Dormir BemMeu ColchãoProdutos

5 minutos de leitura5 tipos de molas de colchão — Conheça e aprenda a comprar

Deitar em um colchão é uma experiência maravilhosa, ainda mais se for depois de um dia cansativo, parece que nosso corpo deita em nuvens de algodão.

Claro que cada uma apresenta profundidade e firmeza diferentes, e isso se deve a uma combinação de camadas que criam a densidade do colchão, nesse caso espumas, tecidos, feltros e molas, e é sobre esse último componente que trataremos aqui.

Os tipos de molas determinam o peso que o colchão suporta, essa é a importância desse componente. Por isso, nós iremos explicar a influência de cada uma deles em seu conforto. Continue lendo para entender a diferença entre elas.

1. Molas pocket ou ensacadas

Esse é o tipo de mola mais comum no universo dos colchões. Elas são revestidas de forma individual em TNT — por isso o nome ensacadas — e agregadas por adesivos ou soldadas por meio de ultrassom bem unidas.

Dessa forma, há um grande volume por metro quadrado, logo, o peso é bem distribuído e proporciona muito conforto a quem está deitado.

Além do mais, a proximidade das molas possibilita que a pressão realizada sobre a superfície não interfira nas molas inferiores, é uma estabilidade incrível para quem ama dormir sem muito molejo.

Por essa característica e devido ao custo-benefício incrível, esse tipo de mola é muito indicado para recém-casados ou casais que estão começando a mobiliar a casa.

Vale ressaltar que essas molas suportam até 90 kg por pessoa. Então, se juntos vocês pesam um pouco mais, continue lendo que a seguir temos outros tipos de molas.

molas ensacadas brancas para colchão

2. Molas bonnell

Se você pretende investir em um colchão econômico, esse é um tipo bastante acessível. As molas Bonnell apresentam um ótimo custo-benefício, por isso são usadas em colchões de preços mais acessíveis, assim como a anterior.

A diferença entre a Pocket e a Bonnell é que esta última não é revestida em TNT (ensacadas) e, como elas não se movimentam individualmente, a pressão aplicada é transferida por toda a extensão. Dessa forma, colchões com essa mola são flexíveis e, por conta dessa maleabilidade, esse tipo de mola é indicada para quem é solteiro.

Sobre os detalhes técnicos, os fios das molas são feitos com carbono interligados à fios de aço temperado. Aliás, os componentes são unidos em formato bicônico, também conhecidos como ampulheta. Esse formato de confecção de molas suporta pessoas de até 90kg.

3. Molas Superlastic

As molas Superlastic são confeccionadas em formato bicônico, assim como a Bonnell, mas nesse modelo elas são unidas em arames espirais. A grande valia das molas em espiral é seu desenvolvimento progressivo, em outras palavras, a firmeza aumenta conforme elas são comprimidas.

Como é uma tecnologia moderna, ela é leve e muito fácil de manusear dentro da indústria. Além disso, esse fator garante que os colchões com esse tipo de mola suporte pessoas com até 110kg.

As molas Superlastic podem ser encontradas em três versões principais, sendo elas:

  • Low Coil – 12 cm de altura;
  • High Spring – 15 cm de altura;
  • Pro – 18Cm de altura.

Ao analisar essas alturas, lembre-se do que citamos anteriormente: quanto mais comprida a mola, mais estável.

4. Molas LFK

Lura-Flex, uma tecnologia de molas que se flexionam individualmente e ainda contam com extremidades entrelaçadas em formato retangular — esse pequeno detalhe garante estabilidade até na beirada do colchão.

Esse tipo de mola é encontrado em colchões fabricados para os clientes mais exigentes, afinal de contas, proporcionam uma estabilidade acima da média. Por isso é recomendada para casais e, principalmente, para pessoas que se movimentam com frequência durante o sono.

Também precisamos mencionar que colchões com essa tecnologia são procurados por grávidas e idosas, uma vez que, para elas, levantar da cama é um processo mais delicado do que normal, e ter a borda estável facilita tudo, além da estabilidade no centro proporcionar maior conforto para dormir.

Mulheres grávidas: sobre o assunto do sono, nós temos um post bem interessante com dicas de como dormir melhor na gravidez, acreditamos que valha a pena você conferir.

Além das bordas apresentarem os fios em formato retangular, a parte central é toda feita no bicônico, assim como os outros dois anteriores. A combinação das formas garantem que o colchão suporte pessoas de até 120kg.

5. Molas Miracoil

Você gosta de colchões firmes? Então esse é o tipo de mola perfeito. A mola Miracoil apresenta um formato que foge totalmente dos modelos anteriores, já que é confeccionado com fios contínuos entrelaçados. Isso mesmo, não forma nenhum desenho como bicônico ou retangular.

Por conta desse formato único, a Miracoil é usada na confecção de colchões rígidos. Mas não pense que eles são duros demais, nada é feito com exagero, as molas apresentam muita estabilidade, porém o restante do colchão é compensado com espumas confortáveis.

Graças a essa estabilidade, esse tipo de mola é um dos melhores para quem tem uma coluna sensível, afinal, qualquer posição diferente que o corpo permanece durante o sono, pode desencadear uma dor absurda e ainda “travar a coluna”.

molas miracoil

Uma pessoa que tem labirintite ou enxaqueca precisa dormir em colchões com molas firmes, pois deitar em colchões instáveis apenas piora as condições e ainda desencadeiam um momento desconfortável.

Por isso, é muito importante levar em consideração o tipo de mola antes de comprar um colchão, afinal de contas, a garantia de boas noites de sono também estão nesse elemento.

Em relação ao peso que as molas suportam, a Miracoil tem capacidade de proporcionar conforto para pessoas de até 150 kg.

Gostou das informações? Nós estamos sempre trazendo conteúdos relevantes como este aqui no blog. Continue acompanhando para entender os detalhes técnicos dos colchões de forma descomplicada.

Depois dessa jornada pelos tipos de molas, nós te convidamos a aprender como escolher uma cama box, queremos que você escolha com sabedoria uma cama para garantir boas noites de sono, é só aproveitar o conteúdo.

Até o próximo post!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo