Corpo e MenteTeste Seu Sono

6 minutos de leituraSono no trabalho? 7 dicas para ficar alerto o dia inteiro!

O que se faz para tirar o sono no trabalho?

Você já se pegou com os olhos fechados durante o expediente, sem nem perceber? Provavelmente sim, não é mesmo?! Até porque é complicado acordar disposto para trabalhar todos os dias – existem exceções, mas a grande maioria das pessoas gostaria de uma horinha a mais de sono antes do serviço.

Pensando nisso, o blog Feliz Acordar elaborou um material perfeito para você que sofre de sono no trabalho! Portanto, abra bem os olhos para conferir as 7 dicas que te deixarão acordado durante todo o expediente!

1. Aposte no cafézinho

É claro que a nossa primeira dica para combater o sono é sobre o líquido sagrado, até porque o café possui um famoso composto químico chamado de cafeína – já ouviu falar dela, né?!

Conforme o artigo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, a substância pode estar relacionada na redução do tempo de sono de ondas lentas – que nada mais é do que o estágio do sono profundo e reparador, ou seja, é aquele que nos deixa revigorado e alerta pela manhã.

Por ser um estimulante do sistema nervoso central, a cafeína pode ser uma ótima fonte de energia, como mencionado pela matéria disponibilizada no site de informações relacionadas à saúde, Healthline.

Porém, vale mencionar que, apesar da substância ser uma ótima resposta para a sonolência, sua ação é temporária. Ou seja, ela não consegue atuar em longo prazo.

2. Estimule o cérebro com músicas

Se você trabalha em um ambiente sem perturbações, é normal que o sono aumente, pois o corpo não terá estímulos externos. Isso porque a tranquilidade pode condicionar a mente a entrar em um estado normalidade – e consequentemente de descanso.

Então, é necessário manter o corpo ativo! Se você está se perguntando como, basta ouvir música. Mas nada sons tranquilos, é hora de colocar aquela banda que você conhece todas as músicas para cantar junto (mentalmente ou não).

No entanto, cuide para não perder o foco do trabalho, pois é bem fácil se deixar levar pelo seu artista favorito.

Essa dica é tão valiosa que até a NASA, a agência do governo estadunidense responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, criou uma playlist no Spotify para manter as pessoas energizadas.

Você pode conferir a lista de reprodução clicando aqui.

Homem de terno com a cabeça deitada em sua mesa de trabalho.

3. Não esqueça de se movimentar

Se você trabalha “parado” – no sentido de não se movimentar constantemente, você precisa encontrar momentos para dar uma volta, senão o sono vai te pegar.

A afirmação é importante, pois, de acordo com o artigo publicado na revista multidisciplinar Frontiers in Public Health, uma caminhada de 10 minutos ao ar livre aprimorou o desempenho dos alunos em aspectos mentais, como memória, foco e resolução de problemas – relacionados às atividades escolares.

Apesar do post ser relacionado ao trabalho, o conceito é o mesmo. Entre uma atividade e outra, vá ao banheiro, lave o rosto, alongue-se e volte.

A redução dos bocejos será perceptível – a não ser que você esteja com tanto sono que não consiga levantar, aí temos um probleminha um pouco maior.

4. Realize pausas durante o dia

Se a sua sonolência te acompanha durante toda a jornada de trabalho, você precisa realizar pausas.

É difícil separar o cansaço da sonolência, não é mesmo?! A maioria das pessoas que estão exaustas fisicamente só querem um lugar para descansar e revigorar suas energias.

Como mencionado pela matéria publicada pelo Globo, o ato de dormir é fundamental na manutenção da saúde física e psicológica, pois é durante o sono que o corpo restabelece suas energias.

Isso não quer dizer que você precisa dormir no serviço! Entretanto, se você está com sono, certamente precisa aumentar seus níveis energéticos. Então, uma simples pausa das atividades laborais pode ser a melhor opção.

Assim, você estará desocupando a mente momentaneamente, o que pode impactar positivamente na criatividade e no raciocínio.

5. Não fique sem comer

O sono pode estar diretamente relacionado a sua alimentação, sabia? De acordo com o Portal de Educação Brasil Escola, mantido pela UOL, a glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo – especialmente do nosso cérebro.

É a partir desse monossacarídeo que a frutose, galactose e todos os outros carboidratos são compostos.

Se você está trabalhando sem comer, o seu corpo não recebe glicose, fazendo com que o seu organismo fique com o níveis baixos da substância.

Assim, o principal órgão do sistema nervoso não recebe a energia necessária para funcionar corretamente – e adivinha qual é o sintoma da fraqueza cerebral? Isso mesmo, a sonolência.

Portanto, não pule refeições. Tente manter uma dieta balanceada e produtiva. Assim, o seu organismo funcionará em boas condições.

Já que estamos falando sobre comida, você pode aproveitar para conferir os alimentos que podem causar insônia!

6. Deixe o ambiente iluminado

Os humanos são seres geneticamente diurnos, como aponta a matéria “Por que somos diurnos” publicada pela Revista Pesquisa FAPESP. Isso significa que os nossos estímulos de produtividade ocorrem durante o dia.

Portanto, se as cortinas estão fechadas, é hora de abri-las, visto que a luz é um ótimo estimulante natural.

É o que menciona o estudo publicado no jornal acadêmico Neuron, que estudou a proteína Prok2 – que é ativada quando somos expostos à luz, afetando comportamentos de sono e vigília.

Então, deixe o ambiente iluminado! Se você trabalha à noite, uma boa opção é investir em um bom sistema de iluminação.

Mulher cansada repousa a cabeça em sua mão enquanto trabalha em um notebook.

Você pode gostar de saber os 6 riscos de trocar o dia pela noite!

7. A ergonomia é fundamental

Pois é. A sonolência pode estar relacionada à posição que você trabalha, sabia?! Especialmente se você trabalha sentado, pois é normal procurar a posição perfeita.

Entretanto, o conforto de uma posição sem ergonomia pode ser o motivo de você ter sono no trabalho.

O trabalho publicado pela Frontiers in Human Neuroscience realizou um teste com esse propósito. A pesquisa foi feita separando participantes em dois grupos: sentados e deitados.

O grupo dos reclinados reportaram que tiveram má performance por estarem em posições semelhantes às de dormir. Em contrapartida, os participantes assentados realizaram o teste sem queixas.

Ou seja, se você está com sono, sente direito na cadeira!

Dica extra: garanta boas noites de sono

Uma boa noite de sono pode resolver todos os problemas de sonolência. Ainda mais se você descansa em um quarto escuro, com um colchão de qualidade, apoiado em um travesseiro ideal.

Caso não saiba qual é o modelo certo para você, basta conferir o nosso post “Tipos de travesseiro: aprenda a escolher e tenha uma boa noite de sono!”

Com certeza, esses fatores vão te ajudar a ficar acordado durante o dia. Portanto, não perca a oportunidade de aprender a escolher o colchão certo – só assim você conseguirá acordar e se manter disposto!

E aí, gostou das dicas de como combater o sono no ambiente de trabalho?

Agora que você já sabe, aproveite para mandar esse post para aquele amigo que também dá umas “pescadas” na cadeira! Se elas ajudarem, volte aqui para comentar!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo