Dicas de DecoraçãoQuarto e Decoração

4 minutos de leituraQual o melhor tipo de cortina para quarto? Veja 5 opções

As cortinas são itens multifuncionais! Você pode pensar que ela só serve para controlar a entrada de luminosidade nos ambiente, mas não é bem assim: ela também ajuda no controle da temperatura, é um item de decoração e previne a entrada de poeira e insetos no quarto.

Agora, você pode estar se perguntando: qual é o melhor tipo de cortina para quarto? Bom, isso depende!

Acompanhe a seguir alguns modelos de cortina para diferentes objetivos no cômodo: deixá-lo mais escuro, com um toque de feminilidade, para seu bebê ou filhos mais velhos. Vamos lá?

Para deixar o quarto totalmente escuro

Quem não gosta de dormir em um quarto bem escurinho? Afinal, a sensação de tranquilidade pode ser auxiliada com uma cortina pensada exatamente para isso. Ainda, a diminuição dos estímulos luminosos faz toda a diferença para a saúde do seu sono.

Assim, uma noite sem interrupções é garantida e faz você acordar de fato renovada no dia seguinte.

A indicação é apostar uma cortina com black out ou corta luz. Elas auxiliam no corte total da luminosidade, fazendo com que você não precise dormir com tapa-olhos. Outra vantagem é que garante total privacidade, caso consigam enxergar dentro do seu quarto.

São ideais para janelas que não possuem nenhum tipo de bloqueador da luz além do vidro normal.

cortina black out para quarto

Leia também: Como comprar colchão pela internet? Forma certa e segura

Aposte em um visual clean e minimalista

Mas fique tranquila! Se você não gosta de um ar tão pesado no seu quarto e não vê problemas em um pouquinho de luz compor o cômodo, temos a opção ideal!

A dica é investir em uma cortina persiana rolô ou romana. Esses modelos funcionam de maneira vertical, com um sistema que sobe as folhas de cortina quando você as abre.

A rolô enrola todo o comprimento da cortina, sendo bem discreta quando aberta. Já a romana forma delicados gomos, sendo um charme a mais para o quarto.

Elas podem ter diferentes cores e padrões. Para um visual mais limpo e elegante, opte por tons mais sóbrios e estampas minimalistas.

cortina persiana rolô ou romana

Quartos femininos: cortinas com movimento

Se o seu quarto tem uma pegada mais feminina, a indicação é apostar em tecidos esvoaçantes que comecem do teto até o chão do ambiente. Esse toque trará delicadeza e elegância para o cômodo.

Uma indicação é apostar no tecido crepe, que tem um estilo mais ondulado e texturizado. As opções variam de acordo com o tipo de crepe escolhido. Por exemplo, o crepe de seda é uma opção que traz toda a sutileza do toque macio, o requinte será a marca registrada do seu quarto caso faça essa escolha.

Já as cortinas chiffon também são um bom tipo de cortina para quarto feminino. A luz entra mais facilmente no quarto, não amassam muito e são de fácil manutenção no dia a dia.

cortina branca para quarto feminino

Leia também: Conheça a cama flutuante e como montá-la em casa

Para aumentar a qualidade do sono do seu bebê

É ideal que os bebês durmam em ambientes bem escuros, assim como os adultos.

Se a sua janela já conta com black out ou você não queria uma cortina tão pesada para o quartinho, temos outra solução! Aposte em cortinas com abertura tradicional na horizontal com um tecido como o linho ou palha de seda.

Um pouco mais leve que uma opção corta luz, o linho e a palha de seda ainda tem toda a funcionalidade de bloquear boa parte da luminosidade, decorando de forma suave o quarto dos recém-nascidos.

Por ter um tecido mais pesado, ele também não fica esvoaçando tanto com qualquer vento. Ou seja, não faz muito barulho, ideal para não prejudicar o sono do seu bebê, além de bloquear o som vindo da parte externa da casa ou apartamento.

Para as futuras mamães ainda grávidas, separamos algumas dicas para ajudar a ter um melhor sono nesse momento.

Cortina com abertura horizontal de palha de seda

Para quartos joviais e modernos

Pensando em quartos de jovens, com um caráter mais despojado e diferente, você pode investir em um modelo alternativo de cortina persiana: as horizontais de alumínio.

O caráter mais rústico e industrial deixam esse tipo de cortina como protagonista na decoração do quarto, e as cores são inúmeras no mercado. Para maior destaque, aposte naquelas vibrantes para combinar com um móvel diferente do ambiente.

Um ótimo exemplo é ter uma persiana de alumínio em preto. A cor traz uma ideia mais industrial, o que combina muito com móveis com metal e ferro na estrutura, como na cabeceira da cama.

Se você gosta de mais ideias de cabeceira da moda, confira esse apanhado que fizemos.

Pronto! Agora você já sabe qual o tipo de cortina ideal para o seu quarto. Basta escolher a sua e garantir noites de sono muito mais bem dormidas!

Gostou dessas dicas? Continue acompanhado o blog! Por aqui você sempre tem acesso a conteúdos sobre bem-estar no sono, decoração para quartos e muitos mais sobre um assunto que a gente adora: dormir bem!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo