Meu Colchão

Como tirar o cheiro de urina do colchão: 3 dicas práticas.

Nada pior do que chegar em casa ou perceber logo pela manhã que alguém deixou uma surpresa nada agradável no colchão, não é? É completamente normal que isso ocorra principalmente em famílias com crianças pequenas, idosos ou lares com pets.

É possível que isso aconteça também em outros móveis da casa, como no sofá e em outros estofados. Mesmo que o ato não tenha sido intencional, o cheiro de urina pode se impregnar no colchão e se não for removido a tempo acaba afetando permanentemente o colchão.

Mas não há com o que se preocupar. Se o colchão for cuidado com os passos adequados, ele voltará a ficar novinho em folha sem qualquer resquício de que algum odor ruim já esteve por ali. Então, caso perceba que o incidente ocorreu em sua casa, apresse-se em seguir estas dicas.

1. Remova a umidade o quanto antes

É muito importante que você remova a umidade do seu colchão logo que perceber o ocorrido. Você pode fazer isso com o auxílio de um pano seco e de boa absorção. Assim você garante que menos espuma seja umedecida. Entenda melhor sobre como a espuma do colchão é produzida em nosso post sobre o tema para compreender a estrutura da peça.

Então, vá pressionando suavemente por toda a área úmida até que o pano seco absorva a maior quantidade de umidade possível. Continue os movimentos até sentir que conseguiu uma boa absorção e, se necessário, utilize outro pano.

Em relação à roupa de cama, é necessário que realize a lavagem o quanto antes, uma vez que postergar a lavagem pode fazer com que o odor também fique impregnado nas peças. Certifique-se ao fim da lavagem que o odor tenha sido completamente removido.

2. Use bicarbonato de sódio para ajudar na absorção

O bicarbonato também consegue absorver a umidade e por isso é importante usá-lo para auxiliar nos cuidados com colchão. Aplique quantidades generosas por toda a extensão da mancha e deixe agindo no colchão por volta de uma hora e meia.

Após esse período você já pode remover o bicarbonato de seu colchão. Você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó para conseguir remover completamente o produto. Você deve perceber que a umidade e cheiro desagradável do colchão estarão menores.

3. Vinagre irá te ajudar a remover o odor

O vinagre com álcool também é um ótimo item caseiro para ajudar na remoção de manchas e cheiros. Para usá-lo basta que você o adicione em uma xícara até a metade e complete com álcool. Use um borrifador para aplicar no colchão sem encharcar.

Aplique até que o colchão fique molhado e deixe a mistura agindo até que o colchão seque. Se necessário, repita o processo para remover completamente o mau cheiro. Pode ser necessário que você aplique o bicarbonato de sódio novamente, para remover a umidade.

O recomendado é deixar o bicarbonato agindo até o dia seguinte, para que todo o odor seja removido, até mesmo o de vinagre e álcool. Contudo, é necessário que o colchão não seja usado por ninguém nesse período.

Caso isso não seja possível, você pode usar um secador de cabelo para secar a região afetada e então usar o bicarbonato, que deve ser deixado no colchão até o horário em que for dormir.

Serve para remover cheiros e manchas antigas?

Essas dicas também servem para remoção de odores antigos. No entanto, em caso de manchas impregnadas há muito tempo, é possível tentar uma outra mistura. Sua eficácia, no entanto, varia de acordo com a mancha e o tempo no colchão.

Os ingredientes que irão te auxiliar nesse processo são água oxigenada e sabão. Misture 200ml de água oxigenada, 5 colheres de sopa e 1 colher de café de detergente líquido. Aplique a solução aos poucos no colchão, lembrando de não encharcar. Vá esfregando com um pano e aplique bicarbonato para retenção de umidade.

É necessário que você tenha atenção quanto ao uso de água oxigenada em seu colchão, uma vez que ela pode manchar tecidos que não sejam brancos. Seguindo todos os passos, você mantém seu colchão muito cuidado. Aproveite e leia nosso post sobre como cuidar bem de seu colchão.

Com essas dicas, é provável que você tenha conseguido recuperar seu colchão para usá-lo tranquilamente sem riscos na hora de dormir. Quer saber se está na hora de trocar a peça? Veja quanto tempo dura um colchão em nosso post sobre o assunto.

Se você gostou deste post não se esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos e amigas para que saibam o que fazer caso esse incidente aconteça com eles. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo