Bem EstarCorpo e Mente

4 minutos de leituraJet lag – o que é, quanto tempo dura e como se recuperar?

Viajar para outros países cujo fuso horário muda completamente do nosso é sempre uma sensação estranha. Afinal, saímos em determinada hora e chegamos em outra totalmente diferente – que pode ser ou muito adiantada ou muito atrasada do nosso fuso horário normal.

Essa sensação tem nome: jet lag! A tradução literal para o português é “dissincronose”, a famosa fadiga pós-viagem. Nosso corpo fica cansado mesmo que estivéssemos descansando, vendo filme e comendo no avião.

Para você se adaptar e se recuperar melhor desse contratempo, a F.A Colchões separou algumas dicas. Continue lendo e aproveite a leitura!

7 dicas para se recuperar mais rápido do jet lag

Para você não sofrer tanto durante um fuso horário e outro, as algumas dicas podem te ajudar a evitar e a diminuir os sintomas! Confira:

1. Entre no fuso horário antes de chegar

Para você sentir menos a mudança brusca de uma região para a outra, tente mudar seus hábitos gradativamente. Para ficar mais fácil de se adequar a isso, mude o horário de algum de seus relógios especificamente para isso!

2. Tente dormir no avião

Sempre que conseguir, opte por voos que sejam na parte noturna, assim sua adaptação tende a ser mais fácil e você não notará tanto a diferença do tempo entre um fuso e outro.

Caso não seja possível porque você vai viajar e chegar no seu destino enquanto ainda é dia, o ideal é ficar acordado para descansar apenas no novo fuso.

Confira: Qual o tempo do cochilo perfeito? Soneca faz bem ou mal?

3. Mantenha-se alimentado

É muito importante se manter hidratado e alimentado! Mantenha uma rotina mais regrada e evite comer fora para o seu corpo não ficar mais desacostumado ainda.

Assim que chegar ao seu destino, tente regrar sua alimentação conforme o novo fuso para que seu organismo vá se acostumando.

4. Faça exercícios físicos leves

Não que precise fazer muitos exercícios durante toda a sua viagem, mas se conseguir, seu corpo com certeza vai agradecer! As atividades físicas ajudam a regular seu relógio biológico entrando no ritmo normal. Tente fazer uma caminhada, conhecer novos lugares e novos are e aproveitar mais ainda a viagem!

5. Reduza ingestão de bebidas alcoólicas e com cafeína

Como é muito importante se manter hidratado, a ingestão de bebidas com álcool e cafeína vão fazer o efeito contrário. Além disso, o café ajuda a desregular o seu sono, prejudicando ainda mais seu corpo, fazendo com que não descanse o suficiente durante o voo.

Além dessas bebidas, tem alguns alimentos que também influenciam no nosso sono! Separamos um post exclusivo para te alertar e reduzir a ingestão deles também, confira depois: 11 alimentos que tiram o sono e te deixam mais acordado.

6. Busque pela luz do dia

A luz do sol ajuda bastante o corpo a se adequar ao novo fuso e entender mais qual horário está, se acostumando mais rapidamente. Tente o máximo possível ficar em ambientes abertos e com luzes, pode até ser artificial, mas a solar ajuda muito mais.

7. Descansar é essencial

Dormir é essencial para minimizar os efeitos do jet lag, então não há item melhor para isso do que uma cama superconfortável que seja agradável para dormir e descansar de vez de toda essa viagem e os efeitos colaterais que você teve!

Para te ajudar a descansar melhor, você pode optar por alguns óleos essenciais ou até mesmo calmantes naturais que ajudam relaxar e diminuir a ansiedade! Aproveite e descanse para deixar mais de lado o efeito jet lag.

Fora os jetlag, também podemos encontrar outros sintomas chatos que nos incomodam durante o voo – principalmente envolvendo a pressão que sentimos em nossos ouvidos. Uma dica para isso é mascar chiclete, isso fará com que a pressão diminuia. E para os barulhos de ruídos da turbina, use um tampão de ouvido!

Homem com os olhos fechados escutando música no fone dentro de um avião

Entenda quanto tempo dura o efeito jet lag!

O jet lag geralmente desaparece depois de alguns dias e logo some de vez. Portanto, ele não costumar durar por muito tempo – assim que você chegar em seu novo fuso horário, seu corpo já começará um autoprocesso de reestabilização para colocar os efeitos do jet lag em ordem novamente.

Entretanto, se você viaja recorrentemente e passa muito por esses efeitos, o ideal é buscar recomendações especializadas para melhorar seu desconforto.

Como vimos, esse é um efeito que causam certos desconfortos, mas que se você se adaptar entre os fusos horários e tentar manter hábitos, pode te ajudar a não sentir tanto o impacto do jet lag!

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo! E agora que você já sabe o significado de jet lag, pode ficar tranquilo quando for viajar – seguindo essas dicas, você aproveitará ainda mais o momento!

Confira outros posts do nosso blog que podem te interessar:

Dormir com ventilador ligado faz mal? Saiba os riscos!

Triptofano: o que é, para que serve e alimentos que tem

9 modelos de cabeceira de cama que estão na moda

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo