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Falta de sono: saiba o que fazer para cair no sono

Uma boa noite de sono sem interrupções é algo que todas as pessoas adoram e precisam. Poder descansar da correria do dia anterior e, ao acordar, sentir-se revigorado é uma ótima forma de preservar sua saúde e de manter os cuidados com seu corpo – mas com a falta de sono, isso não acontece.

O sono é um dos fatores que influenciam muito em vários aspectos em relação ao seu dia, uma vez que, quando você descansa, tem uma rotina mais produtiva e livre de quaisquer desconfortos, como cansaço e até mesmo dores musculares.

Tudo isso é muito bom para aqueles que conseguem descansar e dormir com tranquilidade. No entanto, enquanto algumas pessoas enfrentam excesso de sono, existem outras que passam por diversos problemas quando chega a hora de dormir, sendo que, em alguns casos, são necessários até alguns tratamentos médicos para que a saúde não se comprometa ainda mais.

Se quando chega a noite você simplesmente não consegue dormir, pode ser que você esteja enfrentando alguns problemas que precisam ser resolvidos o quanto antes para que você não passe por problemas maiores durante suas atividades realizadas no dia. Pensando exatamente nisso, levantamos algumas informações para que você fique por dentro de tudo, confira.

Por que não sinto sono? Entenda algumas possíveis causas

Antes de continuarmos, é preciso que você entenda melhor quanto às possíveis causas que estão comprometendo suas noites de sono, e são muitas as possibilidades – pode ser que você esteja enfrentando problemas com ansiedade, o que configura um caso específico e que deve ser acompanhado por um psicólogo.

Agora, se você notou que vem enfrentando dificuldades para dormir com frequência, é preciso investigar o que está levando você a ter esses sintomas e tratá-los o quanto antes, uma vez que se trata apenas de questão de dias para que você sinta que seu corpo e sua produtividade estão sendo afetados.

Em todos os casos, é muito importante que você se atente a completar todo o ciclo do sono para não passar por problemas no próximo dia ao passo em que o descanso está associado à saúde. Por isso, o mais indicado é que você procure um médico o quanto antes para que esse problema seja resolvido.

O que fazer para dormir agora?

Se você está sem sono e está buscando meios para dormir, agora é importante que você siga alguns passos que irão auxiliar seu corpo a relaxar, o que fará você dormir rápido e sem estresse. Entenda:

  1. Respire fundo

A respiração está muito associada ao estado em que seu corpo se encontra no momento. Quando você acaba de fazer exercícios, sua respiração estará forte e ofegante ao passo em que, quando você está em repouso, a respiração é leve e devagar.

Por isso, respire fundo até começar a sentir que seu corpo está mais relaxado e calmo. Puxe o máximo que puder de ar e segure por um tempo, depois solte devagar. Com 2 minutos nessa sequência você percebe que seu corpo já se sentirá mais calmo e, quando você menos perceber, o sono vai começar a chegar.

  1. Evite eletrônicos

Se você está passando por problemas para conseguir dormir, é muito importante que você se atente a evitar dispositivos que emitem luz, especialmente a luz azul dos aparelhos eletrônicos. Então, se você estiver passando por problemas para dormir, afaste-se de seu computador ou smartphone o mais rápido possível.

  1. Apague todas as luzes

Nada de dormir com a luz acesa, viu? Ela pode interferir em seu sono e você não conseguirá dormir da melhor forma. Por isso, quanto mais escuro seu quarto estiver, não irá demorar até que seu cérebro perceba que está na hora de dormir e comece a produzir melatonina, o hormônio do sono.

Além disso, é importante se atentar a evitar luzes que vêm de fora também. Por isso, se seu quarto fica posicionado perto de um poste de luz ou quaisquer outros métodos que tragam luzes externas a ele, pode ser interessante que você busque meios de cobrir a luz. Isso irá te auxiliar a pegar no sono muito mais rápido.

  1. Fuja dos barulhos

Um problema muito comum entre pessoas que enfrentam a falta de sono está em relação aos barulhos que vêm de ambientes externos. Se você está enfrentando esses problemas dentro de sua casa, busque formas de reduzir os ruídos ao máximo.

No entanto, se o barulho está vindo da vizinhança, é importante conversar com os vizinhos para resolver essa questão o quanto antes, claro, de forma amigável.

  1. Resolva pequenas tarefas que incomodam

Outro problema que afeta diretamente as pessoas que não conseguem dormir são as pequenas tarefas antes de finalizar o dia. Por isso, resolva essa questão e elimine toda a ansiedade que estiver circulando sobre você. Algumas mais comuns são:

  • Desligar o gás do fogão;
  • Fechar as janelas;
  • Trancar a porta;
  • Programar o despertador do próximo dia;
  • Escovar os dentes.

Adicione aqui suas outras tarefas particulares e, se necessário, faça uma lista e vá conferindo se realizou tudo. Assim, você evita preocupações e dorme mais tranquilo.

Essas dicas são para casos em que você não está conseguindo dormir em noites específicas, visto que se você estiver enfrentando esse problema por muitos dias, como mencionamos anteriormente, pode ser que esteja precisando de ajuda profissional.

O que achou dessas dicas? Aproveite a leitura para conferir nosso post sobre cromoterapia para o sono e veja o que a ciência diz quanto às cores de seu quarto e como elas podem influenciar em seu sono. Muito obrigado pela leitura e continue ligado em nosso blog para mais dicas sobre sono. Até mais!

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