Dormir Bem

História infantil para dormir: narrativas para embalar o sono

O mundo dos sonhos é complexo e cheio de facetas, proporcionando visões imaginárias surreais, aquelas que nos fazem questionar o porquê de estar tendo aquele tipo de sonho, e as reais, com sensações e cenários tão realísticos que parece que estamos conscientes. Independente do caminho em que nossa mente nos levar, é inegável o quão eles ditam a qualidade do sono, certo?

E quando trazemos isso para o contexto das crianças, a hora da soneca é ainda mais essencial. É preciso que os pequenos durmam bem e com qualidade para terem disposição, energia e para que o cérebro se desenvolva bem. É aí que a história infantil para dormir entra para embalar o sono com muito acalanto.

O ato de ler uma história para uma criança no momento em que ela está se preparando para dormir é muito mais do que um símbolo de amor, mas é uma maneira de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e físico dela.

Narrativa e hora de dormir: uma dupla imbatível

Durante todo o nosso aprendizado escolar somos apresentados às narrativas, que nada mais são que histórias bem construídas que podem nos levar a refletir sobre as mais diversas questões. O gosto pela leitura se inicia na infância e, quando apreciado pela criança, perpassa por todas as suas fases.

E nada melhor que inseri-la nesse mundo do que através da história infantil para dormir. Para você ter opções sempre à disposição na estante para ler para seu filho, a Feliz Acordar levantou algumas possibilidades:

Fábulas de Esopo

As fábulas de Esopo são, desde o seu surgimento na Grécia Antiga até hoje, um fenômeno da literatura infantil. Antes, contada de geração em geração pela oralidade, agora, registradas em diversos livros e adaptadas para que os pequenos se divirtam e entendam diversos assuntos, como amizade, empatia, coragem, perseverança e muitas outras lições.

O melhor de tudo é que existem diversas narrativas nesse compilado, cada uma com seu charme. A história da “Lebre e a Tartaruga”, por exemplo, conta que ninguém deve desdenhar de outra pessoa por suas características e nem contar vantagem antes do tempo. Mais do que isso, é uma história de perseverança, pois, no fim, a tartaruguinha vence a lebre ligeira.

Já em “A Cigarra e a Formiga” conta que trabalhar pelos objetivos é importante porque, no final, será uma pessoa precavida quando surgirem os problemas e que a preguiça deve ser deixada de lado.

Além dessas opções, ainda têm muitas outras, como:

  • O leão e o rato;
  • O lobo e o cordeiro;
  • A rã e o boi;
  • A raposa e o corvo;
  • A raposa e as uvas.

E muitas outras que ainda são muito utilizadas no ensino brasileiro. São histórias curtas e com moral que são bem fáceis de entender e contar, então acabam sendo perfeitas para aquele momento entre você e seu(ua) filho(a) antes de dormir.

Contos de fadas

Assim como as fábulas de Esopo, os contos de fadas também têm o seu grande valor na literatura infantil, tanto que constantemente inspiram filmes e desenhos animados, além de propiciar a criação de brinquedos novos e assim por diante.

Como exemplo mais recente, que fez muito sucesso, o filme infantil Frozen, inspirado no conto de fadas da Rainha da Neve, tornou-se o favorito de meninas e meninos do mundo todo. Nele, a princesa Anna e a rainha Elsa vivem muitas aventuras, nas quais o cerne é o amor entre as irmãs.

Temos também:

  • Cinderela;
  • Branca de Neve e os sete anões;
  • A bela e a fera;
  • A bela adormecida;
  • Chapeuzinho vermelho;
  • João e Maria.

E muitos outros que, até hoje, conquistam muitas crianças. Nem todos possuem uma história toda feliz, mas é justamente para o final “Felizes para sempre” ser ainda mais impactante. Você pode selecionar uma para contar para sua criança, o que acha?

Histórias de autores brasileiros

A literatura infantil brasileira também é muito rica, grandes autores renomados mudaram o mercado editorial para as crianças, transformando seus dias repletos de imaginação e fantasia. Um dos grandes exemplos é o autor Ziraldo, criador de “O Menino Maluquinho”, que acaba sendo uma ótima história infantil para dormir porque conta as aventuras dele no dia a dia.

Além de Ziraldo, também podemos citar Ruth Rocha com o clássico “Marcelo, marmelo, martelo”, trazendo a história de 3 crianças em seus impasses da vida com muita curiosidade e amizade.

E para as crianças menores, que gostam de muitas figuras e personagens fofos, a série de livros “Os Pingos”, de Mary França, é uma excelente coletânea para ler com os pequenos. Além disso, temos outras histórias incríveis:

  • A bolsa amarela – Lygia Bojunga;
  • Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos;
  • Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque.

Como é mostrado, há diversas historinhas que podem ser contadas para os pequenos na hora de dormir, ensinando-os lições importantes e os divertindo.

Entenda a importância de ler para a criança antes de dormir

Ler uma história infantil antes de dormir para seu filho é um dos atos mais importantes que você fará para o aprendizado dele. Ter uma estrutura familiar que apoie a leitura fará com que a criança cresça imersa nesse mundo da língua, das expressões e das histórias.

Esses momentos misturam lazer, amor e comunicação. Os pequenos aprenderão, desde cedo, a serem críticos quanto às questões importantes da vida, além de terem o cognitivo constantemente estimulado. Ler os ajudará a descobrir mais sobre o mundo e sobre si, tudo essencial para seus crescimentos. Ao ler para seu filho, você permite que ele:

Desenvolva sua comunicação

Com novos livros e novas histórias, a criança passa a conhecer diferentes palavras do vocabulário. Mesmo com a comunicação diária com os adultos, há certa limitação, visto que a rotina pode ser repetitiva. Assim, no momento da leitura, elas conhecem novas expressões e as assimilam, preparando-as para contextos de uso em sua própria rotina.

Estreite laços

Quando você separa esse tempo e dedica ao seu filho ou filha, eles se sentem muito bem, afinal estão ganhando sua atenção. O momento é estruturado em amor, confiança e troca de sentimentos. É uma troca de conhecimento e experiências. Definitivamente é uma coisa que as crianças guardam por toda a vida e, no futuro, talvez, possam repetir isso com seus próprios filhos.

Desenvolve a imaginação

A imaginação é extremamente necessária para o desenvolvimento dos pequenos, é com ela que eles brincam, aprendem mais, passam por novas aventuras e muito mais. Estimulando a criatividade na infância, no futuro, é quase certo que essa criança será uma adulta criativa.

Trabalhe a concentração

Geralmente, crianças agitadas têm mais dificuldade de ficarem focadas, mas nada que uma boa história não possa ajudar. No momento da contação, experimente deixar a cama bem confortável e, talvez, até peça ajuda, assim você terá uma criança interessada e concentrada no que está sendo apresentado. Tudo isso se tornará essencial para novos aprendizados.

Compreenda a si

Através das histórias contadas, com aventuras e experiências diferentes, os pequenos aprendem sobre o mundo, mas também sobre si e sobre as pessoas que a cercam. Isso se dá pelo entendimento das emoções, desenvolvimento da criticidade e criatividade e muitos outros aspectos. Tudo isso permite que sua identidade se construa, o que ditará suas futuras ações.

É incrível o quão ler uma historinha para dormir com uma criança pode ajudar em seu desenvolvimento, não é? Não precisa separar um tempo muito longo, algumas narrativas são contadas e podem ser discutidas em poucos minutos. Esses minutinhos serão guardados com carinho nas memórias dos pequenos por toda a vida, isso é garantido.

Então, o que achou das opções que apresentamos? Já experimentou ler alguma vez para seu filho ou filha? Definitivamente, é uma experiência muito rica e, com certeza, o sono da criança será embalado pelas mais doces memórias.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo