6 minutos de leituraComo perder o sono rápido: 12 dicas para ficar acordado
O que é bom para se manter acordado?
Um dos temas que mais abordamos por aqui é como dormir bem, como fazer a higiene do sono, o que fazer para dormir rápido, entre outras táticas para dormir.
O desafio agora é acordar! Se você tem dificuldades para se sentir disposto, manter os olhos abertos ou mudou a rotina esses dias e sente muita canseira, esta lista é para você!
Do mesmo jeito que conhecemos as técnicas para relaxar, sabemos o contrário: como perder o sono rápido. Boa leitura!
1. Coma alimentos que tiram o sono
Sabe aqueles alimentos que tiram o sono? Nesse momento eles são bem-vindos. Em sua maioria são comidas e bebidas com estimulantes. Por exemplo:
- Café;
- Carnes;
- Banana;
- Pimenta;
- Gengibre;
- Chocolate;
- Energéticos;
- Oleaginosas;
- Guaraná em pó;
- Probióticos e prebióticos;
- Chá mate, chá verde e chá preto.
O segredo é não sobrecarregar o corpo com tantos estimulantes pois, com o tempo, eles não farão mais efeitos em doses pequenas.
A longo prazo, coma alimentos ricos em vitaminas A e C, ferro, fibra, cálcio e proteína. Nutrientes que são responsáveis pela nossa disposição e energia.
2. Fique numa posição desconfortável
Nesse momento, a melhor posição para dormir é aquela que você deve evitar!
As posições confortáveis estimulam a produção do hormônio do sono, relaxando os músculos e acalmando a nossa mente. Ou seja, preparando para dormir. Algo que, agora, nós não queremos.
Por isso, fique numa posição desconfortável por pouco tempo — para não ficar com dores na coluna ou consequências musculares, beleza?!
Citando um caso: fique na ponta dos pés por alguns segundos, estique os braços para cima e volte na posição inicial. Isso deve espantar o sono por alguns minutos.
3. Faça um alongamento
O alongamento é uma das melhores opções para acordar com disposição. Deixam-nos flexíveis, maleáveis e com o corpo pronto para as atividades do dia a dia.
Os alongamentos são tão importantes que já separamos as melhores posições para você colocar em prática: clique aqui para ler a matéria completa.
Tem opções fáceis e desafiadoras, uma delas vai mandar esse seu sono embora.
4. Converse com alguém
Conversar dá um trabalho enorme para o nosso cérebro, você sabia disso? Ouvir te coloca numa posição mais passiva, ainda assim, exige concentração, foco, atenção e memorização de ideias.
A fala envolve as funções cerebrais de linguagem, memória de palavras, raciocínio, pensamento lógico e criativo. Falar desencadeia uma série de funções que não deixam o cérebro ter tempo para sentir sono.
Então, converse com alguém. Pode ser com seu bichinho de estimação, filho, marido ou colega de trabalho. O importante é conversar.
5. Coloque uma música agitada
Segundo o neurocientista e autor do livro “A música no seu cérebro”, Daniel J. Levitin, as músicas ativam áreas instintivas no nosso cérebro (hipocampo, amígdala e córtex).
Ou seja, a atividade musical engloba grandes regiões do cérebro e os subsistemas neurais.
Sabe aquelas músicas calminhas para dormir e relaxar a mente? Então, deixe elas para depois, agora você está precisando de uma playlist com músicas agitadas, bem ritmadas. Pode ser rock, pop ou eletro, o que você preferir.
Se puder, cante junto! Dizem que quem canta os males espanta, não é mesmo?!
6. Toque seu instrumento favorito
Essa dica é para as musicistas de plantão: toquem seus instrumentos. Guitarra, bateria, teclado, piano, violino, saxofone, enfim, comece a tocar que o sono vai embora na hora.
A atividade musical exige concentração, raciocínio lógico-matemático – a contagem de tempo que o diga – memória e coordenação motora. Após uma partitura você já se sente mais produtiva.
7. Cuide da sua rotina matinal
Sentir sono durante o dia pode ser um reflexo da nossa rotina matinal: não comer no café da manhã, não tomar um banho e sair atrasado. Propomos uma rotina matinal diferente.
Faça parte do clube das 5. Uma rotina que você acorda às 5 da manhã, pratica atividade física, lê um livro e medita. Ao longo do dia você sentirá o corpo disposto. E, claro, você precisa dormir cedo também.
O que queremos dizer é: a maneira que você começa seu dia pode influenciar no restante dele. Então comece bem!
Veja também: 5 dicas para acordar cedo.
8. Lave o rosto ou tome um banho gelado
Toda pessoa já teve a experiência de sentir sono em um lugar específico. Um lugar que é quase impossível permanecer acordada.
Quando éramos criança a nossa mãe logo mandava: “Vai lavar esse rosto, menina!”. Na maioria das vezes funcionava.
Da próxima vez que o sono bater, vá ao banheiro lavar o rosto com água gelada. Se puder, tome um banho gelado. Uma das duas estratégias te despertarão.
9. Masque um chiclete
Mascar chiclete é uma das estratégias dos concurseiros, vestibulandos e estudantes. O truque é simples, basta mascar chiclete para espantar o sono. Funciona!
O cérebro entende que o corpo logo receberá uma porção de comida, portanto, deixa o sono de lado.
Compre um chiclete de menta e desfrute. Apenas tome cuidado com o exagero, beleza?! O hábito de mascar chiclete em excesso pode ser prejudicial ao estômago.
10. Saia do escritório e caminhe ao ar livre
Um escritório escurinho, com ar condicionado ligado e uma cadeira confortável torna-se o ambiente perfeito para relaxar.
Uma hora o sono fica muito pesado, nesse momento, levante-se da cadeira e caminhe um pouco. Se possível, saia ao ar livre para respirar ar puro, ficar no sol um pouco, assistir a agitação das ruas etc.
O segredo é mudar de ambiente, de um calmo para um agitado. Assim, você volta mais energizado.
11. Assista algo surpreendente na internet
A surpresa tem dois vieses: positiva ou negativa. A positiva é quando há intensa felicidade, alegria e êxtase. A negativa é quando causa espanto, medo e tensão. Os dois jeitos nos tiram da zona de conforto, aumentam a frequência cardíaca e acordam!
Pesquise no Youtube ou Google os clássicos bordões: vídeos inacreditáveis e vídeos incríveis. Espante o sono assistindo compilados de situações aleatórias ao redor do mundo.
12. SOS: tire um cochilo rápido
Se você já fez de tudo para se manter acordada, mesmo assim, os olhos insistem em fechar. Bom, é hora de apelar para a última solução: dormir, de fato!
Para algumas pessoas, um cochilo de 15 minutos revigora o estado de ânimo. Faça o teste!
Revisite seus hábitos caso os sonos sejam constantes. Pode ser poucas horas dormindo, uma alimentação pobre em nutrientes, estresse demais no dia a dia, entre tantas outras possibilidades.
Trouxemos alguns conteúdos que vão ajudar a compreender a ciência do sono, veja:
– Quanto tempo dura o sono profundo;