4 minutos de leitura3 Pontos de acupuntura para dormir: conheça a acupressão
Você conhece o ponto de acupuntura para dormir? Segundo a medicina chinesa, existem diversos pontos de pressão corporais que têm influência no que estamos sentindo, seja incômodo ou não.
O sono é fundamental para o bem estar e qualidade de vida, mas há pessoas que precisam ficar muito tempo deitadas esperando o sono chegar para, somente assim, dormir de verdade.
Com isso em mente, trouxemos os 3 pontos de pressão que auxiliam no tratamento de insônia, confira na sequência!
1. KD1 – Yongquan
K1 ou KD1 é o ponto que se encontra na sola dos pés. É o ponto mais conhecido para promover o sono e, para isso, é preciso pressionar por 30 segundos e soltar por 5 segundos.
Faça essa repetição por 5 minutos para que o sono venha e você durma tranquilamente.
Para encontrá-lo, faça o seguinte: localize o peito do pé. Aqui, existem duas linhas imaginárias, uma fica abaixo do dedão e outra maior que fica embaixo dos demais dedos.
Ambas saem do exterior e sobem para a ponta do pé, e é o encontro dessas linhas que você precisa pressionar.
Além de auxiliar na insônia, o K1 é responsável por melhorar hipertensão, dor lombar, zumbido no ouvido, memória fraca, suor noturno, epilepsia, dores na garganta e boca seca.
Também é um ótimo local para pressionar quando o terror noturno acontece, pois o corpo se acalma, reduz a ansiedade e o pânico momentâneo.
2. P6 – Neiguam
O P6 fica no antebraço e, para achá-lo, faça os seguintes passos: estique um dos braços com a palma para cima e posicione 3 dedos (indicador, dedo médio e anelar) em cima do antebraço a partir do punho. Essa é a distância que o P6 está do punho.
Agora, no meio do braço, pressione com o dedão ou dedo indicador – você irá sentir veias, nervos e ossos ao aplicar pressão. Nesse caso, foque em estimular o nervo. Isso reduzirá o estresse corporal e a ansiedade.
Além disso, o ponto P6 também é responsável por aliviar a dormência e formigamento da região. Faça o teste quando dormir em cima do braço e ele acordar formigando.
3. LV3 – Tai Chong
LV3, Tai Chong ou Onda Grande são os nomes para esse ponto de pressão. Sua localização é na parte superior dos pés, entre o dedão e o segundo dedo, aproximadamente 2 cm abaixo deles.
Ao pressionar o local com os dedos, é possível sentir um pequeno espaço entre os ossos, e é aí que você deve apertar suavemente por 5 segundos e soltar. Repita o movimento por alguns minutos e sinta a diferença.
O LV3 é responsável por acalmar o corpo, relaxar a mente e diminuir a irritação, dores de cabeça, vômitos, náuseas e ansiedade. Com a prática frequente, ele se torna um calmante natural, assim como as ervas calmantes para insônia.
4 Dicas de como fazer a acupressão
O método de apertar os pontos corporais com as mãos é chamado de acupressão e, como vimos anteriormente, você mesmo pode praticar. Veja a seguir algumas dicas para deixar esse momento ainda melhor:
1. Pressione com o dedão ou indicador
Recomendamos que use o dedão ou o indicador para pressionar, porque eles são mais fortes e precisos. Caso queira pressionar de maneira um pouco mais firme, utilize o dedo médio junto com o indicador.
2. Faça com ritmo
O segredo para a acupressão funcionar está em pressionar o local correto e, claro, o ritmo. Entenda, apertar durante 30 segundos e abandonar o nervo não estimula o fluxo de energia corretamente, então será ineficaz.
Portanto, conte os segundos com calma (30 segundos de pressão) e solte por 5 segundos, repetindo essa sequência durante 3 a 5 minutos. Lembre-se de fazer o mesmo movimento do lado oposto.
Um conselho: evite usar relógios e despertadores nesse momento, pois podem atrapalhar a chegada do sono. Conte mentalmente e sem pressa!
3. Utilize um martelo de reflexo
Às vezes é difícil alcançar os pés, não é mesmo? Principalmente para mulheres grávidas, pessoas com a idade avançada ou com a coluna travada. Nesses casos, é interessante usar um martelo para reflexos para alcançar os pontos de pressão.
Esse instrumento de ortopedia é ideal para dar pequenos toques, dessa forma os nervos recebem o estímulo e começam a circulação de energia.
E, como falamos em grávidas anteriormente, que tal ver como dormir melhor na gravidez com dicas práticas?
4. Mude o estímulo
Existem duas formas de estimular os nervos: pressionando um ponto fixo ou em movimentos circulares, sendo que as duas estratégias são eficazes e podem ser feitas tranquilamente em todos os pontos.
O melhor é variar os dois estímulos para que os nervos não se acostumem com uma maneira apenas.
No final das contas, agora você já sabe o que fazer quando perder o sono. Coloque essas dicas em prática na próxima noite, ou melhor, nem espere a insônia aparecer – faça com antecedência!
Continue com a gente, leia também: