebeu como é mais fácil cair no sono à noite e isso não é mera impressão. Os motivos pelos quais somos ativos durante o dia são muitos: a começar pela luz natural, afinal, até pouco tempo atrás, não tínhamos luz elétrica, e não somos dotados de visão noturna, como certos animais.
Além disso, durante o dia nossa atividade metabólica é aumentada em diversas funções, como o próprio processamento dos alimentos, por exemplo.
A luz solar é uma fonte energética, a maior fonte energética de nossa galáxia, e nos fornece vitamina D e a capacidade de processar muitos outros componentes necessários para uma boa saúde.
Como o nosso corpo funciona à noite
Se durante o dia temos mais energia, mais capacidade metabólica, durante à noite acontece o inverso. A ausência de luz informa ao organismo o momento de descansar, então a produção do hormônio chamado Melatonina é aumentada, e esse hormônio favorece o relaxamento completo do corpo.
A temperatura noturna também favorece a busca por recolhimento, a luz mais suave, o silêncio dos animais, tudo parece funcionar com uma grande influência para o descanso.
Os 6 riscos de trocar o dia pela noite
Pensando nas características do funcionamento do nosso corpo, fica mais fácil identificar as diferenças entre as consequências geradas pelo sono durante o período diurno e noturno. Portanto, ao invertermos o horário de sono natural, temos os seguintes efeitos gerados:
- Durante o dia a produção de melatonina é muito menor, logo, a sensação de relaxamento e qualidade de restituição do vigor físico e psicológico fica afetado;
- Ficamos muito mais irritadiços e propensos ao estresse e a falta de concentração, pois o descanso acaba não sendo da mesma qualidade;
- A tendência ao estresse e até à depressão é mais profunda: viver durante a noite exige mais energia ao mesmo tempo que o corpo trabalha num ritmo menor. Isso consome muito mais força, podendo causar problemas na saúde cardiovascular e hormonal;
- Outro problema hormonal impactante de se trocar a noite pelo dia é a queda na produção de cortisol, causada pelo enfraquecimento do rendimento geral do organismo, que é relacionada à resistência física. A queda brusca causa dores físicas, sensibilidade, indisposição e até anemia;
- Trocar o dia pela noite também influencia no ganho de peso, já que à noite o processamento dos alimentos é mais lento como um todo;
- A absorção e síntese da Vitamina D também é drasticamente afetada, já que esta é produzida pela exposição ao Sol.
A qualidade de vida como um todo tem uma tendência de queda no médio ao longo prazo, predispondo a pessoa à doenças circulatórias, fadiga, estresse, baixo rendimento, depressão e à insônia, que por sua vez causa uma deficiência hormonal enorme, piorando os efeitos citados anteriormente e predispondo o cérebro à demência e outros problemas neurológicos graves.
Para quem não pode evitar a troca do dia pela noite
Você conhece o termo notívago? Esse é o termo dado às pessoas que tem o hábito de dormir durante o dia ao invés da noite, seja pela sensação de ser mais produtiva no período noturno ou pelo simples costume adquirido desde a fase da infância ou adolescência. Contudo, isso não os livra dos riscos desse péssimo hábito.
Se a sua rotina se encaixa nesse perfil, seja por preferência ou porque trabalha durante a noite, restando apenas o período diurno para descanso, fique tranquilo(a)!
Existe algumas medidas que podem te auxiliar na diminuição dos efeitos nocivos dessa inversão de horários. Ter uma vida o mais saudável possível é uma delas, isso significa preparar o seu organismo para lidar com os ocasionais efeitos e potencializar seu metabolismo.
Alimente-se corretamente
Para evitar o acúmulo de peso, se alimente num intervalo regular com refeições mais leves e variadas. Deixe o dia para consumir comidas mais pesadas.
Mantenha-se sempre hidratado(a)
Consuma muita água, mais do que a média do dia.
Prepare o ambiente de descanso
Quando for dormir durante o dia, fique longe de qualquer luz! Se necessário, use uma boa cortina blackout para te ajudar nisso. Também é importante desativar as notificações do celular e escolher um espaço que não sofra tanta interferência de sons externos de modo que não atrapalhe o seu sono.
Complemente a sua produção de melatonina
É possível manipular farmacologicamente o hormônio da melatonina. Lançar mão desse recurso pode te ajuda a repor a diminuição na produção natural acarretada pela troca do horário de descanso.
Escolha seus aliados para um sono perfeito
Durma com conforto genuíno. A melhor maneira de incentivar seu descanso muscular e, consequentemente, uma performance de maior qualidade durante as demais fases de seu sono é investir em um colchão de alta qualidade, capaz de favorecer a integridade física durante essa fase tão determinante da regeneração biológica e psíquica.
No blog da F.A. Colchões você encontra dicas importantes sobre qualidade de sono e atualizações sobre qualidade de vida. Vale a pena visitar o nosso artigo sobre as fases do seu sono para entender cada vez mais esse aspecto transformador da nossa vida!