Curiosidades do Sono

Clube das 5: saiba por que acordar cedo e quais as vantagens

Se você é uma pessoa que valoriza a alta qualidade de vida e o bem-estar, principalmente quando o assunto é ter um bom sono, certamente já deve ter ouvido falar do clube das 5. E se não ouviu, está na hora de conhecê-lo!

Basicamente, acordar às 5 da manhã traz muitos benefícios para o corpo e para sua rotina. Claro, tudo é afirmado com base em estudos científicos e por discussões de profissionais que entendem do assunto. É por isso que, hoje, iremos apresentar o conceito e todas as vantagens que ele traz. Acompanhe a leitura!

Clube das 5 da manhã: o que é e como surgiu

Criado por Robin Sharma, um coach guru de liderança reconhecido mundialmente, o conceito desse clube, no original 5 AM Club, surgiu com a proposta de objetivar suas metas pessoais e profissionais, desenvolvendo-as com uma rotina que é capaz de mudar a forma como você encara os afazeres rotineiros.

O livro virou rapidamente um best-seller mundial, apreciado por pessoas de diversas áreas, pois traz estratégias e práticas que, incrementadas com o ato de acordar cedo, são extremamente benéficas para crescer pessoal e profissionalmente.

De forma resumida, é uma prática que diz que acordar às 5 da manhã rotineiramente pode auxiliar em hábitos de proatividade, produtividade e outros aspectos que proporcionam muito mais bem-estar à vida e o modo de lidar com tudo o que acontece à sua volta.

Mas não se engane pensando que é apenas acordar cedo e pronto. Ter disposição e levantar a essa hora é apenas o primeiro passo para algo melhor.

Comece o dia com a fórmula 20/20/20

Como dito anteriormente, apenas acordar cedo não basta para ser um “membro” do clube das 5. O mais importante é fazer o dia render a partir do momento que você levanta da cama. É por isso que Sharma criou uma fórmula quase que infalível para reprogramar o corpo e o cérebro.

Em linhas gerais, o sistema 20/20/20 é o espaço de 1 hora dividida em três tarefas (20 minutos cada) para se fazer assim que acordar. Adquirir esse hábito garante resultados, na maioria das vezes, muito satisfatórios, é por isso que esse espaço de tempo foi denominado de “hora da vitória”.

Assim, ela se divide em: exercícios físicos, planejamento e meditação e crescimento. Cada fase tem características únicas que são os fatores chave para a reprogramação da performance de sua produtividade, aumentando-a exponencialmente.

Exercícios físicos

A primeira etapa, separada para a prática de treinos físicos, consiste em minutos preciosos do dia para movimentar o corpo, fazendo com que os níveis de dopamina sejam elevados. Dessa forma, o corpo fica mais enérgico para suprir as demandas da rotina.

Planejamento e meditação

Neste momento, é importante deixar a mente limpa para organizar as metas diárias. Ademais, é um bom momento para refletir e contemplar os aspectos bons e relevantes sobre a vida.

Crescimento

Na fase do crescimento, os 20 minutos restantes devem ser usados para o aprendizado. Assim, ler um livro ou assistir vídeos de conteúdos voltados para o desenvolvimento são boas maneiras de “gastar” esse tempinho. Dessa forma, o cérebro já está preparado para receber novas informações, devido às duas primeiras etapas, e a mente absorve muito mais conteúdo.

A questão é que nem sempre será fácil fazer todo esse planejamento e se manter, considerando que as pessoas têm estilos de vida diferentes. Algumas são mais propensas à produtividade matinal, outras noturna, mas não é um empecilho. Em sua maioria, ser adepto a essas práticas é mudar um pouco os hábitos e pegar o costume.

Como fazer parte do clube das 5: mudando seu modo de vida

Mudanças, na maioria dos casos, não são coisas simples, visto que exigem dedicação, disponibilidade e, acima de tudo, vontade. Mas há alguns passos básicos que podem servir como auxiliadores para alcançar esse objetivo, tais como:

  • Procure motivações;
  • Mude pouco a pouco;
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Conheça o seu modo de funcionamento.

Para estar sempre incentivado a cumprir com as obrigações e metas rotineiras, é imprescindível buscar artifícios que ajudem nessa motivação. Ler biografias de pessoas bem-sucedidas que realizaram algum hábito parecido na vida, conversar com outras que também praticam os passos do clube, entre outras coisas, são boas estratégias para ficar sempre disposto.

E como não é algo de se conseguir do dia para a noite, realizar um passo de cada vez é uma das maneiras mais eficazes de se adquirir o hábito, visto que não será uma reviravolta gritante para o seu corpo e mente.

Além disso, muito mais do que relevante, é necessário ter noites de sono completas. No geral, o corpo humano adulto precisa de, no mínimo, 7 horas de sono para funcionar em sua plena capacidade. Por isso é importante manter uma regra de deitar sempre em um horário que atenderá a essa quantidade mínima. Investir em um bom colchão talvez seja uma prática aliada a essa etapa.

Ainda, outra questão a se considerar é como você funciona. Seu corpo é mais ativo ao dia ou à noite? Ele aceita mudanças mais complexas? Você se adapta facilmente? Tudo isso deve ser pensado para que se chegue a conclusão de qual a melhor maneira para fazer parte desse clube.

Se tudo for realizado seguindo esses poucos passos e se o seu corpo entrar em concordância, então as chances de sucesso estão ao seu lado.

Você sabia que nós temos diversas outras dicas de como acordar cedo? Leia mais no nosso blog!

Benefícios de acordar às 5 horas todos os dias

Para realizar tudo corretamente, é preciso saber quais são os benefícios, assim o incentivo é ainda maior. Via de regra, há muitas vantagens que acordar a essa hora do dia traz, todas muito necessárias para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional, sendo elas:

  • Alta produtividade e proatividade;
  • Maior disposição mental e física;
  • Alta persistência e consistência;
  • Boa saúde;
  • Maior capacidade concentrativa;
  • Mais foco.

O fato é que, para aproveitar todas essas circunstâncias, não poderia deixar de existir uma regra. No geral, não é indicado mexer com tecnologias durante a “hora da vitória”, tanto celulares quanto computadores, visto que esses eletrônicos podem trazer distrações que dificultarão todo o trabalho a ser realizado.

Lembre-se que o tempo será dedicado para trazer coisas proveitosas e não como um momento de distração por questões superficiais.

É interessante saber que um ato “simples” pode mudar tanto a sua vida e a capacidade de enxergar e viver as experiências, certo? Se você é uma pessoa que gosta de se dedicar e tem metas a cumprir para alcançar tudo o que almeja, a prática do clube das 5 deve ser considerada!

O que achou deste conteúdo? Se você gosta de estar sempre por dentro de assuntos relacionados ao sono e à qualidade de vida, não deixe de nos acompanhar. Temos diversos posts ricos cheios de informações sobre os mais diversos assuntos relacionados ao ato de dormir.

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