Curiosidades do SonoDormir Bem

Dormir com os pés para a porta: “posição da morte”, segundo Feng Shui

Talvez você nunca tenha se perguntado o que a posição de sua cama pode atrair ou repelir em sua vida. Na verdade, já nos é comum fazer a mudança desse móvel ao sabor dos ventos sem ter a preocupação de alinhá-lo de forma no mínimo sadia.

Para aqueles que gostam de terapias holísticas, o Feng Shui pode ser um prato cheio para te ajudar a trazer maior harmonia e relaxamento, principalmente em um ambiente como um quarto. Se é ali, deitado em sua cama que você passa cerca de 1⁄3 de sua vida, então ele merece uma atenção redobrada, e o Feng Shui pode te ajudar.

Por isso, no post de hoje trataremos sobre as melhores posições para a cama e responderemos aquela pergunta fatídica: pode ou não dormir com os pés para a porta? Assim, você já aprende formas mais efetivas de otimizar o espaço de seu quarto e de quebra alinhá-lo energeticamente para manter noites de sono tranquilas e revitalizantes.

O que é o Feng Shui e como ele pode ajudar seu sono

O Feng Shui consiste em uma sabedoria chinesa milenar com mais de 3.000 anos, ligado ao modo Zen de observar, vivenciar e experienciar o mundo. Nesse sentido, o Feng Shui tem como principal função a percepção de espaços, principalmente residenciais, de forma a equilibrá-los com a energia do Cosmos.

No Feng Shui, os elementos da Natureza: fogo, ar, terra, água, madeira e metal se interligam mutuamente formando um todo equilibrado e que estão passíveis de recepção e repelição energética.

Além disso, a sabedoria milenar ainda constitui-se de variados princípios elementares, dentre os quais podemos destacar a otimização da mobília de nosso quarto, principalmente de nossa cama, como veremos a seguir.

Regras básicas para posicionar cama

O nosso quarto precisa se configurar como um ambiente propício ao recebimento de boas energias, visto que enquanto dormimos estamos mais vulneráveis a ataques energéticos. Energias deletérias sempre perpassam o nosso dia a dia, seja a partir dos pensamentos baixos que nutrimos ou ainda a partir da transferência energética com pessoas negativas.

Nesse sentido, configurar a nossa cama de forma a obstar as energias intrusivas sempre é importante para assegurar a qualidade de nosso sono, vejamos as regras básicas do posicionamento de camas do Feng Shui.

Se você possui camas com bases de baús e gavetas é crucial que você só guarde artigos que entrem em contato constante com o seu corpo, como roupas, jogos de banho e cama. Evite guardar nesses compartimentos sapatos, livros e eletrônicos, e priorize sempre peças de tecidos leves e macios.

Além disso, a regra de ouro do Feng Shui é que as camas precisam ser mantidas sempre com a visão da porta de entrada, independente se serão dispostas horizontalmente ou verticalmente. A cabeceira posicionada de costas para a porta projeta o sentimento de insegurança, afinal, quando deitado você não conseguirá enxergar quem entra e quem sai do recinto.

Outra regra básica de posicionamento de camas, segundo Feng Shui, é que a cabeceira da cama não deve estar debaixo de uma janela, isto porque as janelas são portais para o mundo externo e podem trazer interferências sonoras e energéticas que podem interferir em sua noite de sono.

A posição da morte: evite-a!

No Feng Shui existe uma posição que deve ser evitada em qualquer hipótese: o posicionamento dos pés da cama em direção à porta. Dormir com os pés para a porta é uma posição tão repelida que possui até um nome próprio, “a posição da morte”, visto que remete à posição em que os mortos são colocados para facilitar o processo de entrada ao mundo espiritual.

Mas, caso você não consiga evitar essa posição, para o Feng Shui, a solução mais viável é posicionar um baú aos pés da cama ou uma bola de cristal que fique suspensa no teto entre a porta e a cama.

As melhores e piores posições para cama

Agora que você já sabe as regras básicas para posicionar a sua cama dentro de um quarto, que tal aprender o significado de cada posição de acordo com o Feng Shui?!

Cabeceira voltada para o Norte: muito favorável, visto que promove a paz e o equilíbrio energético e ajuda a dissipar a insônia.

Cabeceira voltada para o Nordeste: não é a melhor opção para dormir, posto que traz muita energia e disposição – o que pode levar a alguns distúrbios do sono.

Cabeceira voltada para o Leste: traz energias de ambição e prosperidade, ideal para aqueles que visam crescimento pessoal e profissional, além de promover a limpeza da mente, o que é perfeito para um sono de qualidade.

Cabeceira voltada para o Sudeste: favorece a criatividade e a proatividade, então não é muito indicada para o posicionamento de sua cama, visto que te manterá em alerta.

Cabeceira voltada para o Sul: embora não seja muito favorável para o relaxamento, é uma ótima posição para relações afetivas e envolvimentos sexuais.

Cabeceira voltada para o Sudoeste: tende a afetar relacionamentos afetivos e trazer insegurança para lidar com os problemas amorosos, principalmente se a cama for de casal.

Cabeceira voltada para o Oeste: essa é com certeza uma das melhores posições para a cama, visto que favorece o amor e também um sono limpo e tranquilo.

Cabeceira voltada para o Noroeste: posição perfeita para quem almeja atrair boas energias de liderança e de autocontrole, além, é claro, de favorecer o sono profundo.

Prontinho! Essas foram as principais posições para otimizar a sua cama em seu quarto, gostou? Nos conte nos comentários em qual posição está a sua cama hoje e já sabe, se tiver dormindo com os pés para a porta, mude a posição da sua cama o mais rápido possível.

Até a próxima.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo