Bem EstarDormir BemMeu ColchãoProdutos

6 minutos de leituraColchão de mola ou espuma? Veja as vantagens de cada um!

A essa altura, as leitoras do Blog Feliz Acordar já memorizaram o dado de que passamos 1/3 dormindo, não é mesmo? Com isso em mente, preparamos mais um post informativo que pode te ajudar a entender qual tipo de cama corresponde melhor as suas necessidades e preferências na próxima vez que for trocá-la.

Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens dos colchões de espuma e mola bonnel e ensacada!

Vantagens do colchão de mola

Existem vários tipos de colchão de mola, mas os principais são os bonnel ou de molas ensacadas. Esses são os seus principais benefícios individuais e compartilhados:

  • Conforto

Especialmente quando estamos falando do modelo de molas ensacadas, a sua confortabilidade é surpreendente. Os conjuntos de molas se adequam ao corpo e proporcionam uma maciez que pode até causar uma estranheza no começo se você estiver acostumado com colchões mais rígidos, mas em pouco apreciará as noites bem mais confortáveis que o modelo entrega.

  • Alinhamento da coluna

Outro benefício dos colchões de molas ensacadas especificamente é o nível de ergonomia entregado. Por ter uma quantidade elevada de conjuntos de molas por metro quadrado do colchão, o corpo tem a chance de se encaixar perfeitamente seguindo a sua anatomia, o que previne as chances de você acabar numa posição inadequada e prejudicial ao se mover durante o sono.

  • Baixo custo

Essa vantagem é mais coerente com os colchões de molas bonnel, pois a sua estrutura única de molas entrelaçadas feitas em aço é mais acessível de ser produzida. Se você está priorizando a economia de dinheiro neste momento e quer um colchão de mola, as do tipo bonnel costumam ter um custo bem mais baixo.

  • Durabilidade

Ambos os colchões de molas, tanto os ensacados quanto os do tipo bonnel, carregam o grande ponto positivo de durar bastante. As suas estruturas de aço resistem a anos de uso a mais que as de espuma (5 a 10 anos), de forma que você não precisará se preocupar tão cedo em gastar o dinheiro, tempo e o esforço envolvidos na troca de camas que alcançaram o máximo de vida útil.

peseira e cobertor em cama de casal de mola

E as desvantagens?

Os pontos negativos dos colchões de mola estão mais presentes nos seus modelos mais acessíveis, os tipo bonnel. Os de molas ensacadas costumam ser evitados apenas pelo seu custo mais alto. Se você está pensando em optar pelo primeiro modelo para economizar mais, saiba que essas são as suas desvantagens:

  • Sensível a peso e movimentos

Como as molas bonnel são encaixadas em uma única estrutura retangular, qualquer movimento ou peso aplicado em um canto do colchão será ecoado nele inteiro. Isso não incomoda tanto ao dormir sozinho, mas os casais sofrem bastante com o desequilíbrio sentido na cama por qualquer suspiro do parceiro.

  • Produção de ruídos

Por ter molas de aço móveis em seu interior, é claro que esse tipo de colchão sem isolação acústica não conseguirá reter todo o som produzido, o que pode ser um fator decisivo para pessoas de sono leve que acordam com o menor barulho. Essa desvantagem é notável especialmente nas molas bonnel, já que as ensacadas são embaladas com tecidos que previnem o ruído.

Se quiser conhecer mais sobre as características dos colchões de molas bonnel e ensacadas, confira o nosso post sobre o assunto.

Vantagens do colchão de espuma

Os colchões de espumas também existem em vários tipos (softgel, viscoelástica e etc.), cuja principal diferença é a densidade. Veja os benefícios de optar por um de seus modelos:

  • Variedade de tipos e densidades

Ao contrário dos colchões de molas que se dividem em molas ensacadas ou bonnel, os de mola contam com infinitas variedades de tipos, espessuras, densidades e materiais, de forma que você pode escolher um modelo que atenda a todas as suas necessidades com precisão.

Para entender mais a fundo como funciona a classificação (d28, d33, d40 e d45) desses colchões e a sua escala de pesos ideias para cada um, sugerimos a leitura do nosso post sobre como se produz a espuma.

  • Firmeza ideal para a coluna

Os colchões de espuma costumam ter uma firmeza bem maior que os de mola, então são considerados mais apropriados para quem tem problemas na coluna ou dores nas costas. Eles também respondem melhor aos movimentos e pressões aplicados, fazendo com que o corpo permaneça bem mais estável durante a noite toda.

  • Tecnologias mais recentes

Por ser mais passível de receber mudanças e evoluções, os colchões de mola têm a grande vantagem de contar com as tecnologias mais recentes e modernas. Algumas delas que já estão presentes no mercado são a NASA (espuma que afunda), os materiais com conforto térmico, as espumas resilientes e assim por diante.

colchão branco de espuma

E as desvantagens?

Para enfim ter todas as informações necessárias para comprar um colchão na ponta da língua, dê uma olhada nos pontos negativos dos colchões de espuma:

  • Menor durabilidade

Os colchões de espuma têm a tendência de perder as suas propriedades mais rapidamente, durando cerca de 3 a 5 anos. Afinal, ao contrário das de mola, a sua estrutura é feita de materiais maleáveis que, com o tempo, cedem à pressão do corpo.

  • Processo de escolha mais detalhista

Como você pôde ver acima, as espumas se dividem em vários tipos de densidade, espessura e material, de forma que, para fazer uma escolha certeira, você precisará levar um pouco mais de tempo pesquisando os detalhes de cada modelo.

  • Menos macio

Apesar de ser extremamente confortável, os colchões de mola não são considerados os mais macios. Para quem está acostumado com uma cama mais ‘mole’ e responsiva, a resistência da espuma pode não ser tão agravável.

Então, conseguiu decidir qual dos modelos listados é o seu preferido? Para conferir todos eles e descobrir mais sobre as suas especificidades, conte com a seleção de colchões e box da F.A Colchões!

E, para finalizar o post, você sabia que colchões têm datas de validade? Seja qual tipo você escolha, é importantíssimo se atentar a essa data, se não estará com um produto que já perdeu todas as propriedades e pode danificar a sua coluna. Por isso, não deixe de conferir também a nossa publicação que indica os sinais que a hora da troca do seu colchão chegou!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo