Bem Estar

6 minutos de leituraCromoterapia para o sono: Veja as cores que te ajudam a dormir melhor

Você sabia que as cores também podem ser ferramentas poderosas dentro de um ambiente? Pois é! Elas chegam a incrementar, inclusive, a qualidade de seu sono.

Estamos falando da cromoterapia, uma prática reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que utiliza as cores para deixar um espaço mais harmônico.

Se você quer entender um pouco melhor sobre esse assunto, separamos algumas dicas e informações para trabalhar as nuances de seu quarto para que ele se torne ainda mais propício ao sono, relaxamento e descanso. Continue sua leitura e entenda!

O que é a cromoterapia?

Considerada como um tratamento complementar pela OMS, a Cromoterapia atua nas células do corpo por meio de ondas emitidas pelas próprias cores.

Essas ondas auxiliam no equilíbrio entre o corpo e a mente, elevando o bem-estar e contribuindo para a recuperação de dores e doenças, redução do cansaço, diminuição de transtornos do sono e promovendo estímulos ao Sistema Nervoso Central.

A cromoterapia é também um tratamento aprovado e oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, dentro do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC.

Mesmo diante de tantos benefícios oferecidos, é importante lembrar que a Cromoterapia é um tratamento complementar, isto é, não substitui o tratamento e o acompanhamento médico com consultas e medicamentos.

Leia também: Frequência para dormir: o som que promete curar a insônia

Cores de quarto que favorecem o sono

Em Londres, no Reino Unido, foi realizado um estudo pela Travelodge que analisou a qualidade do sono de voluntários britânicos considerando as cores predominantes de seus quartos.

Dentro desse estudo, temos um amplo leque de opções em cores que podem deixar seu quarto propício a oferecer noites de sono mais revigorantes, confira quais são:

Azul

Os quartos com cores predominantemente azuis foram considerados os melhores para a qualidade do sono. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 7 horas e 52 minutos por noite.

Segundo Chris Idzikowski, especialista em sono do Centro de Sono de Edimburgo, isso acontece porque possuímos receptores especializados chamados de células ganglionares da retina na parte de nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul.

Amarelo

Os quartos com predominância da cor amarelo claro também tiveram excelentes resultados, em que os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 7horas e 40 minutos por noite.

É preciso salientar também que o amarelo deve ser claro e não vibrante, pois o amarelo é uma cor de energia e pode tirar o sono caso tenha um tom saturado.

Leia também: Você sabe qual a melhor posição para dormir? Aprenda agora!

Verde

Objetos com nuances em verde têm um poder calmante na cromoterapia e, por isso, quartos nesse tom também são considerados adequados para conseguir uma boa noite de sono.

De acordo com o estudo, os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 7 horas e 36 minutos por noite.

Prata

O prata é um tom que simboliza o moderno e remete à inovação e de acordo com a Cromoterapia também é estimulante para que se tenha uma boa noite de sono.

Os voluntários que participaram do estudo e dormiram em um quarto com tons metalizados, tiveram, em média, 7 horas e 33 minutos por noite – um período excelente para descansar e recuperar as energias do corpo para ter disposição suficiente para enfrentar o dia seguinte.

Leia também: Como acordar cedo e se manter disposto? 5 dicas simples!

Cores de quarto que atrapalham o sono

Neste mesmo estudo, foi possível constatar que algumas cores prejudicaram o sono dos voluntários, fazendo com que eles tivessem um tempo de sono inferior ao recomendado, além de acordarem estressados e sonolentos. Veja quais são essas cores:

Laranja

O laranja é uma cor energética, por isso já faz parte das cores que não são as mais adequadas para se ter no quarto, por estimular o pensamento e a agitação.

Entretanto, ainda está em níveis aceitáveis de vibração para uma boa noite de sono. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 7 horas e 28 minutos por noite, tornando mediana em relação às demais.

Vermelho

O vermelho inaugura a galeria de cores que não são indicadas para se ter em predomínio no quarto por agitar o sono e induzir a insônia. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 6 horas e 58 minutos por noite.

Dourado

Ao contrário do prateado, a cor dourada foi considerada inadequada para a cor de um quarto. Isso acontece porque o dourado é resultado de uma cor amarela com vibração e brilho, estimulando a energia e a criatividade.

Esses estímulos geram agitação e dificuldades em pegar no sono. Como resultado, os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 6 horas e 43 minutos por noite.

Leia também: Como regular o sono: Comece pela mudança de hábitos!

Cinza

O cinza é uma cor neutra que normalmente não apresenta efeitos positivos ou negativos quando aplicados em um ambiente e especialmente por ser muito próximo ao prata, era de se esperar que fosse positivo ou menos não interferisse na qualidade do sono dos voluntários de acordo com a cromoterapia.

Entretanto, os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média apenas 6 horas e 12 minutos por noite – um número muito baixo para alcançar o descanso necessário.

Marrom

A cor marrom representa a estabilidade, o conservadorismo e a segurança. É uma cor indicada para a concentração no trabalho, portanto pode induzir que as pessoas não consigam tirar a mente do trabalho e tenham dificuldades de se desligar dos afazeres profissionais.

Quanto ao estudo, os resultados foram complicados: os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 6 horas e 5 minutos por noite.

Leia também: Terapia do sono: recupere sua qualidade de vida dormindo melhor

Roxo

As nuances de roxo, lilás e púrpura são conhecidas por criarem forte ligação com as pessoas, o que pode induzir muitos a quererem adotá-la dentro do quarto.

Entretanto, os especialistas também concluíram que essa cor tem uma forte ligação com a criatividade e estimulam a mente inconsciente.

Ao dormir em um quarto roxo, é provável ter sonhos vívidos ou até mesmo pesadelos, reduzindo as horas de sono. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, tiveram uma média de 5 horas e 56 minutos de sono por noite.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele te ajude a renovar a decoração de seu quarto para torná-lo mais oportuno a dormir com qualidade.

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre Feng Shui e ver dicas poderosas para organizar seu quarto. Agradecemos por sua leitura e esperamos por você outras vezes aqui no blog Feliz Acordar. Até mais!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo