8 minutos de leitura11 remédios naturais para dormir profundamente
O melhor remédio natural para dormir é o chá. Ele deve ser feito a partir de plantas que induzem o sono, reduzem a ansiedade e relaxam o corpo. Além disso, alguns sucos naturais são ricos em melatonina e triptofanos, o que os torna perfeitos para dormir rápido e pela noite toda.
O ponto positivo das infusões e sucos para dormir é que eles não têm contraindicações — a não ser em alguns casos, que falaremos melhor daqui a pouco — e podem ser tomados diariamente. Além disso, recorrer a métodos naturais evita que aconteça a automedicação, a qual pode causar problemas sérios à sua saúde!
Por esse motivo, nós preparamos uma lista com os 11 melhores remédios naturais para dormir. Eles vão te ajudar a combater a insônia, estimular a produção de melatonina e ter uma noite de sono tranquila. Por esse motivo, já arrume sua cama e veja quais são eles. Confira!
1. Camomila
A camomila é o principal remédio natural para ansiedade e dormir. Por esse motivo, ele é o primeiro da nossa lista! Você pode consumi-la na forma de chá, óleo essencial ou até como um medicamento fitoterápico.
Caso opte pela infusão, prefira sempre a erva desidratada no lugar do chá de saquinho. Isso fará com que você tenha acesso à planta mais pura e, consequentemente, o efeito é mais forte e evidente. Veja uma receita simples desse chá:
- 1 colher de chá de folhas de camomila;
- 200 ml de água fervente.
Coloque a erva em um infusor, ferva a água e desligue o fogo. Faça a infusão entre 5 ou 10 minutos. Tome quente ou gelado. Uma dica que vale para todo chá: para fazê-lo mais forte deixe mais tempo em infusão, usar mais folhas não vai mudar em nada.
2. Valeriana
A raiz de valeriana é outra opção para quem quer cair nos braços de Morfeu bem rápido. Ela libera várias substâncias que aumentam a quantidade de neurotransmissores que ajudam a relaxar.
Por esse motivo, essa raiz pode ser usada para aumentar o tempo de sono e reduzir o número de vezes que se acorda durante a noite.
Para fazer um chá dessa raiz basta seguir as dicas:
- 1 colher de sopa de raiz de valeriana
- 250 ml de água fervente
Faça a infusão durante 10 ou 15 minutos e beba entre 30 minutos e 2 horas antes de deitar. Combine o chá com frequências para dormir e tenha uma noite mais tranquila!
Porém, é preciso atenção: grávidas e pessoas com problemas no fígado devem consultar o médico antes de ingerir qualquer coisa à base de valeriana!
3. Lavanda
Mais um calmante natural na nossa lista: a lavanda! Ela traz mais qualidade para o sono e pode ser usada de várias formas diferentes.
A principal delas é o óleo essencial dessa planta, que pode ser pingado no travesseiro, passado nos pés/tórax ou colocado em um difusor de aromas. Outras pessoas preferem usar essa planta no tratamento com florais de Bach.
Apesar de muitas pessoas recomendarem, não se deve ingerir o óleo essencial de lavanda! Colocá-lo sob a língua pode causar problemas de saúde e não trará resultados tão diferentes quanto usá-lo como aromaterapia.
4. Passiflora
A passiflora é um grande calmante natural para ansiedade. Para quem não conhece, ela é a flor do maracujá. Ela é rica em flavonoides de alcaloides, que têm uma ação sedativa e contribuem para a redução da atividade motora.
Ou seja, ela contribui para prolongar os ciclos de sono e evitar que a pessoa acorde durante a noite.
Consumir essa planta na forma de chá ou de suplemento fitoterápico é um remédio natural para dormir rápido. Contudo, tem contraindicações para pessoas alérgicas, grávidas e menores de 12 anos.
Veja a receita do chá de passiflora:
- 2 colheres de sopa de folhas secas;
- 250 ml de água fervente
Coloque as folhas secas em um infusor e deixe na água fervente por 10 minutos. Beba quente ou gelado.
5. Maracujá
Assim como a flor, o maracujá na forma de fruta é um calmante natural. Quem nunca ouviu que precisava tomar um suco dessa fruta para se acalmar, não é mesmo? Então, caso o clima esteja mais quente ou você não seja uma pessoa chegada aos chás, essa pode ser uma boa opção.
Essa fruta é rica em flavonoides, vitaminas A e C, que podem reduzir as atividades cerebrais relacionadas à ansiedade, hiperatividade e problemas do sono. Por esse motivo, ela pode ser consumida por praticamente todas as pessoas, exceto aquelas que têm alguma alergia ou pressão baixa.
Além disso, caso opte por beber suco de maracujá para dormir, tenha cuidado com o açúcar. Afinal, ele é um dos principais alimentos que tiram o sono. Então, para adoçar a sua bebida, recorra ao mel.
6. Erva-cidreira
A erva-cidreira tem propriedades calmantes e que melhoram muito a qualidade do sono. Para isso, basta fazer um chá com as suas folhas e tomá-lo pelo menos meia hora antes de se deitar. Ele pode ser uma boa forma de iniciar a sua rotina do sono!
Para preparar a infusão, siga a receita a baixo:
- 1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira
- 1 xícara de água fervente
Deixe as folhas de erva-cidreira em infusão na água fervente por até 10 minutos e beba quente ou gelado.
7. Cereja
A cereja é uma fruta que tem alta concentração de melatonina. Então, consumi-la in natura ou como suco é uma excelente opção para quem quer estimular a produção do hormônio do sono. Além de ser um ótimo remédio caseiro para quem quer dormir rápido, essa fruta vermelha é um dos principais alimentos que induzem o sono.
Assim como o maracujá, opte sempre pelo suco natural ou em polpa. Além disso, evite adoçá-lo com açúcar porque esse aditivo pode prejudicar a sua higiene do sono. Recorra ao mel, que vai deixar a combinação incrível!
8. Rooibos
Rooibos é uma planta de origem sul-africana e tem ganhado espaço entre as pessoas que buscam remédios caseiros para dormir rápido. Ela é encontrada na forma de folhas secas para fazer chá e, em maior abundância, em blends de ervas que dão sono.
Seu nome significa, literalmente, arbusto vermelho e a bebida derivada da planta fica com essa coloração.
Para fazer o chá, basta usar:
- 10 gramas de rooibos;
- 1 litro de água.
Ferva a água e desligue o fogo. Coloque a erva em infusão e deixe descansar por, pelo menos, 10 minutos.
O chá de rooibos é ideal para reduzir a ansiedade e é naturalmente sem cafeína. Por esse motivo, o consumo regular dessa bebida pode ajudar a induzir a fase REM do sono.
9. Leite morno
O conhecimento popular dos nossos avós sobre tomar um copo de leite antes de dormir é válido! Isso acontece porque o leite é rico em cálcio e triptofano, que têm um papel importante na saúde do sono! Além disso, a temperatura mais elevada ajuda a criar uma sensação de aconchego, que é tudo que precisamos ao fim de um dia longo, não é mesmo?
Por conta disso, o leite morno pode ser uma boa opção para quem quer fazer um lanchinho antes de voltar a dormir.
10. Melissa
O chá de melissa tem um alto efeito calmante. Isso acontece porque a planta é rica em flavonoides e óleos que ajudam a relaxar o corpo, diminuem o estresse e a ansiedade. Consumi-la na forma de infusão tem um efeito sedativo que pode ajudar a induzir o sono!
Porém, essa planta tem contraindicações. Ela não deve ser consumida por pessoas com tireoide, pressão alta ou glaucoma. Se esse não for o seu caso, confira como fazer o chá de melissa:
- 1 colher de chá de melissa desidratada;
- 250 ml de água fervente.
Ferva a água e retire do fogo. Com um infusor, adicione as ervas secas e deixe entre 10 e 15 minutos. Quanto mais tempo ficar em contato com a água, mais “forte” o chá vai ficar.
11. Chá de alface
É isso mesmo que você leu: chá de alface. Essa dica pode parecer estranha, mas a planta tem um forte efeito sedativo e relaxante. Além disso, ele é um poderoso remédio natural para bebê dormir, desde que ele tenha mais de seis meses. Outro ponto positivo é que não há contraindicações para grávidas!
Contudo, preste atenção, o chá de alface pode ter efeitos laxativos. Então, consuma com moderação, está bem?
Veja como preparar a infusão dessa hortaliça e cair no sono rapidinho:
- 3 folhas de alface picadas em pedaços pequenos;
- 250 ml de água fervente;
Quando a água levantar fervura, coloque as folhas de alface. Deixe cozinhar por três minutos. Passe em um coador ou peneira, espere amornar e beba, pelo menos, 30 minutos antes de dormir.
Dê muita atenção ao tempo de cozimento das folhas. Caso elas passem do ponto, seu chá pode amargar e ficar intragável.
Opções é o que não faltam de remédios caseiros para quem quer dormir rápido. Por esse motivo, escolha quais serão as suas receitas para cair nos braços de Morfeu da melhor maneira possível. Lembre-se de mandar esse post para aquela outra pessoa que também tem dificuldade de dormir.
Por falar em uma boa noite de sono, é fundamental que você esteja bem confortável. Por isso, para dormir melhor do que nunca, veja nossas dicas para escolher o colchão ideal!