8 minutos de leitura17 alimentos que dão sono para comer e dormir melhor
Conhecer os alimentos que estimulam o sono é ideal para planejar o cardápio da janta. Nessa hora, o corpo já começa a se preparar para descansar e nada melhor do que estimulá-lo a fazer isso, não é mesmo? Ao conhecer essas comidas, você terá ótimas armas para combater a insônia!
Em geral, é preciso buscar alimentos que contenham componentes calmantes como triptofano, melatonina, cálcio, magnésio e potássio, conforme aponta um texto publicado pela Universidade Federal Fluminense. Além disso, deve-se evitar comidas gordurosas, picantes, ácidas, cítricas e ricas em açúcar.
Fique neste post e confira a lista com os 17 alimentos para dormir e estimular o sono!
1. Mel
Uma sobremesa depois de comer é tudo de bom e ninguém é de ferro. O problema é que os açúcares presentes em doces e sorvetes dão energia para o corpo e podem dificultar na hora de dormir.
Logo, uma boa opção para quem quer alguma coisa para adoçar a noite é o mel.
O produto das abelhas é uma fonte natural de açúcar para o sangue e impede a ação da orexina – um hormônio que nos mantém alertas.
Além disso, o mel é uma excelente fonte de carboidratos que auxiliam na hora de transformar as substâncias em hormônios que ajudam a dormir. Por esse motivo, uma sobremesa com mel é um dos principais alimentos que ajudam no sono!
2. Bananas
A banana é uma excelente fonte das substâncias que estimulam o sono. Principalmente o triptofano, potássio e magnésio! Por isso, ela nos ajuda a dormir melhor, aumenta o relaxamento muscular e garante uma noite muito mais confortável e tranquila.
Que tal combinar essa fruta com o mel para ter uma boa sobremesa antes de dormir?
Além de ingerir os alimentos corretos antes de dormir, é preciso levar em conta outras coisas. Por exemplo, os fatores essenciais para escolher um colchão.
3. Feijão
O feijão é rico em vitaminas do complexo B, que são as melhores para tratar insônia. Além disso, elas ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. Então, não tenha medo de comer a leguminosa à noite, porque ela vai te ajudar a dormir bem melhor!
4. Chá de camomila
Esse é um clássico dos alimentos para dormir profundamente, não é mesmo? O chá de camomila é um potente relaxante muscular e calmante para quem quer se acalmar e ter uma melhor noite de sono. Ele pode ser consumido diariamente antes de se deitar.
Além disso, os chás para dormir ajudam a criar uma boa rotina noturna. Assim, o cérebro e corpo já vão entendendo que é hora de ir relaxando. Esses são hábitos perfeitos para regular o sono!
5. Leite
Quem aí se lembra dos avós falando para tomar um copo de leite antes de dormir? Esse conhecimento popular tem um fundamento científico por trás!
O leite é rico em cálcio, vitamina B e triptofano, os quais ajudam a dar sono e dormir bem melhor.
Em copo de leite morno antes de se deitar ajuda a melhorar a sensação de aconchego. Isso vai aumentar a sensação de relaxamento para quem quer aproveitar para descansar a noite toda e ter o sono dos justos.
6. Nozes
As oleaginosas são alimentos que dão sono! Elas aumentam o nível de serotonina no cérebro e são ricas em magnésio e o nosso queridinho: triptofano.
Elas são praticamente um sedativo natural, perfeitas para quem quer melhorar as horas dormidas.
Quer saber mais sobre o aminoácido que ajuda a dormir bem? Então, leia nosso post completo sobre o triptofano!
7. Aves
As aves e carnes brancas são perfeitas para quem quer cair nos braços de Morfeu! Então, caso queira uma proteína animal na sua dieta noturna, recorra ao frango ou ao peru. Eles vão te ajudar a dormir bem melhor!
Porém, não se engane: não são todas as proteínas animais que ajudam a dormir! A carne vermelha é um dos alimentos que tiram o sono!
8. Grão-de-bico
O grão-de-bico é tudo de bom. Ele dá a sensação de saciedade – que ajuda a comer menos – e são ricos em vitaminas do complexo B, as quais são importantes para a produção de serotonina.
O melhor de tudo é que existem diversas formas de consumi-lo. Você pode fazer bolinhos, comer refogado depois de cozinhar, fazer snacks ou fazer hommus, por exemplo!
9. Aveia
A aveia é uma fonte natural de melatonina, que é o hormônio responsável por estimular o sono. Então, que tal consumi-la antes de dormir para ter uma boa noite de sono?
Uma boa opção de cardápio aqui é juntá-la com o mel e a banana para ter uma sobremesa saudável, saborosa e que vai ajudar a dormir.
Antes que você comece a se preocupar, saiba que não há problema em comer aveia pela manhã. A produção da melatonina acontece apenas quando estamos em um ambiente escuro ou propício para o sono.
10. Cereja
A cereja é uma das frutas que mais ajuda na hora de dormir! Essa fruta é rica no hormônio do sono, a melatonina. Por esse motivo, o ideal é comê-la regularmente para estimular e regular os ciclos de sono da maneira correta.
11. Alface
Alface e outras hortaliças verdes são muito importantes para o funcionamento do corpo humano. Então, nada de pular a salada, ok?!
Além de ser um prato saudável, regular o intestino, favorecer a recuperação muscular e muitos outros benefícios, as folhas verdes têm altos níveis de cálcio!
O mineral é muito importante para quem quer estimular a produção dos hormônios e substâncias do sono. Então, coma bastante alface, hortaliças e folhas verdes!
12. Grãos integrais
Assim como a aveia, os grãos integrais incentivam a produção de insulina. O que ajuda o corpo a absorver o triptofano. Nossa sugestão de consumo aqui é fazer um sanduíche de pão integral com uma proteína branca e folhas verdes.
Eles vão atuar como relaxantes no cérebro e te ajudar a ter as melhores noites de sono!
13. Maracujá
Por esse você já estava esperando, não é mesmo? O maracujá é um calmante natural e isso é conhecimento popular que tem embasamento científico! Então, para relaxar durante a noite, consuma essa fruta na forma de suco!
Além disso, é possível recorrer ao chá da flor de maracujá, a passiflora, caso queira uma bebida quentinha. Lembre-se que isso vai aumentar a sensação de conforto e aconchego!
14. Pipoca
Você leu certo, a pipoca é um ótimo estimulante do sono! Ela é rica em triptofano e em fibras.
O primeiro elemento induz o relaxamento e atua como um sedativo natural ao cérebro, enquanto as fibras tornam a liberação dos açúcares mais lenta, que evita o aumento da glicose no sangue!
15. Ovo
O ovo é uma ótima fonte de triptofano e cálcio, os quais são aliados das noites bem dormidas. O ideal aqui é consumi-lo de uma forma que tenha menos gordura. Então, se sua ideia é induzir o sono, evite comer o ovo frito.
Contudo, temos uma boa dica de lanchinho que vai te fazer se sentir um verdadeiro chef de cozinha: ovos beneditinos ou eggs benedict, para ser chique.
Apesar do nome pomposo, a receita é fácil: basta fazer o ovo pochê – que é uma técnica de cozinhá-lo sem casca – e colocá-lo sobre uma fatia de pão com peito de peru. No caso da nossa versão, escolha pão integral!
Está gostando deste post? Então aproveite para ler mais sobre os florais de Bach!
16. Uva
Assim como a cereja, a uva é uma fruta rica em melatonina! Dependendo da espécie da fruta, o hormônio também pode ser encontrado no vinho.
Porém, não se engane e nem use isso como desculpa para tomar uma taça antes de se deitar! O álcool pode atrapalhar o sono.
Portanto, prefira consumir a uva in natura. Além disso, lembre que em geleias e outros doces, pode haver a alta concentração de açúcares e dificultar na hora de dormir.
17. Iogurte
O iogurte é um derivado do leite, certo? Então, ele também é rico em cálcio e vitaminas do complexo B. Se você combiná-lo com aveia e outros grãos integrais, vai ajudar muito na hora de adormecer!
Contudo, é importante ter atenção à concentração de açúcar na sua bebida láctea. Por esse motivo, leia os ingredientes e as informações nutricionais.
Em todo caso, recorra ao iogurte natural, que é mais saudável e tem menos aditivos. Ele vai te ajudar a atingir o estágio de sono profundo!
Comer bem antes de dormir é fundamental para uma boa noite de sono. Contudo, é importante ter atenção aos ingredientes que vão em cada alimento.
Como você viu neste post, para uma boa noite de sono, escolha alimentos que tenham cálcio, magnésio, potássio e triptofano. Além disso, fuja dos gordurosos, açucarados e ácidos.
Além de consumir alimentos que estimulam o sono, é importante ter um espaço aconchegante para descansar. Afinal, ter onde relaxar é fundamental para quem quer dormir tranquilo.
Por esse motivo, veja todos os benefícios que um travesseiro antialérgico pode trazer para as suas noites!