7 minutos de leituraSaiba o que é sonoterapia, para que serve e benefícios à saúde
A sonoterapia é um dos inúmeros métodos existentes para melhorar a qualidade do sono e o bem-estar geral das pessoas, trazendo benefícios não só para a saúde mental, mas física também, sem a necessidade de remédios.
Como o nome mesmo já diz, é uma terapia que utiliza o sono para remover as toxicidades existentes no corpo que fazem com que o dormir seja desconfortável, sem proporcionar o descanso necessário. Além disso, ela também pode ajudar a melhorar nosso ciclo circadiano, curar a insônia, auxiliar nos diversos tratamentos para a depressão e em quadros de ansiedade.
O melhor de tudo é que ela não é feita de apenas uma maneira — é uma terapia que considera as individualidades e o problema de cada pessoa. Assim, ela pode ser feita de várias formas diferentes. Envie este post para seu amigo(a) com problemas para dormir e veja o que é, para que serve, os tipos, benefícios e muito mais sobre a sonoterapia!
O que é sonoterapia?
Sonoterapia é uma estratégia de tratamentos que visa curar doenças e condições relacionadas ao sono. Ela pode ser feita com medicamentos, higiene do sono, terapias alternativas e exercícios. Além disso, existem aparelhos que tratam a apneia, como o CPAP. Ela também é chamada de terapia do sono.
Para que serve a sonoterapia?
A sonoterapia procura recuperar a qualidade do sono e regular o ciclo circadiano. Ela pode ser usada no tratamento de insônia, depressão, ansiedade e, segundo estudos recentes, pode ajudar na recuperação pós-Covid-19.
A terapia do sono também serve para aliviar algumas outras condições relacionadas à hora de dormir. Por exemplo, ela pode ser uma grande aliada no tratamento do bruxismo.
Além disso, a sonoterapia pode acontecer de várias formas diferentes. Continue a leitura e veja os principais tipos!
Qual a melhor terapia para o sono? Conheça os tipos de sonoterapia!
A melhor terapia do sono varia para cada caso e apenas um profissional da saúde especializado pode indicá-la. Dessa maneira, conheça os principais tipos de sonoterapia para se informar e conversar com o seu médico ou psicólogo. Confira!
Higiene do sono
A higiene do sono consiste em uma mudança de hábitos para que a pessoa possa ter uma melhor noite de sono. Para isso, busca-se diminuir o tempo de telas antes de dormir, comer alimentos saudáveis e outras práticas para que o cérebro “desligue”.
Nós temos um post que dá dicas para iniciar sua higiene do sono. Aproveite para ler!
Sonoterapia medicamentosa
O método feito através da indução do sono profundo é muito cotado para pessoas que precisam desintoxicar todo o corpo para se livrar daquele cansaço exacerbado ou do pouco sono, que prejudica o dormir.
Para isso, são utilizados alguns medicamentos durante 14 dias para que a pessoa durma entre 18 e 20 horas por dia. Porém, em casos mais graves, isso pode ser estendido. Essa é uma alternativa que é objeto de estudos científicos há vários anos. Contudo, há várias controvérsias em seu uso.
Por esse motivo, ela deve ser recomendada e acompanhada apenas por um profissional de saúde especializado em sono. Inclusive, alguns médicos podem indicar remédios naturais para dormir!
Terapia comportamental
Para o modelo cognitivo-comportamental, as pessoas ideais são aquelas que possuem algum tipo de distúrbio, como a clinomania, apneia e outros.
Assim, o profissional da saúde verifica as particularidades da pessoa, conferindo quais são as práticas erradas e pensamentos nocivos que causam a falta de sono, trabalhando com o paciente em uma mudança de hábitos. Depois, ele pode encaminhar o paciente tanto para o modo individual de tratamento quanto para o coletivo.
Técnicas de respiração, alongamento e meditação
Existem vários exercícios para induzir o sono. Inclusive, eles podem ser usados como forma e iniciar o tratamento da sonoterapia. Em certos casos, essas técnicas podem ser uma forma de não recorrer a opções farmacológicas.
Por exemplo, pode-se usar técnicas de respiração, alongamento, meditação e até frequências para induzir o sono. Outro ponto positivo é que elas praticamente não têm contraindicação e podem ser iniciadas sem a recomendação de um médico.
Terapias alternativas
As terapias alternativas são aquelas que não estão dentro do escopo da medicina tradicional. Algumas delas têm comprovações científicas, como os medicamentos fitoterápicos ou o uso de chás para dormir.
Por outro lado, há terapias alternativas que, apesar de não possuírem respaldo científico, têm adeptos no mundo todo. Por exemplo, a homeopatia e os florais de Bach, que podem ajudar a ter um sono melhor.
Eletrosonoterapia
A eletrosonoterapia também é chamada de estimulação eletroterapêutica transcaniana e usa ondas elétricas para estimular o cérebro externamente. Ela procura induzir um estado de sono profundo. Para os adeptos dessa forma de sonoterapia, ela é uma sofisticação da hipnose tradicional.
E, então, você conhecia todos esses tipos de terapia do sono? Nos conte nos comentários e envie este post para outra pessoa que vai se interessar por esse assunto!
Ferramentas usadas nos tratamentos da terapia do sono
Como já dito, cada paciente tem suas particularidades e seus problemas de sono. Por isso, as ferramentas utilizadas em cada caso também podem mudar.
Por exemplo, pessoas que fazem parte do modelo medicamentoso consomem sedativos indicados e podem fazer cromoterapia.
Outros procedimentos podem ser realizados, como CPAP, BiPAP, eletroencefalograma — que vai medir a atividade cerebral durante o sono — e muitos outros.
Já aqueles que usufruem da cognitiva-comportamental são expostos a estímulos ambientais, higiene do sono, restrição do sono e muitas outras coisas. Cabe ao profissional que acompanha o caso indicar os melhores tratamentos.
Veja também: Como regular o sono: 6 dicas para o seu relógio biológico
Benefícios da sonoterapia para o corpo
Como um método utilizado para melhorar toda a qualidade de vida, principalmente através de um bom sono, há muitos benefícios relacionados à terapia do sono:
- descanso físico e mental;
- sono de qualidade;
- redução do estresse e ansiedade;
- reposição de energia;
- mais disposição e saúde;
- prevenção e controle de outros distúrbios.
Considerando cada especificidade, o médico receitará os melhores remédios ou o método mais eficaz. Se tudo for realizado corretamente e se o paciente responder aos tratamentos, há uma melhora em todo o corpo tão significativa que fica até difícil acreditar, mas são apenas as maravilhas da medicina!
Em resumo, pode-se dizer que esses tratamentos são muito vantajosos, porque não só farão com que você durma melhor, como incentivará hábitos que sejam saudáveis tanto para sua mente quanto para seu corpo.
Está gostando deste post? Aproveite para aprender a como escolher o travesseiro correto!
Onde se faz sonoterapia? Veja como chama o médico que cuida do sono!
A sonoterapia — principalmente a medicamentosa — deve ser feita em uma clínica especializada. Ela pode ser realizada em uma câmara específica para a indução do sono ou em um quarto comum. Por outro lado, a abordagem terapêutica é acompanhada por um profissional da psicologia.
Já as técnicas de meditação e respiração podem ser iniciadas por conta própria. Isso também vale para a mudança de hábitos relacionada à higiene do sono. Por exemplo, esse hábito pode se iniciar a partir da escolha da melhor posição para dormir.
A sonoterapia pode ajudar a recuperar quadros de insônia, aliviar sintomas de depressão e ansiedade e até diminuir o bruxismo. Em alguns casos, ela pode reduzir situações de apneia.
Para isso, nossa recomendação é iniciar com uma mudança de hábitos antes de dormir e, claro, consultar um neurologista especializado no sono.
Um dos fatores que influencia diretamente no sono e, consequentemente, na qualidade de vida, é a cama e o colchão. Por esse motivo, às vezes a simples mudança de hábitos pode depender desses dois objetos. Então, veja nossas dicas de como escolher o colchão ideal e tenha bons sonhos!