Corpo e Mente

4 opções de alongamento matinal para acordar com mais disposição

Realizar um alongamento matinal é muito importante para o corpo, visto que, durante toda a noite, os músculos permanecem praticamente imóveis enquanto você descansa. A posição em que você dorme também influencia bastante em seu dia e, quando você se alonga após acordar, seus músculos são “esticados” e isso é como se fosse o pontapé inicial para que você tenha mais força para se mover.

Devíamos seguir os exemplos dos animais, você pode observar que, quando seus pets acordam, o alongamento compõe uma prática imediata de sua rotina, afinal, eles precisam dar mais força ao seu corpo e aos músculos para se movimentarem. Faça como seus pets e se alongue também.

Confira a seguir as opções de alongamento para fazer de manhã que separamos para você manter seus músculos sempre esticados. Ainda se inspirando nos pets, é também muito importante que você não se esqueça de se alongar – eles nunca se esquecem, repare bem. Então, baseie-se neles para que você consiga deixar seus músculos e seu corpo bem mais saudáveis.

Benefícios do alongamento para o seu dia

Quando você passa a realizar alongamentos como parte de sua rotina, você começa a perceber vários benefícios em seu corpo, como uma maior sensação de relaxamento devido ao fato de que sua circulação estará mais ativada.

Além disso, você também passa a perceber que, ao fim do dia, não se sente tão cansado, pois seus músculos foram preparados para as atividades de seu dia. Assim seu bem-estar também é influenciado.

Com o alongamento, você oferece apoio aos músculos para que tenha mais proveito de seu dia, promovendo até mesmo uma melhor coordenação para seus movimentos.

Os melhores alongamentos matinais para ter mais disposição

Separamos então uma lista com exercícios que você pode começar a fazer todas as manhãs para ter mais disposição. Todos os alongamentos devem ser realizados por volta de 30 segundos para conseguir alongar todos os músculos por tempo suficiente e de maneira adequada. Veja:

  1. Comece ainda na cama:

Uma ótima forma de motivação para começar a se alongar todas as manhãs é iniciar essas atividades ainda em sua cama. Assim, você consegue despertar melhor sem riscos de deixar a preguiça te consumir.

Comece se espreguiçando para esticar os músculos, preparando-os para as atividades de seu dia. Então, a dica é começar com alongamentos que podem ser feitos na posição deitada, como o alongamento dos músculos inferiores, que geralmente são os membros que mais causam dores no fim do dia. Confira nosso post sobre dor nas pernas ao deitar para entender melhor esse assunto.

Para a parte posterior da coxa, você precisa mover sua perna em direção à barriga com seus braços enquanto mantém a outra o mais esticada possível. Já em relação à parte anterior das coxas, você precisa virar de bruços e trazer seu pé em direção às costas com a ajuda das mãos.

  1. Levante-se devagar e continue nas pernas

Ainda alongando as pernas, junte seus dois pés e desça suas mãos até eles indo até o ponto máximo que você conseguir – a prática desse alongamento faz com que você consiga, cada vez, alcançar o toque a seus pés ou até mesmo ao chão.

Agora, alongue suas panturrilhas, esticando uma de suas pernas a frente e posicionando-a sobre seu calcanhar, apoie uma de suas mãos em seu joelho e com a outra toque seus pés. Repita o processo com a outra perna também.

  1. Alongue seus braços e tronco

Depois de finalizadas as pernas, fique em pé novamente, com os pés separados em espaço aproximado de seus quadris, e levante um de seus braços para cima, próximo à sua cabeça. Então, traga sua mão aberta até o ponto inicial de suas costas, abaixo da nuca, dobrando o braço.

Em seguida, levante seu outro braço e leve sua mão até seu cotovelo do braço dobrado. Troque os braços para realizar o alongamento dos dois. Assim que finalizar, retorne à posição ereta em pé ainda com as pernas separadas de acordo com o tamanho de seu quadril.

Então, estique um de seus braços à frente e leve-o à sua direção oposta (braço esquerdo à direita e vice-versa). Estique seu outro braço e dobre-o acima de modo a prender o outro braço durante o alongamento. Assim que acabar, troque a posição dos braços para conseguir alongar o outro.

  1. Alongue seus pescoços e cabeça

Retorne novamente à posição do corpo ereto. Use uma de suas mãos para trazer sua cabeça para perto de seu ombro esquerdo, repetindo o processo do lado direito em seguida. Você também pode direcionar sua cabeça em direção ao céu e depois ao chão para completar o alongamento de seus pescoços.

Em seguida, faça movimentos de rotação com a cabeça nos sentidos horário e depois anti horário. Seu pescoço ficará mais firme para se movimentar e segurar sua cabeça durante seu dia.

Esses são alongamentos básicos e que podem influenciar bastante os movimentos de seu dia a dia, você também pode procurar por exercícios de yoga para fazer outros alongamentos mais completos.

Essas dicas valem para todos os dias, principalmente para finais de semana e dias em que não há muitas atividades programadas, pois assim você pode aproveitar melhor seu dia sem riscos de dores e desconfortos ao final deles – permitindo que você durma rápido e com qualidade.

O que achou dessas opções de alongamento matinal? Compartilhe-as com sua família e amigos para que todos comecem com a prática de exercícios pela manhã. Muito obrigado pela leitura e até o próximo post!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo