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Dormir no frio: por que sentimos mais sono?

No frio, os seres humanos adoram dormir e passar mais tempo embaixo dos cobertores, tal qual os ursos que, quando chega o inverno, dormem o tempo todo com o processo de hibernação. Nosso tempo de sono não é tão prolongado assim, mas bem que podia, não acha?

 

Com a queda nas temperaturas, pode ser que você tenha percebido que anda com uma leve dificuldade para sair da cama e começar seu dia. Estamos aqui para tranquilizá-lo e dizer que isso não está acontecendo apenas com você, na verdade, tratam-se de uma série de fatores que funcionam como imãs e te impedem de sair da cama.

Isso porque, à medida que o clima vai esfriando, diga-se de passagem que o sono se torna ainda mais atraente ao corpo para relaxar e descansar. Assim, especialmente às pessoas que acordam mais cedo, essas épocas podem se tornar mais complicadas para levar o dia.

 

Mas será que é por que a cama está mais confortável com os cobertores mais pesados? Ou será que se trata de um processo biológico? Continue neste post e entenda a razão pela qual frio e sono se conectam tão bem.

Causas do aumento de sono no frio

Não se trata apenas do clima, como mencionamos, são vários os fatores que nos levam a querer permanecer mais tempo na cama descansando o corpo de toda a exaustão acumulada referente ao dia anterior. 

 

Separamos alguns abaixo para que você entenda melhor o que está acontecendo e não se culpe por querer desativar o despertador toda manhã. Afinal, trata-se de uma época em que vários fatores influenciam em suas atividades e em seu corpo, confira:

O que ocorre com o corpo?

Durante a noite, o corpo é responsável por realizar a produção do hormônio de sono, a chamada melatonina. Inicialmente, o cérebro percebe que é hora de dormir quando nos deitamos e desativamos as luzes. A escuridão emite um alerta ao corpo e o sono não demora a chegar.

 

Assim, o corpo passa a produzir o hormônio durante toda a noite, deixando-nos cada vez mais relaxados até que se atinja o estado de sono profundo. Nesse estágio do sono, o corpo passa a ficar cada vez mais descansado permitindo-nos uma sensação de revitalização no dia seguinte.

Mas nem tudo são flores, no inverno, quando acordamos, parece que não fomos capazes de descansar por tempo suficiente e logo o corpo não quer sair da cama. Isso também devido a outros fatores que você vai entender melhor logo abaixo.

O clima mais gélido

Com a chegada do frio, é comum que algumas nuvens se formem no céu, cobrindo em grande parte a luz do sol. Isso faz com que os dias fiquem mais escuros, o que também influencia na produção da melatonina mesmo durante o dia. E, por isso, os bocejos te perseguem o dia todo, até que você retorne à cama ao fim do dia.

 

Além disso, ao passo em que passamos o dia todo sentindo mais frio, os músculos tendem a permanecer mais retraídos, o que gera um cansaço ainda maior por tanto esforço. Assim, a correria do dia a dia misturada a mais esse fator, nos gera um sono em excesso.

Ainda ocorre que, durante o inverno, a duração dos dias é reduzida ao passo em que a duração da noite é elevada. Mas atenção, não significa que a noite tomou a duração do dia e sim que o dia perdeu apenas alguns minutos ou horas para a noite. Assim, o corpo sente que há mais possibilidade de descanso e passa a produzir ainda mais o hormônio do sono. 

Cobertores e calor

Outro fator muito importante para o sono durante o frio é que, com ele, passamos a acrescentar vários cobertores na cama para termos as melhores noites de sono, certo?

Isso favorece muito o aconchego durante o sono e faz com que o corpo queira permanecer mais tempo dessa forma.

 

Assim, torna-se ainda mais difícil sair da cama nesses períodos, uma vez que ela se torna o ambiente favorito de qualquer um, até mesmo durante o dia. Em finais de semana, por exemplo, muitas pessoas adoram passar o dia debaixo das cobertas. Fazendo a refeição de café da manhã na cama e permanecendo deitadas assistindo à televisão e descansando da correria da semana.

 

Ficou mais claro o porquê você está se sentindo assim? Então se alguém disser que você anda muito cansado e sonolento ultimamente, mostre este post a essa pessoa e vocês dois ficarão antenados do que está havendo.

 

O que achou desse post? Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre dormir durante apenas 6 horas por dia e ficar por dentro também sobre hipertrofia e hipotrofia. Muito obrigado por sua leitura e nos vemos no próximo post. Até mais!

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