Curiosidades do Sono

O que é o terror noturno, como identificar e lidar com essa parassonia

O nome faz parecer intimidador, e certamente é para quem sofre desse distúrbio no momento. O terror noturno é um distúrbio que causa muita curiosidade entre os especialistas. 

É muito provável que você já tenha lidado com essa condição em algum momento da vida e nem se lembre, ou tenha vivência em alguém próximo e se assustado. Vale a pena entender mais sobre o terror noturno, do que se trata e como lidar com ele para ser capaz de ajudar alguém que apresente esse quadro.

Afinal, o que é o terror noturno?

O mundo do sono é uma barreira repleta de curiosidades que despertam o fascínio de diferentes tipos de especialistas e entusiastas, a riqueza de manifestações da consciência e o trabalho do cérebro durante nosso descanso é um mundo a ser desbravado, e nele psiquiatras, psicanalistas, religiosos e artistas se inspiram para ir além no entendimento do ser humano.

Um dos eventos mais medonhos que acontecem durante o fenômeno do sono certamente é o terror noturno. Começando pela maneira como se manifesta: a pessoa tem espasmos, faz caretas de medo, fala, sua, grita e se sobressalta, tudo isso durante o sono, chegando ao ponto de ser acordado pelo próprio susto, ou por cair da cama e até machucar a si mesmo.

Por isso, o terror noturno inspira alguns cuidados, ao menos na observação de suas manifestações. Ainda não existem muitos consensos ou definições fechadas sobre suas causas, mas um fato é que ele costuma acontecer especialmente em crianças, com uma regularidade que varia para o quão severo é o caso de cada pessoa. 

A forma como se manifesta também pode variar bastante, mas no geral envolve sonhos que contam com perseguição, violência, fuga, e costumam acontecer na primeira metade do sono, na fase REM dos primeiros ciclos.

Acontecendo majoritariamente em crianças, o terror noturno também costuma passar com a chegada da adolescência, mas pode se manifestar em pessoas adultas.

Apesar de poder causar situações bem assustadoras para quem vê, o terror noturno por si só não causa nenhum dano nem costuma ser crônico. Por se tratar de uma parassonia, uma categoria de distúrbios do sono ligados à movimentação anormal durante o repouso, um dos problemas que o terror do sono costuma causar é uma indisposição diurna, por atrapalhar o repouso adequado durante a noite. 

Porém, dificilmente causa algum tipo de trauma, pois o mais comum é que a pessoa apague da memória os eventos acontecidos, pois o cérebro se foca especialmente em guardar tipos mais consistentes de informação.

Causas e tratamento do terror noturno

Alguns fatores observáveis que parecem ligados à essa parassonia costumam ser:

  • Quadros de ansiedade ou depressão;
  • consumo de cafeína ou comidas mais pesadas e/ou gordurosas antes de dormir;
  • associação de outros distúrbios do sono (como apnéia) ou problemas neurológicos;
  • uso de certos medicamentos (importante verificar a bula);
  • sintomas febris;
  • uso de álcool;
  • sono pouco ou irregular;
  • distúrbios hormonais crônicos ou fases, como hipotireoidismo ou até mesmo fase pré-menstrual;
  • alto nível de estresse emocional e/ou físico.

Um outro motivo muito especulado sobre a situação do terror noturno nas crianças está ligado ao estado de formação do cérebro infantil, que ainda está se estruturando e ainda não possui alguns pontos de desenvolvimento e maturidade da consciência, gerando facilmente interpretação violentas de estresses físicos e emocionais.

É importante observar a regularidade e intensidade dos episódios de terror noturno para saber como lidar com as situações e quando buscar ajuda.

Como tratar o terror noturno

Apesar de medicamentos como as benzodiazepinas serem efetivos no tratamento de casos mais severos, são recomendadas apenas em última instância, por terem efeitos colaterais muito agressivos para crianças.

As principais recomendações para lidar com o terror noturno ainda envolvem cuidados comuns do sono:

  • Dormir com bastante regularidade e o tempo necessário;
  • evitar situações estressantes e traumáticas;
  • criar condições favoráveis para o sono, como temperatura mais baixa, escuro adequado e um colchão bem confortável;
  • possui um bom nível de hidratação, pois a desidratação está ligada à alguns sintomas que causam fortes dores de cabeça, que por sua vez, favorecem o terror noturno;
  • como alguns casos podem estar ligados a traumas e estresses constantes, é importante que a pessoa faça terapia psicológica, para buscar meios meio de lidar com os estresses que pode estar somatizando durante o sono

Apesar de a escuridão favorecer bastante a produção de melatonina e, por sua vez, uma maior qualidade do sono, o escuro também é mais favorável para as alucinações visuais. 

No caso das crianças, os responsáveis podem ajudar seu sono com cantigas, carinho, músicas calmas, mas é preferível evitar levar a criança para dormir com os pais, já que pode causar outros tipos de inseguranças e medos em se dormir sozinho.

Em casos mais severos, é importante tirar objetos que possam ferir a criança, cercar a cama para que não caia e desobstruir o caminho caso tenha alguma manifestação sonâmbula. O ideal é não tentar acordar a criança, pois ela pode acabar tendo dificuldades em voltar a dormir ou lembrar-se mas vividamente do episódio, com chances maiores de trauma.

Terror noturno x Pesadelos

Os pesadelos são manifestações comuns de maioria das pessoas, e envolvem produções subconscientes de sentimentos de angústia, mas na maioria das vezes não chegam ao ponto de causar interrupções do sono nem mesmo sobressaltos.

O terror noturno envolve pesadelos, mas vai muito além de sua esfera, se manifestando com mais força no corpo.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o terror noturno, certamente vai estar mais tranquilo para lidar com essa situação sem se deixar assustar. 

A qualidade física do sono é um fator importante para lidar e remediar as parassonias, e dormir com saúde é coisa séria, por isso a F.A. Colchões, além de um blog repleto de dicas para o sono, também produz diversas linhas de colchões, travesseiros e artigos para descanso de alta qualidade para cuidar sempre de seu bem-viver, confira nosso blog e nossa loja!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo