7 minutos de leituraPerder o sono de madrugada: por que acontece e soluções
Por que uma pessoa perde o sono de madrugada?
Dormir é uma das coisas mais prazerosas da vida, não é mesmo? A hora do soninho é sagrada, pois além de restabelecer diversos aspectos do nosso organismo, ela também é a responsável pelo nosso descanso.
Porém, quando o sono é interrompido todas essas sensações vão embora. Consequentemente, você fica mal humorado e cansado – e ninguém gosta de ficar com essas sensações, certo?
De acordo com o artigo publicado no Medical News Today, um dos maiores sites de saúde do Estados Unidos, é difícil apontar uma única razão para isso, até porque somos todos muito diferentes.
Entretanto, existem algumas causas comuns que podem ser analisadas por você, veja só:
1. Apneia – um dos principais distúrbios do sono
A condição ocasionada por obstruções repetitivas da garganta durante o sono.
A apneia faz com que a pessoa pare de respirar, por até dez segundos, uma ou mais vezes durante o sono. É normal que a pessoa nem perceba que seu sono foi interrompido por pequenas interrupções respiratórias. Entretanto, durante crises mais intensas ela pode acordar.
Além do problema respiratório – e de ter o sono interrompido –, as pessoas que sofrem com o distúrbio podem ficar com dores de cabeça, cansaço diurno e dificuldade de concentração.
Sem contar possíveis problemas cardíacos relacionados à oxigenação, aumento da frequência cardíaca, pressão arterial etc., como mencionado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Como solucionar apneia?
O tratamento para apneia pode ser realizado utilizando a CPAP, uma máscara de oxigênio. Algumas mudanças de hábitos também podem ajudar a reduzir a apneia, como perda de peso, evitar tabagismo e bebidas alcoólicas.
Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica também pode ser uma opção, ela pode ajudar com o estreitamento ou a obstrução das vias respiratórias.
2. Estresse, ansiedade e depressão
Como sabemos, durante o sono, a nossa mente não desliga, certo? As frequências cerebrais podem diminuir, mas o órgão ainda permanece em atividade.
Então, tudo o que está na sua mente ainda está em segundo plano, sejam coisas boas ou não. Assim, se você sofre de ansiedade, depressão ou estresse, nós sabemos que não é simples deixar tudo isso de lado, fechar os olhos e voltar a dormir.
Como ter uma noite de sono com crises psicológicas?
O primeiro passo é visitar um médico especialista, ele pode recomendar diversas terapêuticas, como medicações e técnicas de relaxamento (meditação, musicoterapia, exercícios físicos, etc.).
Depois de identificar e mapear o seu problema, o tratamento pode levar tempo, mas, certamente, pode ajudar a ter uma noite de sono sem interrupções.
Confira 7 calmantes naturais que podem ajudar na qualidade do sono.
3. Insônia – condição que afeta mais de 73 milhões de brasileiros
É isso mesmo, a insônia é a responsável por dificultar ou impossibilitar o sono (ou a permanência) em boa parte da população do Brasil, como relatado pela matéria publicada pelo site do médico Drauzio Varella.
As causas da insônia são diversas, mapeá-las não é uma tarefa simples, porém sabemos que ela está diretamente ligada a fatores, como depressão, ansiedade e estresse, podendo ser um sintoma ou até mesmo a causa dessas condições.
Além dessas causas, o uso de aparelhos interativos, como celulares, notebooks, tablets e semelhantes, também podem atrapalhar a qualidade do sono. Consequentemente, o autocontrole sobre o uso desses dispositivos pode ajudar a aprimorar o momento de descanso.
Quais são os possíveis tratamentos para insônia?
Por ter diversas causas, os tratamentos podem variar bastante. Então, não vamos focar em maneiras específicas, mas em pontos gerais que podem reduzir a gravidade de sua insônia.
- Evite ingerir comidas pesadas antes de deitar;
- Tente realizar atividades físicas regularmente para “cansar” o organismo;
- Busque dormir em horários específicos.
Com esses cuidados, certamente as suas noites serão melhores!
4. Vontade de fazer xixi
Pois é, às vezes, você acorda a noite apenas para não fazer xixi na cama – ainda bem, não é mesmo?!
É incrível que algumas pessoas consigam ingerir líquidos e acordar só de manhã. Normalmente, o organismo desperta com um chamado natural, entretanto algumas condições fisiológicas também podem estar relacionadas à micção noturna:
- Ingestão de líquidos antes de deitar;
- Gestação;
- Problemas de próstata;
- Diabetes;
- Irregularidades na bexiga;
- Medicamentos.
Como cortar a vontade de fazer xixi durante o sono?
Isso dependerá bastante da causa, certo?
Se o problema estiver relacionado à ingestão de líquidos, você terá que reduzir ou ir ao banheiro, não tem jeito mesmo.
Em condições médicas, como problemas do urinário, é necessário buscar por possíveis tratamentos recomendados por médicos especialistas.
Na gravidez é normal que as mulheres levantem bastante, pois a bexiga está sendo pressionada. Entretanto, esse detalhe tende a melhorar com o passar dos meses.
5. Pesadelos – acordando para se salvar
Os famosos terrores noturnos! Além dos sustos, gritos e choros, as pessoas também tendem a acordar para cessar o sonho macabro.
Aqui o blog da Feliz Acordar vai ficar devendo as causas, pois nem a ciência sabe explicar ao certo o que acontece no cérebro para termos pesadelos.
Algumas teorias relatam que esses sonhos ocorrem como um sistema de defesa do cérebro para enfrentar situações de estresse ou pavor da vida real.
Interessante, não é mesmo?!
Há tratamentos para pesadelo?
Geralmente, o tratamento não é necessário. Porém, quando há uma interferência no seu dia a dia com angústias ou distúrbios, existem algumas opções, como mencionados pela Mayo Clinic:
- Tratamento de estresse ou ansiedade: técnicas de redução de estresse, aconselhamento ou terapia com um profissional de saúde mental;
- Ensaio de imagens: a terapia com imagens traz o seu pesadelo à vida real, o confronto correrá até que ele não seja mais ameaçador;
- Medicamentos: raramente utilizadas, sendo um método para pesadelos graves que estão associados a estresses pós-traumáticos.
6. Calor ou frio – a coberta (ou a falta dela) pode estar te acordando
Certamente, você já acordou suando ou tremendo de frio, certo?!
Isso é normal! Uma vez que o nosso organismo passa por alterações de temperatura durante o sono.
Assim, em casos de alterações intensas, é normal que você acorde. Isso porque o organismo humano possui uma base que pode variar entre 36°C e 37,5°C – quando extrapolada por frio ou calor, acordamos para restabelecer a temperatura como uma “contenção de danos”.
Como não ser acordado pela temperatura?
Não tem muitas opções, se você dorme um quarto muito quente, busque por maneiras de refrigerar o ambiente. Porém, se o dormitório for muito frio, você terá que adicionar algumas cobertas ou dormir de moletom.
É importante mencionar que existe o suor noturno, condição que surge devido ao uso de medicamentos. Então, se você toma remédios diariamente, tente descobrir qual fármaco está causando o distúrbio e converse com o seu médico para uma possível troca.
E uma dica que pode ser útil em todas as ocasiões é ter um colchão de qualidade, certo?! Até porque é nele que você dorme. Assim, a qualidade precisa ser considerada.
Se for preciso, invista em modelo novo, garantimos que isso vai te ajudar! Porém, se você não sabe o que considerar na aquisição, confira 6 fatores indispensáveis na hora da compra de um colchão!
E aí, conseguiu encontrar a razão de ter o sono interrompido?! Aqui, no blog Feliz Acordar, você fica sabendo de diversas curiosidades sobre o sono. Então, não perca a oportunidade de saber tudo o que você precisa sobre a temática!
Se você está lendo esse texto durante um sono interrompido, veja mais 8 dicas que podem te ajudar a voltar a pegar no sono.